Mail de contacto
jonas (arroba) co.sapo.pt
subscrever feeds
links
Recentemente

Atenção - Pais e mães de ...

Prazeres analógicos

Jon Stewart e a Internet

Bullying ou rufias (como ...

Oscars

Em dia de Oscar

A história de Portugal em...

O que é que a Nigella tem...

Os novos abutres

O problema é que já não s...

Qual Bimby, qual caraças

The moon, come to earth

Contradições maternais

Jobs disse (em Portugal n...

A verdadeira questão

Inocência

A importância da língua

Silêncios

Dia dos namorados

E depois....

Abertura do ano judicial

Dia da memória das vítima...

Parece que hoje é dia de ...

Sá Pinto

O humor português é rápid...

A ACAPOR e os downloads i...

Marketing directo

Burrice blogosférica

/me é tia - Take 3

Cara Blogosfera

Convite para um grupo no ...

Haiti

American Idol

Star Wars in concert

A vaga de frio

Caro Governador Civil de ...

Hoje é dia de festa

Os simpáticos

Lá ando eu à volta das es...

Parece que afinal os espa...

Droguem-nos

Refrescante

Sabemos que é a mulher qu...

Acordo ortográfico

Balanços - mas para a fre...

Tarefas cumpridas - Post ...

Filmes pipoca

Saldos

Perpetuar as tradições

E depois do Natal

Arquivo
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008
Prazo de validade

Há uns dias encontrei um antigo colega. Trabalhou comigo no SAPO, há cerca de 8 anos, e depois saiu. A meio da troca de galhardetes da praxe ele sai-se com um bombástico:

-Então e tu? Onde é que estás? Claro que já não estás no SAPO, certo?

 

E eu sorri e confirmei o impossível. Ainda estou no SAPO.

 

Ultrapassei rapidamente a expressão de espanto e estupefacção que me devolveu, continuámos com a conversa óbvia e previsível até ao fim e despedimo-nos.

 

Mas fiquei a pensar.

 

Antigamente, os nossos pais e, sobretudo, os nossos avós, tinham um emprego para a vida. E os que não tinham sonhavam ter.

 

Hoje as coisas estão, felizmente, um pouco diferentes, pelo menos na área onde me movimento, apesar de não haver muitas alternativas de jeito.

 

Mas, quando é que uma relação colaborador/entidade patronal chega ao fim do seu prazo de validade?

 

Como é que se identifica o momento em que se deve começar a pensar em mudar de ares? Quando as pessoas recorrem à nossa memória para identificar a origem de um projecto? Quando temos um arquivo de fotos melhor e mais rico (e mais divertido, já agora) dos colaboradores da empresa?

Quando sentimos que nos habituámos à empresa e esta se habituou a nós?

 

Quando?



publicado por Jonasnuts às 10:06
link do post | comentar |

14 comentários:
De a.almeida a 23 de Outubro de 2008 às 11:36
...quando os ordenados em atraso entram no 6º mês de gravidez, por exemplo. Por mim ainda vai no 4º mês mas é nestas alturas que começamos a pensar em dar de frosques. O problema, o que nos retém, é...para onde?
...Será que há vaga no Sapo?


De Jonasnuts a 23 de Outubro de 2008 às 12:46
Tanto quanto sei, no SAPO, estamos sempre à procura de competências das boas :)

Mas eu não me refiro à questão da remuneração. Se esse fosse o único factor, eu já não estaria no SAPO há muito tempo.


De pnf a 23 de Outubro de 2008 às 11:46
Fazes as perguntas que há muito martelam na minha cabeça, também. Não sei a resposta.
Só sei que por vezes sinto-me um extraterrestre, quando me lembro que trabalho há 12 anos na mesma empresa.


De Pedro Santos a 23 de Outubro de 2008 às 12:12
Falando por mim, é quando o que faço já não puxa por mim. E quando as coisas não puxam nós ficamos acomodados, perdemos interesse e pica de trabalhar e vamos perdendo eficácia e rentabilidade.

Portanto, das duas uma: ou a empresa me muda de projecto periodicamente (acho que 6-9 meses é um bom periodo), ou então há que procurar eu outro poiso.

Por outro lado há pessoas que não se importam de ficar décadas a fazer a mesma coisa todos os dias... são feitios. :)


De Jonasnuts a 23 de Outubro de 2008 às 12:42
Mesmo mudando de projecto (coisa que tenho feito amiúde por aqui, já devo ter passado, de alguma forma pela grande maioria dos projectos do SAPO).

Quanto a puxar, eu nesse aspecto acho que temos de puxar e temos de ser puxados, e isso funciona.


De Pedro Dias a 23 de Outubro de 2008 às 12:13
Eu acho que a altura de mudar vem quando se sente que já não podemos aprender/ensinar nada no local de trabalho; entramos na "rotina rotineira" e acomodamo-nos.

O que mais me custava era de trabalhar em sítios que sabia que ao voltar para casa nada tinha mudado, nem neles nem em mim -- mesmo as mais pequenas coisas. Ou que as ideias para tentar inovar eram mortas á nascença por comodidade de quem não acredita.

My 2c :)


De pedrocs a 23 de Outubro de 2008 às 12:53
O SAPO é a melhor empresa da nossa área. Mudar... para onde?


De Jonasnuts a 23 de Outubro de 2008 às 13:09
Há muita coisa na minha área. O online tem cada vez mais importância. Tu não farias mais bem feito qualquer supermercado online dos que existem em Portugal? Não farias melhor do que qualquer livraria online do que as que existeme em Portugal? Não farias melhor que a maioria dos sites de órgãos de comunicação social que existem em Portugal?

É que há tanta coisa mal feita, que não seria difícil mudares de empresas e manteres-te numa área onde pudesses ser uma mais-valia.

Ok, não tem o mesmo volume que tem o SAPO, é um facto, mas isso seria parte do desafio, não? :)


De pedrocs a 23 de Outubro de 2008 às 17:40
Mas quase de certeza que qualquer desses supermercados e livrarias falhariam redondamente no ambiente e atitude que existem no SAPO.


De Jonasnuts a 23 de Outubro de 2008 às 21:42
Porquê? :)

Como é que sabes?


De pedrocs a 24 de Outubro de 2008 às 13:07
Porque fui a muitos clientes e era sempre a mesma coisa, no entanto trabalhar com o sapo (mesmo antes de trabalhar cá), era sempre um bocadinho diferente.



De Mario Andrade a 23 de Outubro de 2008 às 13:21
Eu sempre vi o Sapo como "a empresa" que gostava de trabalhar, alias já tive oportunidade de expressar isso por diversas vezes.

Acredito que estando no Sapo se consegue uma certa estabilidade e á vontade na vida que permite ter alguma harmonia, algo que não é assim tão fácil de encontrar.

Sempre que tomei alguma decisão de mudança foi porque senti que era necessário para evoluir ou conseguir algo mais de mim.

Duvido que seja o teu caso Jonas mas se sentes que tens de mudar, muda e um dia poderás olhar para trás e dizer "Mudasti, Mudasti!" :)


De Jonasnuts a 23 de Outubro de 2008 às 13:24
Eu tenho mudado ao longo dos tempos, não foi isso que despoletou o post.

Eu não sinto que tenha de mudar, e não gosto de mudar por mudar, gostava era de saber se alguém conhece o ponto g da mudança :)



De theMage a 23 de Outubro de 2008 às 14:12
Olá Jonas,

Eu acho que quando chega a altura de mudar de ares tu percebes. Mesmo quando está como sapo na panela a ferver, vais acabar por perceber que chegou (ou já passou) a hora de saltar.

E este teu post inspirou-me a fazer algo que tenho feito pouco, escrever eu próprio um... Chama-se, tal como o teu Prazo de Validade (http://themage.bliker.com/view/prazo-de-validade.html).

mpn


Comentar post

pesquisar neste blog
 
Ensitel
Quem chega aqui por via duma busca por Ensitel, é ver os episódios aqui:

Take 1

Take 2

Take 3

Take 4

Take 5

Take 6

tags

todas as tags

Comentários
Está a ver? Não estamos sozinhos na incompetência....
Consulte aqui a agenda das tournées deste espectác...
Estúpido é quem, na área de negócio que devia domi...
Confirmo tudo o que dizes e obrigado. Vou já encom...
A semana tem 7 dias e infelizmente só 2 dias de fi...
blogs SAPO