Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Bullshit generator

Jonasnuts, 26.02.09

Tenho uma admiração profunda pelas pessoas que são capazes de elaborar um documento riquíssimo em gráficos, e em conteúdo que, espremidinho, espremidinho, espremidinho, não diz nada.

 

Uma pessoa depois de ler aquilo sente-se inspirada, opá, que coisa linda vai ser este projecto, e depois vai-se a ver, e a montanha pariu um micro-site. Ou são demasiado megalómanos ou enchem aquilo dum palavreado tão rebuscado que se perdem na forma, sem nunca acharem o conteúdo.

 

Estou a ler um desses, neste momento. É lindo, deve ter custado uma pipa de massa a um qualquer iluminado que tem o poder, mas não o conhecimento. Foi feito por um qualquer "consultor" que se apresenta como conhecedor desta área. Prevê as comunidades, claro, que nós temos de ser modernos e as comunidades estão na moda. Controladas, claro, que isto aqui não é o da Joana, e todos podem participar, mas tem de haver um moderador, porque as pessoas, na generalidade, podem ser muito inconvenientes.

 

Em tempos tive um chefe que não era desta área (quer dizer, já tive muitos chefes que não eram desta área, mas lembro-me sempre deste em particular), ele achava que a experiência adquirida enquanto consultor podia ser usada com sucesso, neste negócio, sem qualquer tipo de adaptação. É o problema dos maus consultores, acham que vender batatas e gerir serviços online são coisas muito semelhantes. Enganou-se, claro, mas deixou marcas, quanto mais não seja ao nível do vocabulário. Ainda hoje batemos umas bolas, ou falamos offline, ou dizemos "ajuda-me a ajudar-te".

 

Os jargões universais eram tão amplamente utilizados nessa época que foi feito um programinha onde foi inserindo todo o bullshit típico deste pessoal, e antes de cada reunião, corria o programa que cuspia uma frase carregadinha de palavras complicadas, que obviamente nada queriam dizer, mas que faziam sempre imenso sucesso junto das meninas. Sabem? Aquelas meninas que quando o chefe fala, acenam a cabeça como os cães que antigamente se punham em cima das chapeleiras dos carros. Adorava as meninas, eu. Sempre eram um factor de diversão, naquelas reuniões intermináveis.

 

O documento que estou a ler neste momento, parece ser, todo ele, da autoria do tal programinha, o Bullshit Generator, em parceria com o Papagallo. Nunca falei do Papagallo? Um dia destes explico.

5 comentários

Comentar post