Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Continente

por jonasnuts, em 26.11.08

Caros senhores que fazem o Continente online:

 

Já deu para perceber que são pessoas super bem intencionadas, ou familiares de alguém importante, mas a verdade é que não percebem nada da poda.

 

Nos dias que correm, online, não é exequível que os vossos servidores demorem a responder o tempo que demoram. Desculpem, mas não é.

 

Tecnicamente o site é pobre, carregam toda a página, em qualquer acção. Eu não preciso de carregar a minha lista de compras, nem o cabeçalho, nem os menus, se apenas queria visitar a página seguinte da lista de produtos. Se arranjarem uma forma de carregar apenas a área central da página (que é a única onde a informação vai, de facto, mudar, poupam largura de banda, tráfego excedentário e tempo). 

 

 

 

Já não se usam pop-ups. Não sei se sabem, mas há uma coisa chamada "pop-up blockers". Além de que sobrecarregam os servidores. Vocês que parecem gostar tanto de javascript, podem usar umas coisitas chamadas janelas modais. Se não sabem o que é, vão ver como é que se faz login nos Blogs do SAPO. É a janelucha que aparece para inserir o username e a password. É mais leve, mais rápida, e mais bonita.

 

A porcaria das listas, ou o método de se lhes adicionar produtos, são mais as vezes que não funcionam do que as que funcionam. Diz que sim senhor que foi adicionado, e depois não aparecem. O contrário também pode ser verdade. Não diz nada, e aparecem os produtos na lista.

 

A pesquisa de produtos demora uma eternidade. E quando digo eternidade, é coisa para eu ir à cozinha fazer um café e voltar. E não, não é da minha ligação à Internet, que tem características bem acima da média.

 

Montarem Google Analytics em cima da coisa, não deve ajudar. Não têm uns trocos para um serviço pago, e mais rápido?

 

É aflitivo para qualquer pessoa, mas, especialmente, para quem trabalha nesta área e está habituada a desenvolver serviços para serem usados por muita gente e que têm de ser rápidos, como é o meu caso.

 

Não gosto das vossas lojas, e tenho imensas saudades do Carrefour, mas a alternativa do online, a continuar assim, deixa de ser considerada uma alternativa. Será preferível pagar um pouco mais, ir ao Corte Inglês à hora do almoço, mandar entregar em casa, e assim como assim, sempre demoro menos tempo, e ainda dá para almoçar.

Autoria e outros dados (tags, etc)



25 comentários

Sem imagem de perfil

De Luís Mouta a 27.11.2008 às 00:33

Hum, quer-me parecer que sugerir a página da Sapo como modelo para a página dos hipermercados Modelo (ou Continente, sei lá!) é um pouco desproporcionado... Deve ser o mesmo que - deixe cá ver se encontro uma analogia que não seja muito pretensiosa - comparar o Ferrari do Sr. Talon ao meu pobre e humilde Punto. A não ser que a Sonae resolva contratar para os seus hipermercados a equipa dos blogues da Sapo! Havia de ser giro...

Ah!, perdoe-me o reparo: o botãozinho para verificar a ortografia não funciona (se é que alguma vez funcionou) - será por causa do pop up?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 27.11.2008 às 09:32

Olá Luís.

Um designer com competências em usabilidade, um técnico de desenvolvimento e um técnico de infra-estrutura/redes (e que também desenvolva qualquer coisinha), e uma gestão de projecto. São 4 pessoas. Não é preciso mais. Vou mais longe. Tendo em conta que é um site que, estruturalmente, é estático, podem contratar o design pontualmente, e reduzir a equipa a 3 pessoas. Portanto, esse problema está resolvido.

Quanto ao SAPO versus Continente Online, as questões técnicas não são muito diferentes. Veja-se os Blogs, que é o caso que conheço melhor. São ambos (os Blogs e o Continente Online) serviços que têm de responder rapidamente, têm de estar disponíveis para muitos pedidos em simultâneo, e os vários servidores não podem ir abaixo. Na essência, o objectivo é o mesmo.

Quanto ao botão da verificação de ortografia, não funciona (ainda) em domínio próprio, que é o caso deste Blog :)

Sem imagem de perfil

De Luís Mouta a 27.11.2008 às 19:00

Bom, agora mais a sério. Eu não acho a página do Continente nada lenta, antes o contrário: é intuitiva e funcional. Há até blogues que demoram mais tempo a carregar devido à quantidade de banners (creio que é assim que se diz) que os autores lhes acrescentam... Contudo, acho que as características das máquinas (vulgarmente conhecidas por computadores) e a velocidade da ligação à rede é que decidem o tempo que uma determinada página demora a carregar. Disse-me em tempos que tem um Mac, ora aí está: esse pode ser o problema. Pense nisso!

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 27.11.2008 às 20:11

Caro Luís,

Não há qualquer comparação entre um Blog e um serviço de compras online.

Quanto às características do meu computador e da minha ligação à rede, não acha estranho que eu apenas sinta lentidão no site do Continente? Ou meu Mac só trabalha rápido se eu não estiver no site do Continente?

Se a todo o lado eu acedo rapidamente e ao site do continente é uma lentidão assustadora, a culpa não pode ser dos meus recursos, certo?
Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 27.11.2008 às 02:18

Foi por estes motivos e outros mais (falha a meio do pagamento, duplicar a lista do carrinho de compras e a famosa lentidão por ti referida) mudei definitivamente para o Jumbo.

Temos pena mas não aguentava mais as inúmeras falhas e ter que repetir ou conferir a lista toda
Imagem de perfil

De jonasnuts a 27.11.2008 às 09:33

Mas eu fui experimentar o Jumbo e ainda me pareceu pior.......
Acho que o comércio online em Portugal está MUITO atrasado.
Imagem de perfil

De Saяa a 27.11.2008 às 16:08

Eu fiz uma encomenda no site do Jumbo e correu bem... mas e dai não comprei muita coisa... foram só 4 ou 5 produtos...
Sem imagem de perfil

De AirDiogo a 27.11.2008 às 15:57

Como tenho saudades do Carrefour. Ainda bem que não sou o único.

O Continente Online já desisti mesmo de usar à muito tempo e só não deixo de ir ao hipermercado físico porque não tenho muitas alternativas que sejam práticas.

Mas sinto mesmo muitas saudades do Carrefour... eles não podem voltar?
Imagem de perfil

De pedrocs a 27.11.2008 às 16:07

Huh, lamento mas o Continente online é super-rápido. Faço as compras lá, numa fracção do tempo que demoro no Jumbo online ou em qualquer loja física.

A pesquisa não só é rapidíssima a dar resultados como é bastante poderosa e raramente falha nos produtos que quero encontrar.

Não é que as tuas recomendações não sejam inteiramente válidas, mas se há site português que eu acho rápido, é o Continente online. E olha, não me dá timeouts constantes, como, sei lá... os blogs do sapo ;-)

Imagem de perfil

De jonasnuts a 27.11.2008 às 20:20

É impossível que tu aches o continente rápido.
Eu não tenho nada contra o continente, pelo não me move nenhuma embirração em especial. Foi mesmo uma maratona, ontem à noite, para fazer meia dúzia de compras.

A que horas é que acedes rapidamente?
Se calhar fui numa hora de pico.
Imagem de perfil

De pedrocs a 27.11.2008 às 23:35

A sério que sim, costuma ser rápido, não estou só a ser do contra :-)

Geralmente acedo de noite... entre, não sei, as 21 e as 24?
Usas ligação à net "da casa"?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 27.11.2008 às 23:46

Eu fiz o post imediatamente após o processo, aliás, o screenshot é do processo de compras que estava a decorrer. Portanto, a hora é a mesma que a tua.

Acesso à Net, Meo e Telepac. Daqueles artilhados com giga não sei quantos. A experiência é semelhante, independentemente de qual dos acessos eu esteja a usar.
Imagem de perfil

De pedrocs a 28.11.2008 às 13:45

Então não sei.... Aqui também tenho Meo e o Continente online é cinco estrelas.
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 27.11.2008 às 20:26

Olá.

Eu também estou cheio de boas intenções.

Fiz la uma encomenda, e foi para esquecer. Deram-me duas entregas grátis, pointless porque nunca la pus os pés.

Queres o meu login e ficas com as entregas? É que dou-te já.

São uns merdosos (posso escrever isto no teu blog da pureza não posso?) desde a enbalagem dos produtos nos sacos até as horas de emprega passando pelos funcionários que da minha zona são do Continente Colombo na esquina com a má educação aguda.


Fica bem,
Rui

PS: qual é a tua net? SAPO 100MB? :P
Sem imagem de perfil

De joão gaspar a 28.11.2008 às 02:47

é melhor esperar que a amazon começe vender iogurtes.
Sem imagem de perfil

De António Soares a 10.12.2008 às 00:18

Viva Jonas, (ia começar por "Cara Jonas" mas não me pareceu apropriado e "Amiga Jonas" parece-me muito intimo :))

Primeiro os obrigatórios disclaimer's:
1) Como facilmente se percebe no "Acerca de mim" do meu blog pessoal, trabalho para a Modelo e Continente [MCH];
2) As opiniões que aqui vou deixar são, obviamente, pessoais e não vinculam a MCH ou Sonae Distribuição de qualquer forma;
3) Não sei se esta resposta vai ser lida uma vez que esta entrada já tem vários dias, mas só hoje, actualizando as minhas leituras do Google Reader dei conta dela.

Depois da lenga-lenga inicial, começo por dizer que já há vários meses não faço compras via Continente Online [COL]. Não sei se o serviço melhorou ou piorou desde a ultima vez e não sendo a área em que estou directamente envolvido não posso tecer grandes comentários ao que foi relatado.

Tenho também que dizer que o URL deste post foi encaminhado para quem de direito. Era isso aliás que pretendia, certo? :)
Não sei o que lhe acontecerá... Pode ir directo para o lixo ou pode ser alvo da leitura atenta que merece (aliás eu deveria abster-me de comentar devido a esse facto)...

Partilho e comungo de algumas das dificuldades aqui enumeradas. No entanto, querer comparar uma plataforma de blogs, por muito boa que seja com um site transaccional é um bocado "forçado". Não tenho competência técnica para enumerar as milhares de funcionalidades e competências para montar uma plataforma como a do Blogs do Sapo. Certamente é muito mais complicado que aquilo que imagino. Mas sei algumas coisas sobre o que é necessário para o site do Continente Online estarem no ar.

Para começar cada loja física pode estar (ou não) associadas à loja Web. Significa isto que um cliente que fizer uma encomenda é efectivamente servido de uma loja real com cada um dos artigos a sair exactamente das mesmas prateleiras que os clientes finais que fazem compras na loja física. Para além disso, a cada cliente (ou será a cada encomenda?), dependendo da sua residência, é-lhe "atribuído" uma loja real. Posso dizer que no meu caso pessoal, sou (era?) abastecido pelo Continente de Guimarães (vivo em Braga e tenho um ex-Carrefour a 10 mins de casa - não faço ideia de quem/como decide que um Continente passar a ser também loja web).
Depois é necessário que, diariamente (ou mesmo em tempo real) toda a informação de stocks, preços, gama (novos produtos, descontinuação de produtos, alterações de descrições, etc) sejam sincronizados entre as lojas físicas e a sua loja web. Da ultima vez que me dei ao trabalho de saber, havia mais de 20 mil referências disponíveis no site.
Continuando, é necessário que o site interaja de forma transparente para os clientes com entidades externas: Vales da GALP, Cartão Modelo/Continente ou descontos de fornecedores, por exemplo. Depois temos toda a componente financeira e administrativa que, por não dominar, me vou abster de comentar.

Estou registado no site do Continente Online como um utilizador normalíssimo. Não raras vezes fui contactado telefonicamente pela equipa administrativa para saber se pretendia alterar o produto A pelo produto B quando tenho opção por omissão não fazer qualquer alteração na minha lista de encomendas.

Compreendo quando diz que o site, estruturalmente é estático. A realidade é que não é. E dizer que o conseguia gerir com uma equipa de 4 pessoas é redutor. Terei todo o gosto em encaminha-la para os responsáveis do mesmo se mantiver a mesma opinião.

Compreendo quando diz que o site é lento. Foi a maior das razões porque deixamos de fazer encomendas online cá em casa já que a minha cara metade queixava-se (com razão) que demorava mais tempo online que ir à loja física e voltar.

Por fim, partilho da mesma opinião de que o comércio electrónico em Portugal é muito mau! E dou um exemplo: quando em Janeiro deste ano decidi mudar da NetCabo (agora Zon) para o Meo (abençoada decisão) depois de mais um fim-de-semana sem internet, fiz a adesão ao serviço na loja online da PT. Ainda hoje (10/12/2008) tenho a encomenda na loja online como "Em processamento".

No entanto, em 99% dos casos, no caso do COL, encomendas colocadas hoje, serão entregues, em casa do cliente, amanhã...

PS: mil desculpas pelo testamento e o espaço acabou por ser curto... :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 10.12.2008 às 09:38

Olá..... leio tudo que é dito aqui, por mais antigo que seja o post, quanto mais não seja porque recebo uma notificação :)

Como eu compreendo os seus disclaimers iniciais. Sei bem o que é falar com voz própria mas trabalhar, assumidamente, para uma empresa. Há quem tenha tendência para confundir as coisas. Não será esse o meu caso. Águas separadas.

Sei que há olhos atentos do Continente, aliás não é segredo, e acho muito bem. Há quem, na PT faça exactamente a mesma coisa (eu faço o mesmo que o António, meto o bedelho com a minha opinião pessoal se for algo que nada tem a ver com a minha área, e encaminho para os sítios certos). Mas, na realidade, nem pensei nisso quando escrevi o post. Escrevi o post motivada por uma loooooonnnggggggaaaaa maratona no Continente Online. Estava mesmo irritada pela quantidade de tempo que perdi, a meu ver, desnecessariamente.

Tem toda a razão quando diz que é palerma comparar o Continente Online com os Blogs do SAPO (não foi bem assim, mas é mais ou menos a mesma coisa :). São plataformas tecnológicas muito diferentes, que servem objectivos diferentes, com especificidades e idiossincrasias diversas. Não se comparam alhos com bugalhos mas, e tinha de haver um mas, em termos de front office, aquelas alterações que recomendei, fazem todo o sentido :) São verdades quase universais :)

Creio que a experiência de muitos utilizadores será boa, aliás, alguns disseram-me isso mesmo aqui nos comentários, mas a verdade é que a minha não é. Ser impaciente não deve ajudar.

Obrigada pelo comentário, e se ainda tiver algum problema com a aquisião do MEO, o meu mail está ali em cima. Não é a minha área, mas, lá está, posso encaminhar para a pessoa certa :) E sim, quando referi o "comércio electrónico" estava a incluir a empresa onde trabalho. Há muito para fazer, desse lado e deste :)
Sem imagem de perfil

De António Soares a 10.12.2008 às 11:04

Viva... Vou começar pelo fim agradecendo a amável disponibilidade para solucionar o "Meo" problema. Por limitação de espaço no "post" inicial não pude completar dizendo que, 3 dias depois da reserva online, complementei a mesma com um telefonema para os serviços de pré-venda (é mesmo este o nome? acho que não... :)) e sou hoje, e desde 31 de Janeiro, um satisfeitíssimo cliente Meo. Depois da experiência com o Meo (e com algumas das suas virtudes e defeitos) acho que não voltarei nunca ao serviço da Zon...

Em relação ao site do Continente Online, percebo agora o que pretendeu indicar quando comparava uma plataforma de blogs (ou outro site qualquer) com o COL: usabilidade e interface com o utilizador final. E nesse aspecto tem toda a razão. Há muito espaço ainda por melhorar e as sugestões indicadas fazem, na minha opinião, todo o sentido. Como disse antes, a lentidão do site e a dificuldade em encontrar produtos fora da lista standard foram os motivos que levaram a minha cara metade a voltar à loja física.
Sem imagem de perfil

De Manuel Figueiredo a 28.03.2009 às 04:20

Sim realmente o site do Continente podia ser bem melhor , mas em relação a entrega ao domicilio num El Corte Inglês isso nunca. Nao há comparação possivel. Os produtos comprados online ou pessoalmente na loja , no Continente estes chegam quase a 100% bem ás nossas casas.
Sem imagem de perfil

De zé dos Caracois a 11.02.2011 às 21:57

Cada vez está pior o continente online.
Publicidade por todo o lado a piscar e em janelas a aparecerem.
Não se consegue encomendar nada porque a nossa lista de compras não passa da 1ª página.
Enfim, será que o Sr. Engenheiro Belmiro da Sonae sabe disto?
da incompetência dos seus colaboradores de informática do continente oneline?
Sem imagem de perfil

De julio pinheiro a 19.06.2011 às 22:24

Estamos em 2011 e só comecei a usar o site continente online há uns meses, mas os problemas mantêm-se. Já enviei um email a sugerir uma cara lavada, mas pelos vistos os problemas já vêm muito de trás e nada fui feito -- enquanto o lucro continuar a surgir, não mexem no site! Que idiotice... O do Jumbo online funciona muito melhor!

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo