Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Ranking das escolas

por jonasnuts, em 29.10.08

Eu sei, vale o que vale, o ranking das escolas. E está completamente enviesado pelo binómio localização geográfica/poder de compra dos pais dos alunos, e está inflacionado pelo laxismo e facilitismo dos exames e os rankings são uma merda.

 

Mas, para mim, que ando à procura de uma escola onde o meu filho possa frequentar o 7º ano (daqui a um ano e tal, que eu gosto de pensar nestas coisas com antecedência), os rankings são das poucas ferramentas disponíveis para ajudar a uma decisão.

 

É isso, o passa-palavra e uma tentativa de visita à escola (quando tentei visitar escolas oficiais do 1º ciclo, aqui ao pé de mim, foi uma desgraça, numa até me diziam que era preciso eu pedir uma autorização especial do ministério da educação).

 

Que mais ferramentas têm os pais para escolher uma escola?

 

Candidatam-se à escola da zona de residência e rezam para que seja boa?

 

E quem não sabe rezar?

 

E já agora, onde é que se encontra o ranking deste ano que está a ser anunciado e comentado na comunicação social? É que no Ministério da Educação, nem vê-lo.

Autoria e outros dados (tags, etc)



15 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui Moura a 29.10.2008 às 19:58

Amanhã sai nos jornais todos ...

De qq modo, mesmo concordando com esses factores inevitáveis que condicionam e viciam este ranking pelas mais variadas razões, acho que é uma boa ferramenta para quem anda à procura de escola para os filhos, mas só mesmo nas cidades, porque na maioria dos sítios a escolha não é assim muito variada ;)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 29.10.2008 às 21:06

Nos jornais todos?
Então e sem ser nos jornais?
Cada vez dispenso mais o "tratamento" que os jornais dão à informação. Salvo raras excepções, prefiro ser eu mesma a decifrar e descodificar, de acordo com o meu know-how, a minha sensibilidade, e o meu código de ética e deontológico.

É que usando estes meus códigos, tenho alguma garantia :)
Sem imagem de perfil

De Marco a 29.10.2008 às 21:40

A táctica que te dou é se conheceres algum professor numa escola (EB ou Secundária) de Lisboa, pergunta-lhe qual a melhor escola que ele vai-te dizer.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 29.10.2008 às 21:55

Pois, não conheço.
Sem imagem de perfil

De Marco a 29.10.2008 às 22:17

põe a tua rede social a trabalhar. fala com o pessoal do rcp eles são jornalista e ouvem uma coisas, e tal.
Imagem de perfil

De pedrocs a 29.10.2008 às 23:12

Isto é mas é tudo uma grande mariquice... quando eu era puto íamos para a escola que fosse mais perto de casa.

A única maneira de ir para outra escola era dar a morada de um familiar ou amigo qualquer que fosse da zona onde ficava a dita.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 29.10.2008 às 23:57

Quando eu era miúda também era assim. Mas, como os meus pais trabalhavam, ambos, não me podiam ter numa escola pública, que terminava às 3 da tarde. Por isso, foram obrigados a optar pelo ensino privado.

Quando eu tinha a idade do meu filho, há 30 anos, portanto, o trânsito era menos, os predadores eram menos, e os perigos em geral eram menores. Também pode ser que os pais hoje, mais informados, sejam mais caprichosos.

O que eu sei é que a conversa de "no meu tempo" ou "quando eu era puto" não funciona na maioria dos casos.

São coisas diferentes, os dias de hoje dos dias de ontem.
Não podes usar os critérios de ontem, e aplicá-los nos dias de hoje.

Imagem de perfil

De pedrocs a 30.10.2008 às 00:21

Acho que causaste um rasgão no espaço-tempo com este último comentário.

Não estava a criticar o teu post, nem as tuas dúvidas sobre a escola, estava meramente a fazer uma constatação daquelas tipo "bolas, as coisas, não parecendo, são muito diferentes agora".

Sim, eu sei que comecei com "isto é uma mariquice", mas se assim não fosse, não seria um comentário meu. :-)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.10.2008 às 09:03

Eu percebi o que querias dizer, mas este é um tema com que me debato com frequência...... como é que caraças se escolhe uma escola boa?

Tive uma sorte do caraças na primeira escola do meu filho, não tive tanta sorte na segunda (longe disso), e os métodos de escolha foram os mesmos, com a actual estou satisfeita, mas sei que tenho de mudar (para o ano é o último ano da escola), e gostava que o principal factor não fosse a porra da sorte.
Imagem de perfil

De pnf a 30.10.2008 às 11:26

Estou numa situação semelhante à tua - escolha de uma nova escola para a minha filha. E estou com os mesmos problemas de esolha, por falta de forma de comparar as várias escolas.
Até agora tenho feito uma pré-selecção baseando-me no diz-que-disse da minha "rede social"...
É bom critério? Talvez não. Mas não há muitos mais.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.10.2008 às 11:33

Pois, esse é meu ponto, e além disso, o diz que disse é muito pouco objectivo, na medida em que pais diferentes querem escolas diferentes, ou querem coisas diferentes das escolas.

A segunda escola do meu filho revelou-se uma péssima experiência, mas conheço quem esteja muito satisfeito com essa mesma escola.

Critérios objectivos, baseados numa classificação, não só os rankings, mas a segurança (dentro e fora de portas), a alimentação, as actividades extra-curriculares, as instalações..... há uma série de coisas que faltam, para que os pais possam escolher, se quiserem.

Por isso, quando surgem os rankings, a malta agarra-se a eles, porque apesar de sabermos que são uma porcaria, são algo palpável, e não há mais nada.

Sem imagem de perfil

De Tomahock a 30.10.2008 às 12:30

Já sabes onde se pode encontrar o ranking online?
Sem imagem de perfil

De Marta^^ a 30.10.2008 às 19:00

Está aqui:

http://jn.sapo.pt/infos/ranking.pdf

Sem imagem de perfil

De João Tomé a 01.11.2008 às 20:34

Observando o ranking e conhecendo a escola por experiência própria eu aconselharia a Secundária Raúl Proença. Frequentei do 7º ao 12º e sempre primou por óptimos professores, algumas actividades e boas instalações. No ranking está em 45º, mas só contabilizando as escolas públicas é a 13ª. Tem uma grande vantagem que poderá ser desvantagem para lisboetas: é nas Caldas da Rainha.
;)

Comentar post






Arquivo