Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Speechless

por jonasnuts, em 20.10.08

Mão amiga fez-me chegar uma mensagem de spam que, depois de lida, pensei que fosse uma daquelas coisas cómicas que circulam por aí, infectando mailboxs. Mas esta era cómica, e por isso é que ma fizeram chegar.

 

Então, esta missiva referia um curso de estratégias de comunicação e assessoria mediática, e o título era chamativo - "Blogues passam a integrar pós-graduação única no País", no ISLA.

 

Até aqui nada de novo, acho muito bem e apropriado.E continuam depois:

"O estudo do fenómeno dos blogues, segundo Nicolau Santos, é uma das principais atracções do 6.º Curso de Pós-Graduação em “Estratégias de Comunicação e Assessoria Mediática” que arranca no ISLA, em Lisboa, já em Novembro próximo. O curso, que se estenderá até Julho de 2009, inclui 12 módulos de aprendizagem. As inscrições encerram a 31 de Outubro."

 

Ok, embora Nicolau Santos não seja a primeira pessoa que me ocorre quando penso em Blogs, é sem dúvida uma referência no jornalismo, em Portugal, e parece-me ser uma pessoa sensata e com sensibilidade (quer jornalística quer da outra) para poder tratar do tema com a atenção e respeito que este merece.

 

Por esta altura pensei que a tal mão amiga me estivesse a recomendar a frequência deste curso de pós graduação. E continuei a ler, para de imediato perceber que não, afinal a minha intuição inicial confirmava-se, era mesmo uma brincadeira:

 


"O módulo relacionado com a análise de blogues e seu impacte, ministrado pelo director-adjunto do semanário Expresso, é mais uma aposta do curso que tem Francisco Moita Flores como director e José Bartolomé Duarte e António de Sousa Duarte como directores-executivos."

 

Ri-me, claro. Percebi porque é que me tinham enviado o mail. Era um mail humorístico.

 

Francisco Moita Flores à frente de um curso sobre estratégias de comunicação e assessoria mediática só poderia ser uma anedota, na medida em que o ISLA tem alguma tradição de seriedade.

 

Pelo sim pelo não, questionei a mão amiga, pedindo confirmação de que se tratava de facto, de uma dose de bom humor matinal. A resposta não se fez esperar, com um enigmático smile e uma oferta da revistinha "Despertai".

 

Ok, vamos tirar teimas. Isto é de certeza uma piada, mas, convém não esquecer, estamos em Portugal.

 

Site do ISLA.

Cheguei lá rapidamente, ali, ao sítio onde, preto no branco, a piada deixou de ser piada e passou a ser um facto, real.

 

Verdade seja dita que, consultando o plano de estudos, verificamos que na realidade, Francisco Moita Flores não lecciona nenhuma das cadeiras do curso. Mas, mesmo assim, é o Director da Coisa.

 

Pode ser que esse facto explique os requisitos mínimos ou, como lhes chamam "as condições de acesso":

 

"Formação ou experiência nas áreas de ciências humanas (nomeadamente: comunicação, jornalismo, marketing, publicidade, relações públicas, assessoria, entre outros), ciências económicas, ciências políticas e ciências da educação; gestores de conta; assessores de imprensa de autarquias e empresas; empresários."

 

 

É uma pós-graduação abrangente, portanto. E tem número limitado de inscrições, ou, como lhes chamam, numerus clausus. 30 pessoas. 30 desgaraçados que, das duas uma, ou não pescam absolutamente nada do tema (pelo que não deveriam fazer uma pós-graduação), ou pessoal que está ali só para enriquecer o currículo, o que também me parece pateta.

 

Fiquei sem saber se havia de me inscrever no curso, se havia de fazer um post.

Fiquei-me pelo post, que tenho coisas mais interessantes onde aplicar as horas do curso (207 no total), e porque se tivesse cerca de €3.000 para gastar, gastá-los-ia em algo mais útil. Uma Bimby, por exemplo. E ainda sobrava.

Autoria e outros dados (tags, etc)



28 comentários

Sem imagem de perfil

De FlaviaPM a 20.10.2008 às 14:59

Olha que aconselho vivamente a compra da Bimby. É mesmo uma maravilha e faz todos os jantares lá de casa.
Quanto ao curso nada a dizer, apenas queria deizar claro que ri-me imenso com o post.
:)
Sem imagem de perfil

De Pedro Rebelo a 20.10.2008 às 16:02

É desta que convenço a entidade patronal a subsidiar uma formação académica em grande...
Imagem de perfil

De me a 20.10.2008 às 15:36

Eu a ler e a pensar: Mais uma das piadas da Jonas sobre o FMF!
[Glup!!!]

Vai por mim aplica na Bimby... o valor dá para trê!
Sem imagem de perfil

De Pedro Aniceto a 20.10.2008 às 16:02

Eu não dou 3.000 Euros por isto. Se ainda tivesse o Pacheco Pereira como assessor do Director do Curso...
Imagem de perfil

De joao moreira de sá a 20.10.2008 às 16:22

Oh! ISLA meu gentil que te partiste... no que tu te tornaste...
Sem imagem de perfil

De inespera a 20.10.2008 às 18:03

Pois eu lamento a escolha... um post!?!

Se se inscrevesse veja só a quantidade de posts sumarentos que poderiamos usufruir...

Oh que pena.
Sem imagem de perfil

De a.almeida a 20.10.2008 às 19:17

Devo ser o único que ainda não percebeu totalmente o porquê de tanta "porrada" no Moita Flores. Mas parece que a antipatia pelo FMF mora por outros lados.
Do que conheço do homem público, é uma pessoa extremamente competente, em várias áreas. É certo que cometeu o "pecado" de meter as mãos pelos pés" na questão dos blogues, mas penso que não se justifica tanto desamor.
Vá lá...não custa nada perdoar ao homem.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.10.2008 às 19:25

Eu só sei que, numa área onde apareceu como competente, não pescava um boi do assunto, logo num tema que eu, mais coisa menos coisa, conheço. Logo, se ele aparece como competente numa área que eu sei que ele não domina, o que é que me garante a competência dele noutras áreas?

Sem imagem de perfil

De Annuska a 21.10.2008 às 13:14

Cara Jonasnuts,
Tem toda a razão. Já frequentei essa pós-graduação e não passa mesmo de uma fraude.
Os directores do curso Bartolomé Duarte e António Sousa Duarte, na minha opiniã, não percebem nada de comunicação. Aliás, se for à procura do site da agência deles não encontra em lado nenhum. Porque será?
E quanto ao Sr. Moita Flores, em 9 meses de curso nunca pôs lá os pés.
Por último, queria lembrar-he Jonasnuts que gostei muito da aula que me deu nesta mesma pós-graduação sobre a criação do Sapo e sobre Blogues.
Está lembrada?


Sem imagem de perfil

De Maria Antonieta a 21.10.2008 às 15:22

Concordo plenamente com o último comentário!

Também fui aluna do curso e tenho a dizer que esses dois gajos de facto não percebem nada do que andam a dizer! Para não falar que são umas pessoas execráveis! Até porque, fiquei a saber menos do que sabia quando entrei (no que respeita ao que me foi "des"ensinado por eles!).


Já agora, sabiam que aquela história de "o melhor aluno do curso ter direito a um estágio na ADBD Communicare" é uma grande treta? Pois é, ficam a saber! XD


Ah! E é verdade que a Bimby é uma grande invenção!!!! eheheheh


Bjs
Sem imagem de perfil

De franjinhas a 21.10.2008 às 17:21

Acho incrível o teor dos comentários que a malta tá a fazer. Eu por acaso fiz o curso e adorei. Havia modulos a mais mas os professores eram competentes e aprendi imenso com os casos praticos.
Sem imagem de perfil

De maria a 21.10.2008 às 17:28

Frequentei a pós-graduação do Isla em Estratégias de Comunicação. Por ter obtido uma boa classificação final, fui convidada a trabalhar na agência dos responsáveis do curso. Aceitei e cá estou há já ano e meio. Depois do que aprendi tem sido uma experiência extraordinária. Pela minha parte só tenho a dizer bem, mas compreendo perfeitamente certo tipo de opiniões - sobretudo daqueles que só passaram porque os professores já estavam fartos de os chumbar e daqueles cujas empresas lhes pagaram o curso para andar a brincar. Enfim, os medíocres e incapazes do costume.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.10.2008 às 14:57

O desespero é tão grande que até assumem falsas identidades para defender os ditos professores.
Já que diz que está na ADBD então porque não se identifica?
Porque nao coloca o endereço do site da ADBD? (não existe, não é?) E já agora o seu mail.
Já que é intima desses professores, então, devia estar a par das notas desta última edição do curso e assim não teria escrito tantas mentiras.
Lanço-lhe mais um desafio, publique aqui o nome do novo estagiario da ADBD, isto é, o melhor aluno desta última edição da pós-graduação...

Sem imagem de perfil

De Farfalhas a 23.10.2008 às 14:49

Olá a todos! Devo confessar o meu espanto relativamente à leitura de alguns posts anteriores... Não exista qualquer sombra de dúvida que a idiotice em Portugal não só não tem limites, como faz carreira (de sucesso!). Aliás, é por essa razão que estamos (para lá) da cauda da Europa! Mas devo admitir que os blogs que mais me surpreenderam foi de facto o blog do “franginhas” e da “maria”...Isto porque (estranhíssima coincidência – ou não) serem os únicos dois blogs que saem em defesa da (alegada) competência dos senhores em questão (e note-se) com apenas 7 minutos de intervalo...! Hmmm, curioso não?!?! Se eu não acreditasse que esses senhores não praticam a chamada “contra-informação” diria que (como se diz em bom português) “aqui há gato!” lol Mas considerações pessoais à parte... Frequentei esse curso, pelo que falo de experiência própria... A verdade meus amigos, é que é um “engodo” para que se pague bem para o vazio de informações e projectos que se recebe! Oco de conteúdo e com manifesta imcompetência por parte daqueles que (supostamente) deveriam ser a “fina flor” do ramo!

P.S. – Homens de bigode é algo do século passado! Que tal uma limpeza facial??

Bj

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo