Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Speechless

Jonasnuts, 20.10.08

Mão amiga fez-me chegar uma mensagem de spam que, depois de lida, pensei que fosse uma daquelas coisas cómicas que circulam por aí, infectando mailboxs. Mas esta era cómica, e por isso é que ma fizeram chegar.

 

Então, esta missiva referia um curso de estratégias de comunicação e assessoria mediática, e o título era chamativo - "Blogues passam a integrar pós-graduação única no País", no ISLA.

 

Até aqui nada de novo, acho muito bem e apropriado.E continuam depois:

"O estudo do fenómeno dos blogues, segundo Nicolau Santos, é uma das principais atracções do 6.º Curso de Pós-Graduação em “Estratégias de Comunicação e Assessoria Mediática” que arranca no ISLA, em Lisboa, já em Novembro próximo. O curso, que se estenderá até Julho de 2009, inclui 12 módulos de aprendizagem. As inscrições encerram a 31 de Outubro."

 

Ok, embora Nicolau Santos não seja a primeira pessoa que me ocorre quando penso em Blogs, é sem dúvida uma referência no jornalismo, em Portugal, e parece-me ser uma pessoa sensata e com sensibilidade (quer jornalística quer da outra) para poder tratar do tema com a atenção e respeito que este merece.

 

Por esta altura pensei que a tal mão amiga me estivesse a recomendar a frequência deste curso de pós graduação. E continuei a ler, para de imediato perceber que não, afinal a minha intuição inicial confirmava-se, era mesmo uma brincadeira:

 


"O módulo relacionado com a análise de blogues e seu impacte, ministrado pelo director-adjunto do semanário Expresso, é mais uma aposta do curso que tem Francisco Moita Flores como director e José Bartolomé Duarte e António de Sousa Duarte como directores-executivos."

 

Ri-me, claro. Percebi porque é que me tinham enviado o mail. Era um mail humorístico.

 

Francisco Moita Flores à frente de um curso sobre estratégias de comunicação e assessoria mediática só poderia ser uma anedota, na medida em que o ISLA tem alguma tradição de seriedade.

 

Pelo sim pelo não, questionei a mão amiga, pedindo confirmação de que se tratava de facto, de uma dose de bom humor matinal. A resposta não se fez esperar, com um enigmático smile e uma oferta da revistinha "Despertai".

 

Ok, vamos tirar teimas. Isto é de certeza uma piada, mas, convém não esquecer, estamos em Portugal.

 

Site do ISLA.

Cheguei lá rapidamente, ali, ao sítio onde, preto no branco, a piada deixou de ser piada e passou a ser um facto, real.

 

Verdade seja dita que, consultando o plano de estudos, verificamos que na realidade, Francisco Moita Flores não lecciona nenhuma das cadeiras do curso. Mas, mesmo assim, é o Director da Coisa.

 

Pode ser que esse facto explique os requisitos mínimos ou, como lhes chamam "as condições de acesso":

 

"Formação ou experiência nas áreas de ciências humanas (nomeadamente: comunicação, jornalismo, marketing, publicidade, relações públicas, assessoria, entre outros), ciências económicas, ciências políticas e ciências da educação; gestores de conta; assessores de imprensa de autarquias e empresas; empresários."

 

 

É uma pós-graduação abrangente, portanto. E tem número limitado de inscrições, ou, como lhes chamam, numerus clausus. 30 pessoas. 30 desgaraçados que, das duas uma, ou não pescam absolutamente nada do tema (pelo que não deveriam fazer uma pós-graduação), ou pessoal que está ali só para enriquecer o currículo, o que também me parece pateta.

 

Fiquei sem saber se havia de me inscrever no curso, se havia de fazer um post.

Fiquei-me pelo post, que tenho coisas mais interessantes onde aplicar as horas do curso (207 no total), e porque se tivesse cerca de €3.000 para gastar, gastá-los-ia em algo mais útil. Uma Bimby, por exemplo. E ainda sobrava.

28 comentários

Comentar post