Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Alguém se lembra?

por jonasnuts, em 03.10.08

Sem ser ontem à noite, quando é que a Internet em Portugal atascou, e por que motivo?

 

Eu sei, mas vocês, sabem?

Autoria e outros dados (tags, etc)



11 comentários

Sem imagem de perfil

De suskind a 03.10.2008 às 20:44

Sei, dois motivos até. Em dias diferentes.
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 03.10.2008 às 21:03

Foi quando o Moita Flores fez um guest post aí num blog qualquer.


Sorry, não resisti. :D


Rui
Sem imagem de perfil

De António Afonso a 03.10.2008 às 21:18

não foi no 11 de setembro?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 03.10.2008 às 23:21

Foi sim senhor :)
Imagem de perfil

De Jorge Soares a 03.10.2008 às 22:07

No dia do "i love you", no 11 de setembro vários sites de noticias deram o berro, mas não foi generalizado.

Já agora Jonas, ontem a Internet não parou, eu passei as duas horas a navegar pelos blogs das outras plataformas, o que parou foi mesmo a plataforma do SAPO, independentemente de quem seja a culpa.

Jorge
Sem imagem de perfil

De Marta a 04.10.2008 às 14:26

É. Eu tambem naveguei por aí. Algumas páginas não funcionavam muito bem mas nem pensei muito no assunto. Só agora percebi porquê.
Sem imagem de perfil

De theMage a 03.10.2008 às 22:16

Eu sei de uma outra data... Nesse dia passei o dia todo a fazer restart a servidores Web, e a gerar versões estáticas da homepage do site onde estava enquanto um colega criava uma página minimalista só com os headlines das últimas noticias do momento...

Lembras-te quem era esse outro colega?

Sem imagem de perfil

De Paulo Querido a 07.10.2008 às 02:00

Ena, que visão tão sapo-cêntrica da Internet. Eu não dei por nada -- e tinha duas máquinas a bombar tráfego aqui em casa durante todo o jogo, e antes, e depois.
No 11 de Setembro vários sites sofreram do aumento súbito do consumo de informação -- mas é complicado chamar "Internet" a "vários sites" de informação.
Façam um esforço.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 07.10.2008 às 09:25

Olá Paulo. Não sabia que vinhas aqui.

Não sei se percebi (para variar). Eu, que trabalho no SAPO, que tem um número razoável de Clientes sou sapo-cêntrica por dizer que o facto de termos transmitido o Benfica-Nápoles, atascou a Internet. Portanto eu, que tenho os gráficos de peering dos ISPs TODOS no red line à hora do jogo sou sapo-cêntrica, mas tu, que tinhas duas máquinas a bombar tráfego e não deste por nada, achas que nada se passou?

Esquisito. Não devo mesmo ter percebido.

No 11 de Setembro todos os sites informativos sofreram um aumento súbito de procura. Todos atascaram, à excepção da Homepage do SAPO, que se transformou rapidamente numa página única, com notícias ao minuto.

Nesse caso, não foi o SAPO, foi o 11 de Setembro. O facto do SAPO se ter aguentado apenas significa que tinha mais recursos, mais bem geridos. No caso do Benfica-Nápoles, não foi o SAPO, foi Glorioso. Deu-se caso de ser um jogo transmitido pelo SAPO. É só isso.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 07.10.2008 às 09:26

Paulo,

Partindo do vago princípio de que voltas aqui, antecipo já o final da troca de mensagens:

Vamos, como habitualmente, concordar em discordar.

Pronto. Poupei-nos uma carada de tempo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Querido a 07.10.2008 às 11:42

Maria João, eu não venho aqui. Não no sentido de ser leitor regular do teu blogue. Episodicamente, leio-te, como leio episodicamente dezenas de pessoas -- olha, como leio episodicamente o Celso e sim, li o muito útil post dele sobre o jogo. Não percebo a tua estranheza quanto a isso. Ou por outra, percebo, mas vou pretender que não.

Se não percebeste, é porque eu me expresso terrivelmente mal em Português. Mea culpa.

Não, não dei por nada, continuo a afirmá-lo, mesmo correndo o risco de incorrer na ira de alguém que acredita na Divina Maioria, professando a sua douta religião. Talvez por não "vir aqui" ao Sapo com regularidade, nem depender do peering do meu ISP para com o Sapo.

Tu fazes-me lembrar uma amiga minha que vivia nos EUA quando a Internet arrancou. Para ela, a Internet era a AOL (o ISP a quem comprou a primeira ligação). Ficava estupefacta, e sem saber o que fazer, quando via uma página web.

Eu não ataquei o Sapo nem mencionei 1 vez, que fosse, as competências técnicas fosse de quem fosse -- no Sapo ou fora dele. Limitei-me a ousar dizer que não tinha notado que a Internet tivesse "atascado", e que isso era uma visão centrada na experiência de utilizador (nem falei tão pouco em cliente) do Sapo. Escusas de te proteger invocando os batráquios deuses para esta conversa. Não estamos no recreio nem eu sou o menino feio que te puxou os cabelos.

Podes poupar o tempo que entenderes a ti própria -- mas, como calculas, eu declino as tuas instruções sobre o que fazer com o meu tempo. Podes igualmente ficar descansada: sendo visível que o diálogo comigo te incomoda e apoquenta, não voltarei a sujeitar-te a ele. Mesmo que "venha aqui".

Comentar post






Arquivo