Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Prazo de validade

por jonasnuts, em 23.10.08

Há uns dias encontrei um antigo colega. Trabalhou comigo no SAPO, há cerca de 8 anos, e depois saiu. A meio da troca de galhardetes da praxe ele sai-se com um bombástico:

-Então e tu? Onde é que estás? Claro que já não estás no SAPO, certo?

 

E eu sorri e confirmei o impossível. Ainda estou no SAPO.

 

Ultrapassei rapidamente a expressão de espanto e estupefacção que me devolveu, continuámos com a conversa óbvia e previsível até ao fim e despedimo-nos.

 

Mas fiquei a pensar.

 

Antigamente, os nossos pais e, sobretudo, os nossos avós, tinham um emprego para a vida. E os que não tinham sonhavam ter.

 

Hoje as coisas estão, felizmente, um pouco diferentes, pelo menos na área onde me movimento, apesar de não haver muitas alternativas de jeito.

 

Mas, quando é que uma relação colaborador/entidade patronal chega ao fim do seu prazo de validade?

 

Como é que se identifica o momento em que se deve começar a pensar em mudar de ares? Quando as pessoas recorrem à nossa memória para identificar a origem de um projecto? Quando temos um arquivo de fotos melhor e mais rico (e mais divertido, já agora) dos colaboradores da empresa?

Quando sentimos que nos habituámos à empresa e esta se habituou a nós?

 

Quando?

Autoria e outros dados (tags, etc)



14 comentários

Sem imagem de perfil

De a.almeida a 23.10.2008 às 11:36

...quando os ordenados em atraso entram no 6º mês de gravidez, por exemplo. Por mim ainda vai no 4º mês mas é nestas alturas que começamos a pensar em dar de frosques. O problema, o que nos retém, é...para onde?
...Será que há vaga no Sapo?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.10.2008 às 12:46

Tanto quanto sei, no SAPO, estamos sempre à procura de competências das boas :)

Mas eu não me refiro à questão da remuneração. Se esse fosse o único factor, eu já não estaria no SAPO há muito tempo.
Imagem de perfil

De pnf a 23.10.2008 às 11:46

Fazes as perguntas que há muito martelam na minha cabeça, também. Não sei a resposta.
Só sei que por vezes sinto-me um extraterrestre, quando me lembro que trabalho há 12 anos na mesma empresa.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 23.10.2008 às 12:12

Falando por mim, é quando o que faço já não puxa por mim. E quando as coisas não puxam nós ficamos acomodados, perdemos interesse e pica de trabalhar e vamos perdendo eficácia e rentabilidade.

Portanto, das duas uma: ou a empresa me muda de projecto periodicamente (acho que 6-9 meses é um bom periodo), ou então há que procurar eu outro poiso.

Por outro lado há pessoas que não se importam de ficar décadas a fazer a mesma coisa todos os dias... são feitios. :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.10.2008 às 12:42

Mesmo mudando de projecto (coisa que tenho feito amiúde por aqui, já devo ter passado, de alguma forma pela grande maioria dos projectos do SAPO).

Quanto a puxar, eu nesse aspecto acho que temos de puxar e temos de ser puxados, e isso funciona.
Sem imagem de perfil

De Pedro Dias a 23.10.2008 às 12:13

Eu acho que a altura de mudar vem quando se sente que já não podemos aprender/ensinar nada no local de trabalho; entramos na "rotina rotineira" e acomodamo-nos.

O que mais me custava era de trabalhar em sítios que sabia que ao voltar para casa nada tinha mudado, nem neles nem em mim -- mesmo as mais pequenas coisas. Ou que as ideias para tentar inovar eram mortas á nascença por comodidade de quem não acredita.

My 2c :)
Imagem de perfil

De pedrocs a 23.10.2008 às 12:53

O SAPO é a melhor empresa da nossa área. Mudar... para onde?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.10.2008 às 13:09

Há muita coisa na minha área. O online tem cada vez mais importância. Tu não farias mais bem feito qualquer supermercado online dos que existem em Portugal? Não farias melhor do que qualquer livraria online do que as que existeme em Portugal? Não farias melhor que a maioria dos sites de órgãos de comunicação social que existem em Portugal?

É que há tanta coisa mal feita, que não seria difícil mudares de empresas e manteres-te numa área onde pudesses ser uma mais-valia.

Ok, não tem o mesmo volume que tem o SAPO, é um facto, mas isso seria parte do desafio, não? :)
Imagem de perfil

De pedrocs a 23.10.2008 às 17:40

Mas quase de certeza que qualquer desses supermercados e livrarias falhariam redondamente no ambiente e atitude que existem no SAPO.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.10.2008 às 21:42

Porquê? :)

Como é que sabes?
Imagem de perfil

De pedrocs a 24.10.2008 às 13:07

Porque fui a muitos clientes e era sempre a mesma coisa, no entanto trabalhar com o sapo (mesmo antes de trabalhar cá), era sempre um bocadinho diferente.

Sem imagem de perfil

De Mario Andrade a 23.10.2008 às 13:21

Eu sempre vi o Sapo como "a empresa" que gostava de trabalhar, alias já tive oportunidade de expressar isso por diversas vezes.

Acredito que estando no Sapo se consegue uma certa estabilidade e á vontade na vida que permite ter alguma harmonia, algo que não é assim tão fácil de encontrar.

Sempre que tomei alguma decisão de mudança foi porque senti que era necessário para evoluir ou conseguir algo mais de mim.

Duvido que seja o teu caso Jonas mas se sentes que tens de mudar, muda e um dia poderás olhar para trás e dizer "Mudasti, Mudasti!" :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.10.2008 às 13:24

Eu tenho mudado ao longo dos tempos, não foi isso que despoletou o post.

Eu não sinto que tenha de mudar, e não gosto de mudar por mudar, gostava era de saber se alguém conhece o ponto g da mudança :)

Sem imagem de perfil

De theMage a 23.10.2008 às 14:12

Olá Jonas,

Eu acho que quando chega a altura de mudar de ares tu percebes. Mesmo quando está como sapo na panela a ferver, vais acabar por perceber que chegou (ou já passou) a hora de saltar.

E este teu post inspirou-me a fazer algo que tenho feito pouco, escrever eu próprio um... Chama-se, tal como o teu Prazo de Validade (http://themage.bliker.com/view/prazo-de-validade.html).

mpn

Comentar post






Arquivo