Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Dia do consumidor

por jonasnuts, em 16.03.09

Celebrou-se no fim-de-semana o dia do consumidor. Mas Portugal tem ainda muito que aprender em matéria de defesa dos direitos do consumidor. A começar pelos consumidores. O português refila muito mas reclama pouco.

 

Neste momento tenho um conflito de consumo com a Ensitel. Comprei um telemóvel defeituoso, e os senhores recusam-se a trocar o equipamento por um novo, apesar da reclamação ter sido feita dentro dos prazos legais. Tenho portanto um telemóvel novo, dentro da caixa, à espera duma resposta da Ensitel, há cerca de 1 mês. A grande maioria das pessoas a quem relato este episódio pergunta porque é que eu não mando arranjar o telemóvel e pronto.

 

Portanto, vendem-me um equipamento com defeito, demitem-se das suas responsabilidades legais, mandam-me para o fabricante, e eu, na opinião da maioria, tenho de ir como uma ovelhinha bem mandada, juntamente com o resto da manada, resolver o assunto à minha conta, sem qualquer intervenção de quem me vendeu o equipamento?

 

Provavelmente era o que faria a maioria das pessoas, e confesso que pensei nisso. Mas pensando melhor vejo que isso faz parte da estratégia. Criar obstáculos, entropias, areias na engrenagem, para cansar o consumidor. Para que se desista.

 

Nem pensar. Vão levar comigo. Já levaram com uma cartinha da advogada, se não responderem sigo para o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, e se não resultar levam com o Julgado de Paz, e de vez em quando levam com um postezinho no Blog. Assim como assim este Blog já é o quarto resultado à pesquisa pela palavra Ensitel. Pode ser que faça mossa, informando as pessoas acerca da política da Ensitel quando vende equipamento defeituoso, não cumprem, sequer, a lei.

 

Neste momento, a única coisa que pretendo é que fiquem com o equipamento defeituoso e me devolvam o dinheiro (já passei a fase em que apenas queria que trocassem o equipamento por um novo). Se for obrigada a ir para Centros de Arbitragem e Julgados de Paz acrescento as despesas legais e as deslocações.

 

Dá mais trabalho, e não será tão depressa que começo a usar o equipamento que comprei, mas eles contam com isso como factor dissuasor, esperam que as pessoas desistam.

 

Amiguinhos da Ensitel, se passarem por aqui, garanto-vos que não está nos meus planos desistir, e terão de levar comigo até tomarem a atitude certa.

 

(Veja também Ensitel take 1, Ensitel take 2, Ensitel take 4, Ensitel take 5 ou salte directamente para o Ensitel take 6)

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



23 comentários

Sem imagem de perfil

De Miguel a 16.03.2009 às 15:45

E eu, como cidadão deste país, só tenho a dizer: obrigado pela sua atitude.
Sem imagem de perfil

De Marota a 28.12.2010 às 13:05

>>Amiguinhos da Ensitel, se passarem por aqui, garanto-vos que não está nos meus planos desistir, e terão de levar comigo até tomarem a atitude certa.<<

Grande Senhora! Pena o seu calibre ser no Portugal ovelha raro. Sou sua fan, as suas palavras e atitude seriam no mesmo caso as minhas. O que eles precisam é gente assim.
Sem imagem de perfil

De Miguel a 29.12.2010 às 10:36

Um bem haja pela atitude de referência.
Obrigado pela partilha e relato da sua experiência. Estou convencido que um número muito alargado de Portugueses desconhece os procedimentos a tomar em situações do mesmo foro e, muito particularmente, como actuar e o que esperar como resultado.
Educativo para todos os consumidores e para quem mais precisa: empresas como esta a Ensitel.
Sem imagem de perfil

De Alexandre Kulcinskaia a 16.03.2009 às 16:35

Para a próxima já sabes...
The Phone House.
___________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
Sem imagem de perfil

De Rui Silva a 28.12.2010 às 11:23

há dias comprei um iphone 4, na Optimus , que 2 horas depois teve de o enviar para a marca (na Holanda) para o trocar, pois a Optimus não podia cumprir a lei...
Qualquer outro equipamento trocavam: iphone não!
E a linha de apoio a cliente diz o mesmo: iphone não!

Deixada a reclamação, em resposta insinuam que o iphone ia com defeito, e por isso não o trocaram. O iphone AINDA TINHA os plásticos . mas pronto... espero que alguém faça algo: eu fiz a minha parte.
Obrigado pelo post! Abaixo aos impostores!
Sem imagem de perfil

De Ana Raquel Almeida a 28.12.2010 às 22:56

Há cerca de 2 meses comprei para oferecer um iphone4 na vodafone.
Ao oferecer à pessoa querida, qual não foi o nosso espanto que o iphone tinha 2 amassos de lado.
A caixa vinha fechada, com os plásticos de origem.
Primeira chamada para o apoio: antipática e rude. Nome anotado, e-mail para vodafone sede com cc para vodafone PT.
Segunda chamada; só fariam a troca na sede da vodafone no parque das nações e não na loja. è a seguir, se o equipamento foi adquirido na loja x porque raio terei eu de me deslocar a y? O problema é deles que venderam o iphone danificado!
Barafustei, reclamei, coloquei post no facebook e passadas 2h tinha a directora de marketing a pedir imensas desculpas e a informar que tinha um iphone 4 novo, a levantar na loja.
Acho que temos que fazer valer os nossos direitos!
Neste caso, fui atendida correctamente só porque reclamei, porque se tivesse ficado caladinha tinha que andar para onde me mandavam!

Ana
Sem imagem de perfil

De Fieldyone a 29.12.2010 às 20:12

iphone é o pior telemóvel em termos de defeitos. Ecrãs partidos, problemas de outro género.. Então o iphone4 é uma maravilha quando se fala em ecrãs partidos..
Sem imagem de perfil

De Marota a 28.12.2010 às 13:31

Assistência após venda ao cliente é um estrangeirismo indecifrável em Portugal. O português não exige, aceita tudo o que lhe dêem para a mão. Não conhece os seus direitos e nem quer conhecê-los... somos um país de parvinhos. Ganhamos os ordenados mais baixos da Europa Ocidental e pagamos na maior parte das vezes mais que aqueles que recebem por média triplo dos nossos ordenados. É tempo de ABRIR OS OLHOS!!!
Sem imagem de perfil

De kINO a 28.12.2010 às 15:36

Para a (jonas) Qual o teu grau de inteligencia emocional... muito baixo esta visto...

Nao deves de ter mais que fazer, provavelmente és uma frustrada emocional com complexos de superioridade intelectual.

O tempo que ja perdeste com este assunto ... sinseramente... GET A LIFE IDIOT !



Sem imagem de perfil

De Edexote a 28.12.2010 às 16:49

kINO, és apenas um pobre infeliz. O país está como está por termos demasiada gente como tu. Força jonas!
Sem imagem de perfil

De Francisco a 28.12.2010 às 20:21

ao Urso "kino"... Primeiro, aprende a escrever. Segundo, o tempo não é teu... A não ser que sejas chefe da Jonas... Tu é que ainda perdes tempo aqui, para dizer merda??? GET A LIFE, BITCH!!!
Sem imagem de perfil

De Nef~ a 29.12.2010 às 13:56

uau. Eu é que gostava de saber a tua idade e QI. Gostava de te ver a ti com um equipamento que não foste tu que estragaste e te custou (ou a outra pessoa, vá) uns bons 300 e tal eurinhos. Qualquer pessoa NORMAL reclamaria, até porque se se diz que tempo é dinheiro eu pergunto-me quanto tempo é que valem os 300€.

Enfim. Ás tantas és algum puto rico, com a mania que a vida é de aproveitar e que não vale a pena perder tempo com tretas ou algo assim, mas a tua filosofia parece estar um pouco de pernas para o ar...
Além disso. Se te insultam, se te provocam, ficas quietinho? Ou levantas-te e, sabendo que TENS DIREITO A ISSO, "lutas"?

De louvar a atitude da srª Jonas. Keep up the good work, is all I have to say.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2010 às 20:15

Não conheço a senhora mas sinceramente tu és mal educado. E vendo que só viste aqui para insultar a senhora quando ela está no seu direito, iria que tu é que não tens vida ;) Portanto "get a life idiot" para ti
Sem imagem de perfil

De Felix Lamartine a 28.12.2010 às 17:06

Desculpem o Kino, sou irmão dele. Ele não tem tomado a medicação.
Sem imagem de perfil

De PUNK a 29.12.2010 às 09:36

Tenho uma vénia a fazer pela sua atitude.

Contra as falcatruas, marchar, marchar!!


Kino, ganha juízo. Será que trabalhas na Ensitel por meia côdea de pão e ainda defendes esses ursos? Pensa por ti e talvez sejas feliz na vida a viver a TUA vida e a pensar por TI!
Sem imagem de perfil

De Put-a-Pin a 29.12.2010 às 13:46

Serviços de qualidade, a PUT-A-PIN é sempre atenciosa com os nossos clientes, que encaramos como amigos.
Visita já o nosso site www.put-a-pin.pt.vu
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2010 às 16:47

É uma vergonha como estas empresas são capazes de ainda tentarem manipular a comunicação, sem perceberem no ridículo em que caiem.

Tive uma situação idêntica, mas que acabou por ser resolvida com alguma insistência, mas nada que se compare com o teu caso.

Eis o link:

http://dornojoelho.blogspot.com/2010/01/brunus-aguarda-pela-visita-da-asae.html
Sem imagem de perfil

De Fieldyone a 29.12.2010 às 20:08

Infelizmente a Ensitel não é a única empresa a funcionar mal nesse sentido. Apesar de gostar da Pixmania, comprei lá um portátil que não veio com as especificações correctas. Trocaram-mo por outro que era igual ao primeiro. Então já nem quis outra troca (para ficar na mesma não valia a pena) e pedi que me devolvessem a diferença, coisa que se recusaram a fazer. Estupidez minha, porque o cliente não deve pedir, deve exigir. De resto estou satisfeito com a pixmania, mas o portátil deixou-me lixado.

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo