Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



O tema do dia

por jonasnuts, em 16.10.08

Parece que há já algum tempo anda a ser debatida a forma como correu e decorreu a formação proporcionada aos professores/coordenadores de TIC, no âmbito do Magalhães.

 

É ver o post que deu origem à coisa, que me chegou via Chichas.

 

Eu, por acaso, tenho uma opinião ainda mais radical que a da maioria das pessoas (pelo menos do que vi, quer nesse post quer nos comentários).

 

Qualquer professor/corrdenador de TIC que precise de formação para usar o Magalhães, principalmente se se tratar de uma formação de 2 dias, não merece ser professor/coordenador de TIC.

 

O Magalhães é um computador para crianças, qualquer professor, com dois dedos de testa, sobretudo se for competente na área que lhe compete (TIC), esmifra aquilo em meia dúzia de horas, sem precisar de fadunchos, folclores, senhoras estrangeiras e demais fantochadas.

Autoria e outros dados (tags, etc)



10 comentários

Imagem de perfil

De pnf a 16.10.2008 às 12:30

Essa é que é essa! Quem não sabe mexer naquilo, não pode ensinar nada a ninguém. A minha filha de 5 anos já usou o magalhães na fnac e foi sempre a abrir. Dúvidas e dificuldades: zero!
Imagem de perfil

De esquisito a 16.10.2008 às 12:45

Com meia dúzia de horas 'tás a dar uma margem de segurança aí de 5 horas, certo?
Imagem de perfil

De pechanense a 16.10.2008 às 13:58

Na semana passada reparei nesse blog e guardei-o no SAPO Links. Ontem resolvi fazer um post (dizendo quase nada) com links ao blog, ao vídeo do "Marinheiro Magalhães", a mais um vídeo dos Contemporâneos e dos Gatos e no fim, uma das tags que coloquei foi "humor".
Sem imagem de perfil

De Marco a 16.10.2008 às 14:12

Maria João, eles foram "convidados" a ir. Acredita que 90% dos professores(coordenadores) que lá estavam, não queriam lá estar.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 16.10.2008 às 14:16

Sim, eu conheço esse tipo de "convites", já me tocaram alguns semelhantes.

Mas se não queriam lá estar, porque é que participaram tão afanosamente nos trabalhos?

Eu entendo que o clima propicía alguns excessos de zelo, mas não precisavam de ser tão zelosos, expondo-se ao ridículo daquela maneira.
Sem imagem de perfil

De a.almeida a 16.10.2008 às 16:23

Tal como diz o Marco, estou certo que a maioria participou contrafeita.
Por outro lado, não me surpreende que alguns profs de TIC tenham realmente muito a aprender.
Não raras vezes sou interpelado por um colega, prof de TIC, a ensinar-lhe coisas básicas no Word, Excel e por aí fora. Por vezes interrogo-me o que é que ele ensinará aos alunos.
Imagem de perfil

De Gifty a 16.10.2008 às 19:22

A questão é que grande parte dos responsáveis pelas TIC nas escolas não têm qualquer formação na área. O mau pai, por exemplo, é coordenador de TIC lá da escola na terra e o que ele sabe é mesmo o básico da utilização da óptica do utilizador. E porquê? Porque o ministério não quer pagar a gente formada para fazer esse trabalho... Aproveitam a mão de obra já existente nas escolas e com a mínima curiosidade pelas tecnologias para desempenhar esse papel. Naturalmente, há muita coisa que não dominam... e que custa a entrar, até porque, são pessoas já de uma certa idade e que sempre fizeram as coisas da mesma forma.

Quantas vezes o meu pai não teve já que recorrer a serviços de técnicos de informática porque se viu à rasca com um problema na rede ou a configurar alguma coisa nos computadores da escola? N vezes...

Enfim. Não dá para entender...
Imagem de perfil

De Gifty a 16.10.2008 às 19:22

*meu pai

claro. :-)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 16.10.2008 às 19:48

O teor do comentário não dava para pensar que mau não fosse apenas um erro :)
Sem imagem de perfil

De Marco a 17.10.2008 às 01:20

eu li meu, e não mau, só qd a correcção é que vi que estava escrito mau.

Comentar post






Arquivo