Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Dos gelados

por jonasnuts, em 29.03.09

Eu acho que o sabor dos gelados da nossa infância é como os cozinhados das nossas avós. Andamos sempre à procura deles, e nunca os encontramos. Gosto muito de gelados. Mas há mais ou menos 15 anos que não como um gelado que me encha as medidas.

 

 

Durante anos a fio, no passeio do costume, com o avô César, parávamos sempre no mesmo sítio, e ele me dava uma nota de 20 escudos e ficava à porta, enquanto eu entrava sozinha, numa geladaria onde eu era quase sempre a única cliente. Era uma geladaria em tons dos anos 50, um verde água meio deslavado, iluminada q.b., uns balcões em vidro, enormes, e os gelados guardados debaixo dumas tampas metálicas com umas pegas pretas. O senhor que vendia os gelados vestia um avental branco, e já me conhecia, claro. Mas atendia-me sempre com o mesmo ar profissional, o que vai desejar hoje? Como se o pedido não fosse sempre o mesmo. Boa tarde, queria um cone de dois sabores, caramelo e café. Pagava com a nota, recebia o troco (sim, havia troco) que devolvia ao meu avô, enquanto piscava os olhos que tinham saído da penumbra da geladaria.

 

Depois completávamos a volta, enquanto eu comia o cone, o melhor caramelo e o melhor café que alguma vez comi na vida. Tenho andado à procura deles. Sem sucesso.

 

Muito depois de me tornar adulta, ainda passava por lá, para comer um cone, caramelo e café, já pago do meu bolso. Não tinha a mesma piada, faltava-me o meu avô, mas tinha o mesmo sabor. Os meus amigos queriam ir ao Surf, mais moderna, mais na moda, mas eu sempre preferi aquela (apesar de ter comido muitos gelado no Surf, ao princípio, quando os gelados de baunilha com cobertura de chocolate eram feitos no momento, e o chantilly era único, meio salgado)

 

Há 10 anos (mais coisa menos coisa) a loja fechou. É um Celeiro, comia dietética. Que coisa mais anacrónica. Nunca lá entrei, nunca lá entrarei. Pindéricos.

 

 

Continuo à procura daqueles sabores, caramelo e café. Não encontro. Faz-me falta o meu avô, também. Como, mas não me convencem. Gosto do Haggen Dazz de doce de leite, e pouco mais. Há uns tempo falaram-me do Concha Nata, em Alvalade. Não conhecia. Tive esperanças que por ser relativamente perto da outra pudesse ter herdado qualquer coisa. Nada, com as recomendações que me tinham feito, fiquei a olhar para aquele mar de molho de morango, com sabor a remédio, isto é que é o famoso Concha Nata? Já vos dizia onde é que podiam enfiar o Concha Nata.

 

A geladaria chamava-se Roma, apesar de estar na João XXI. Nunca haverá outra igual. Ou se calhar há, eu é que já não tenho 7 anos.

Autoria e outros dados (tags, etc)



25 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana a 30.03.2009 às 00:04

Já experimentaste a Pindo, na Av. das Forças Armadas? Ou a Zoca (mas esta é em Évora)... Mas os meus conselhos são suspeitos porque eu gosto da Conchanata!
Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 30.03.2009 às 00:40

A Pindo ainda existe?

tsss ìa lá comer gelados à noite com o pessoal da escola (isto em 1974 mais coisa menos coisa)
Sem imagem de perfil

De Ana a 30.03.2009 às 10:49

Sim, existe... Por acaso tem piada porque nunca a conheci quando andava na Universidade e só no ano passado lá fui, depois de intensa publicidade de quem lá passou os anos da faculdade...
Há também nos Restauradores a Veneziana.

Um abraço
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.03.2009 às 10:52

A Veneziana é aquela que durante uns tempos teve uma loja nas amoreiras? Se é a mesma, não é má. Não chega aos calcanhares da Roma, mas não é má.
Sem imagem de perfil

De Ana a 30.03.2009 às 10:54

A das Amoreiras nunca conheci, não sei se é a mesma, mas gosto... especialmente dos de caramelo e limão

Um abraço
Sem imagem de perfil

De dxaa a 30.03.2009 às 00:15

Os melhores gelados que alguma vez comi foram os da Emanha, que é uma geladaria muito conhecida na Figueira da Foz mas que também existe em Lisboa ( http://www.pai.pt/geladarias/emanha-gelataria/1302794389.html ).
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.03.2009 às 00:16

Não chegam aos calcanhares dos outros. Conheço bem :)
Sem imagem de perfil

De dxaa a 30.03.2009 às 00:53



Nesse caso, tenho pena de não ter conhecido a Geladaria Roma...
Sem imagem de perfil

De Teresa a 30.03.2009 às 02:41

e conheceste a Emanha da Figueira? A de há vinte anos? O caramelo era absolutamente delicioso e misturado com "emanha" ficava divinal.

(mas a minha gelataria era na rua da praça, na Covilhã. Também ia lá com o meu avô. Era uma coisa escura e servia uns gelados (sorvetes, como o meu avô dizia) que podiam não ser os melhores do mundo mas, ainda hoje, são os meus. E, se ficar um minuto quieta, recupero-lhes o cheiro inebriante)
Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 30.03.2009 às 00:37

Que belos gelados da Geladaria Roma.

Enquanto ía lendo o post visualizava a geladaria em tons verde água ao lado da frutaria e da garrafeira e do outro lado na Av de Roma a Pastelaria Roma (agora Macdonald's) e a Capri onde comprava uns suspiros gigantes.

Já não se fazem gelados com o sabor de antigamente.

A concha nata tem gelados bons que prefiro trazer para casa e comer acompanhado com um doce de gila ou uma fatia de bolo cremoso de chocolate acabado de fazer.

Bom, fico-me por aqui senão daqui a pouco estou a dar volta à arca para comer um gelado pois o bolo de chocolate já desapareceu no fim de semana.

Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.03.2009 às 00:39

A minha pastelaria era a Madrid, na rua onde moravam os meus avós e onde ainda mora a minha avó :)
Sem imagem de perfil

De dxaa a 30.03.2009 às 01:00

Agora que li este comentário, particularmente a parte dos suspiros gigantes, lembrei-me que há umas semanas atrás tive grande dificuldade em encontrar em Lisboa uma pastelaria que vendesse suspiros "normais", isto é, que se pudessem detectar sem recurso a uma lupa e que não tivessem corantes artificiais, amêndoas, etc.

Acabei por não encontrar, por isso aproveito para pedir sugestões de bons locais para comprar "suspiros normais"...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.03.2009 às 01:01

A Versailles quase de certeza que tem.
(Av. da República).
Sem imagem de perfil

De dxaa a 30.03.2009 às 01:49

Obrigado, lá irei para ver se faço um Doce de Morangos com suspiros "a sério"
Sem imagem de perfil

De playmaker a 30.03.2009 às 08:14

E os gelados Santini em Cascais?
Não sei se terão esses sabores, mas todos os que tem são dos melhores.

Aqui: http://www.geladosantini.com/
Sem imagem de perfil

De Sérgio Rodrigues a 30.03.2009 às 12:36

Identifico-me com esta história, ainda que não seja relativamente a gelados. E, também me falta o avô...

Quanto a gelados... Sim, a Zoca, em Évora, que óptimos momentos por lá passados...
Imagem de perfil

De Patricia a 30.03.2009 às 15:25

Também ia falar do Santini :)

Ainda tem os gelados tapados por tampas de metal ;)
E são realmente os melhores que alguma vez provei.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.03.2009 às 15:43

E são feitos numa Bimby :)
Sem imagem de perfil

De Alexandre Kulcinskaia a 02.04.2009 às 15:29

Experimenta os gelados da Ice It do Fórum Almada. São bem bons.
Mas é verdade, noto diferença dos gelados de quando era pirralho para os de agora.
Mesmo os Cornetto e os Épa me parecem diferentes.
___________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
Sem imagem de perfil

De ADzivo a 02.04.2009 às 21:46

"Continuo à procura daqueles sabores...não encontro!"
Sorte da concorrência, e da frequência, que vai contando com a 'sua' presença, enquanto vai batendo as geladarias da praça alfacinha.
Mas então a Bimby, deixou de ser o panelão mágico?
Mago que se preze tem que fazer a poção mágica mesmo sem zimbro. Poingg!
Sem imagem de perfil

De Geladaria Roma a 14.09.2010 às 11:16

Olá

Antes de mais quero dar-lhe os parabéns pelo excelente texto colocado no seu blog e agradecer-lhe os comentários relativos à Geladaria Roma.

Em forma de um até já e a todos os que sabem o que é o verdadeiro gelado, quero aqui deixar uma pequena dica.... o regresso da Geladaria Roma estará para breve.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 14.09.2010 às 11:20

Isso é uma notícia extraordinária :)

Posso fazer um post a anunciar?

Ai, que agora fiquei com desejos :)
Sem imagem de perfil

De Paulo a 21.08.2012 às 10:15

Concordo consigo a 100%. Já o tenho dito e redito a várias pessoas que nunca conheceram a geladaria da João XXI. Era sem dúvida a melhor gelataria de Lisboa e nunca mais houve outra igual. Apenas quem viveu na década de 70, inícios de 80 na Av. Roma conhece a casa. Uma pena ter fechado, mas a verdade é que a localização era ingrata, nem sequer dava para pôr umas mesas na rua.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 22.08.2012 às 20:41

No meu caso, não era na Avenida de Roma, mas na de Madrid que miravam os meus avós :) E sim, confere, década de 70 e 80. E, se não estou enganda, inícios da década de 90 :) (mesmo depois de abrir a Surf, que estava mais na moda, eu ainda preferia a Gelataria Roma :
Sem imagem de perfil

De SrGelado a 19.08.2014 às 12:56

Olá, bom dia,
Em tempos tive a oportunidade de lhe agradecer o excelente post sobre a "nossa" Geladaria Roma.
Gostaria de lhe informar de que voltámos este mês de agosto com um novo conceito e nome, mas com o mesmos sabores, qualidade e tradição.
Estamos até dia 14 de setembro no jardim do Centro Comercial Colombo, no piso 2.
Aguardamos uma sua visita.
Cumprimentos
SrGelado
Facebook/srgelado

Comentar post






Arquivo