Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Politicamente incorrecto

por jonasnuts, em 17.03.09

Vi na Blogosfera que não sei onde se separou uma turma. Nem sei que idade têm os alunos da turma em causa, nem me interessa. Nem é sobre isso que pretendo falar.

 

Adoro ver parte da Blogosfera a condenar a coisa e a escrever sobre integração, e sobre discriminação e mais coisas que La Palisse escreveria se tivesse um blog. E escreve esta blogosfera estas verdades mais ou menos consensuais em teoria. Escreve a partir do escritório da sua moradia, no seu condomínio fechado, a esposa almoça nas esplanadas de Lisboa e faz compras no Corte Inglês, os (muitos) infantes da prole dormem um sono descansado, cada um em seu quarto, claro, e de manhã a carrinha da escola vem buscá-los, para irem para os seus colégios privados, onde não há contentores claro, que a selecção não é feita dessa forma. Nesses colégios e nesses condomínios e esplanadas e supermercados a selecção faz-se de forma mais subtil. A selecção natural faz-se através do poder de compra.

 

Não há contentores, há livros de cheque.

 

Tenham paciência meus senhores, mas enquanto não privarem de perto com as comunidades que tanto gostam de proteger nos vossos posts, não têm moral para virem escrever posts de pescada.

Autoria e outros dados (tags, etc)



33 comentários

Sem imagem de perfil

De Luís Mouta a 18.03.2009 às 00:42

Ora aqui está uma "posta de pescada" bem mandada!

Cumprimentos...
Imagem de perfil

De Daniela a 18.03.2009 às 09:24

Ouch!
Sem imagem de perfil

De Raquel a 18.03.2009 às 09:42

Este é daqueles posts que gostava de ser eu a ter escrito!
Parece que me leu o pensamento....
Imagem de perfil

De j.a. a 18.03.2009 às 09:45

gostei!
Imagem de perfil

De pedrocs a 18.03.2009 às 10:46

E digo mesmo mais: a esmagadora maioria das pessoas não gosta de ciganos. Não há nada a fazer: não gostam e se dizem que gostam, estão a mentir.

Portanto a hipocrisia é multiplicada...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.03.2009 às 10:49

Da mesma forma que a maioria dos ciganos não gosta de pessoas que não pertencem à sua comunidade. É recíproco.
Imagem de perfil

De Beija-Flor a 18.03.2009 às 11:55

Pois é... Lá estamos nós a dizer: Coitadinhos deles, e eles a dizer: lá estão estes "gadji" a colocar-nos de lado.
No fim do dia, o ciclo volta-se a repetir e mais outra geração de ciganos e de brancos cometem os mesmos erros.
Tenho sangue cigano a correr nas minhas veias, pois minha Bisavó teve a coragem de fugir, casar e procriar com um "gadji". E cá estou eu por vezes a ficar no meio sem defender nenhum dos lados.
Os brancos compreendem e sabem como uma estrutura como dos Ciganos funciona?
Não estou a defender meu sangue, pois tenho em mim uma grande mistura e por vezes sinto o lado racial a falar e apontar o dedo. Infelizmente (e falo deste país) o Português fez também aos Africanos o que faz ao Cigano, a diferença é que os Africanos tem um Pais, um pedaço de terra, os Ciganos não pois estes são nomadas. Eles tem uma perpectiva diferente do que é uma Sociedade, aliás em vivem numa sociedade á parte da nossa em vários países.
Deixo-vos 2 trabalhos de investigação para lerem com calma de Maria José Casa-Novas: Etnicidade e educação familiar (http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR4628d0520279d_1.pdf) e Relação dos Ciganos com a Escola Pública (http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/B7.pdf)
Uma questão: Temos um Presidente afro-americano eleito nos Estados Unidos, não porque eles são e tem mais mente aberta mas sim, porque é um pais de oportunidades. Agora na Europa... Alguma vez teremos um mulcumano em algum cargo dito importante? e um cigano? A Europa não tem encaixe cultural e mental para aceitar uma não-europeu.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.03.2009 às 12:06

Não falo de teorias, falo da minha experiência pessoal. Não sou racista, não me considero superior nem inferior a qualquer outra pessoa, com base na raça, na religião, no sexo, etc.

Da minha experiência pessoal, o que noto é que a comunidade cigana não quer qualquer tipo de integração. Têm regras próprias e um estilo de vida que não admite qualquer tipo de integração. É que isto da integração funciona para os dois lados. A sua Bisavó teve de fugir para poder casar e constituir família com alguém que não pertencia à comunidade. Dificilmente isto é exemplo de uma comunidade que aceita pacificamente o outro (embora seja um exemplo de coragem e determinação pessoais, claro).

O que noto é que na comunidade cigana há orgulho em ser-se diferente, em não se seguirem as mesmas regras, em pertencer a um clã, que acho lindamente, mas quem não integra, não pode queixar-se de não ser integrado.

Concordo consigo, há erros cometidos (e mais se irão cometer), e são de ambos os "lados", muitos deles provavelmente provocados por falhas de comunicação e compreensão, mas de parte a parte.
Imagem de perfil

De Beija-Flor a 18.03.2009 às 12:13

Infelizmente mais erros irão acontecer, de ambos os lados.

Sim, eles são orgulhosamente orgulhosos, mas cadê o lado da nossa sociedade, aceitar como eles são ao invés de os rotular? E ao mesmo tempo, existir uma abertura do lado deles?

Mas, esta situação é uma gota d'agua neste oceano imenso que se chama Cultura e Raças. Fizemos, estamos a fazer e iremos continuar a fazer.

Em relação a Racismo, todo o Ser Humano é. Falo por mim: Não gosto dos Racistas.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.03.2009 às 12:24

Hum...., mas porque é que eu hei-de esforçar-me por compreender, e por integrar, e por comunicar, se não vejo reciprocidade na coisa? It takes two to tango.
Imagem de perfil

De Beija-Flor a 18.03.2009 às 12:36

E eles?? Certamente dizem o mesmo....
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.03.2009 às 12:43

Pois, lá está. Não sei o que é que dizem. São poucas as oportunidades de contacto e comunicação entre as duas comunidades. A verdade é que os poucos contactos que tive, no dia-a-dia, foram sempre negativos.

Não me passa pela cabeça julgar o todo pela parte e racionalmente, não o faço, mas emocionalmente é impossível que a minha experiência (negativa) não condicione a forma como penso e como ajo.
Imagem de perfil

De Beija-Flor a 18.03.2009 às 12:47

Eu sei... não é fácil quando temos experiencias menos positivas.

Eu também as tenho, e não é só com a Comunidade Cigana...

Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.03.2009 às 13:14

Obviamente que eu também tenho experiências negativas com pessoas que não pertencem à Comunidade Cigana, basta viver em sociedade para que isso aconteça. O problema é que com o resto do mundo, eu tenho experiências negativas E positivas, e com a Comunidade Cigana, até agora, apenas experiências negativas.
Imagem de perfil

De V.A.D. a 07.04.2009 às 02:32

Peço que me desculpem por me intrometer numa discussão que não é minha, mas devo dizer que conheço muitos ciganos e nenhum se dedica a actividades completamente transparentes, assim como nenhum demonstra o mínimo de vontade de se integrar numa sociedade que só lhes interessa quando lhes dá uma casinha à borla em troca da barraca. E nós? Não temos nós de trabalhar no duro para termos alguma coisa? E eles, que fazem eles pelo bem público...?

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De MV a 18.03.2009 às 13:40

Só para responder à sua última questão: O presidente da Câmara de Lisboa não é propriamente caucasiano, como deve ter reparado. E, sim, temos mulçumanos em altos cargos em Portugal. Vários. E cargos mesmo muito altos.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.03.2009 às 14:44

Hummm... embora eu não concorde com a comparação dos portugueses com os americanos (identidades diferentes, tempos diferentes, continentes diferentes, matirudades diferentes) percebo o ponto da Beija-Flor.
Sei que temos, de facto, muçulmanos em altos cargos em Portugal, mas quantos é que o fazem assumidamente?

O português é preconceituoso, e é-o em relação à raça, à religião, ao sexo e à sexualidade. E disso não tenho quaisquer dúvidas.
Sem imagem de perfil

De Beija-Flor a 18.03.2009 às 17:28

Peço desculpa, mas... temos algum cigano?
Sei que existem muçulmanos em altos cargos em Portugal, o que pretendia dizer era a nível político, presidentes, ministros... Estão a ver um povo a eleger um puro muçulmano em Portugal ou no resto da Europa? não creio, quanto mais um cigano.

A questão fulcral nesta discução é que por mais desculpas que cada um de nós dê, a verdade é que a Europa é quadrada, preconceituosa e velha. E em qualquer pais da europa, a mais liberal, democrática, cada um padece deste tipo de realidades.

Caminhamos para a Globalização e isso, o Mundo Novo faz com mais capacidade e mais elegancia que que o Continente velho.

Existem oportunidades em Portugal? Claro que sim.
Fora daqui? Muitas mais.

Se eu tivesse no meu CV o sangue que corre nas veias não tinha tido as oportunidades que tive.
Não faço publicidade do mesmo, só quando quero meter achas na fogueira.
E já me olharam de lado depois de saberem...
Mas este é o Pais que temos, e como disse bem a Jonas: "O português é preconceituoso, e é-o em relação à raça, à religião, ao sexo e à sexualidade. "
Sem imagem de perfil

De Manuel Padilha a 18.03.2009 às 11:55

Independentemente do conteúdo, este post merece ser eternizado pela magnífica expressão "posts de pescada".

Há que apreciar um bom trocadilho quando ele aparece. Muito bom! :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.03.2009 às 12:14

Acho que o posts de pescada não deve ser original....é tão óbvio que de certeza já muita gente se terá lembrado disto :)
Sem imagem de perfil

De Manuel Padilha a 18.03.2009 às 12:28

Pois... Foi a primeira vez que vi escrito, mas o Google desmente a originalidade:

http://www.google.pt/search?q=%22posts+de+pescada%22&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a
Imagem de perfil

De jonasnuts a 18.03.2009 às 12:29

Pois, também me parecia demasiada fruta :)
Sem imagem de perfil

De inesn a 18.03.2009 às 12:33

vou ter que linkar...

(concordo, não porque ache que a comunidade cigana não se quer integrar - isso daria muita conversa - mas porque acho que cada situação é única e só quem a vive a compreende e a pode resolver)
Sem imagem de perfil

De nana a 19.03.2009 às 20:22

há que acreditar que "este" lado da blogosfera tem mais gente que é gente que esse outro...

x
Imagem de perfil

De Caminho a 20.03.2009 às 16:16

Apoiado!! Nada como conhecer a questão de perto!

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo