Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Antes de mais, que fique claro que, se eu coloco aqui esta tentativa de explicação, for dummies, é porque eu própria precisei que me explicassem, devagarinho, o porquê da coisa. Não achem já que eu venho para aqui escrever, armada em entendida, que sou em algumas coisas, mas não nisto.

 

Então para começar, e para que não restem quaisquer dúvidas, a Internet atascou porque o BENFICA - GLORIOSO é o melhor, maior, mais belo clube de todo o mundo e mais além. Óbvio.

 

E foi precisamente por causa disso que a Internet atascou. O SAPO transmitiu o jogo, e o SAPO está obviamente na rede da PT. Mas nem todos os adeptos, simpatizantes, fãs e demais apreciadores do Benfica têm o seu acesso à Internet fornecido pela PT, isso significa que tiveram de aceder à rede da PT para poderem ver o jogo.

 

Imaginemos que a rede da PT é o Marquês de Pombal, outros fornecedores de acesso à Internet têm uma ligação à rede da PT, que permite aos seus clientes acederem a sites que estão na rede da PT, e vice versa. Estes outros fornecedores de Internet são as avenidas que vão desembocar no Marquês de Pombal. Quem decide o tamanho destas avenidas são essas empresas. Ora, o número de carros que podem entrar no Marquês, vindos de cada uma dessas avenidas, está calculado em função do tráfego normal do dia-a-dia. E para o dia-a-dia o número está bem calculado, e vai funcionando. Passam aqueles carros, e as avenidas que vão dar ao Marquês não entopem.

 

O que o Benfica e o SAPO fizeram ontem foi criar uma hora de ponta da Internet. No meio do Marquês de Pombal estava uma coisa que toda a gente queria ver, e então toda a gente se pôs a caminho do Marquês.

 

Os senhores que mandam nas avenidas que vão dar ao Marquês deitaram as mãos à cabeça, e não puderam fazer nada, porque as avenidas não se alargam assim do pé para a mão. E o que aconteceu foi que quem já estava no Marquês (portanto, os clientes da PT) conseguiram ver o que queriam ver.

 

Os que tentavam chegar ao Marquês pelas avenidas encontravam tudo empancado. E começaram a tentar meter os carros por cima dos passeios, e passar uns por cima dos outros, mas a certa altura, esgotaram definitivamente a capacidade das avenidas. Não dava mesmo mais. Uns ainda estavam suficientemente próximos para irem vendo alguma coisa, mesmo que aos bochechos, interrompidos por um autocarro que passava, ou uma camioneta carregada de qualquer coisa, mas para muitos, o trânsito era tanto que não conseguiram chegar, em tempo útil, ao Marquês.

 

Ora para piorar a coisa, temos também de contar com as pessoas que querem chegar ao Marquês, mas que não têm uma avenida para o efeito. Refiro-me aos clientes das empresas que não têm uma ligação directa à PT e que, por isso mesmo, têm de enviar os seus clientes por umas estradas alternativas, basicamente as pessoas têm de ir ao estrangeiro, entrar na avenida do tráfego internacional e depois chegarem ao Marquês. Só que a rua que lhes permitiria saírem de Portugal também estava cheia, porque, claro, todos os clientes dessa empresa queriam ir ao Marquês, mesmo que isso os obrigasse a darem uma volta ao bilhar grande. Atascaram. É mesmo capaz de ter havido quem tenha optado por fechar as fronteiras, tal era o pandemónio de gente a querer pirar-se.

 

Os poucos que não queriam ir ao Marquês (certamente porque estavam a acompanhar o evento de qualquer outra forma) mas que queriam fazer qualquer coisa na internet, encontravam tudo empancado e atascado, porque o trânsito do Marquês chegava a todo o lado, e entupia a cidade toda. Qualquer pessoa que quisesse chegar à rede da PT, por exemplo, aos Blogs do SAPO, apanhava com o trânsito todo, isto tudo porque os Blogs do SAPO estão, tal como o Benfica estava ontem, no Marquês.

 

Portanto, como podem perceber pelo acima descrito, se não houvesse tanta gente a querer ver o Glorioso, nada disto acontecia. O Benfica é grande. E já agora, para os que estavam a pensar no assunto, a analogia do Marquês não é inocente. Quero ver se durante 2009 lá passo a pé, com a família toda, umas bandeiras à mistura, numa noite feliz.

 

Mensagem a reter? Senhores das avenidas, em dia de jogo do Benfica, alarguem as avenidas, que todo o trânsito vai dar ao Marquês.

Os senhores geeks que aqui vierem, poupem-me com os bits e os bytes, e os megas e os giga e os mega e o peering. Eu não percebo nada disso. Se acharem que há por ali umas avenidas que precisam de ser corrigidas, façam o favor, muito agradecida.

 

A gerência deste estabelecimento agradece a consultoria técnica (e a paciência) do Poingg e do pessoal que fui cravando, nos corredores do SAPO, para me ajudarem a perceber a coisa.

Autoria e outros dados (tags, etc)



22 comentários

Sem imagem de perfil

De Marco Santos a 03.10.2008 às 17:46

Bom post!
Para a próxima vou a pé, ou seja, vou ao estádio...
Sem imagem de perfil

De O Pica Miolos a 04.10.2008 às 15:44

Grande confusão de avenidas que te espetaram.
Só não te disseram que o que aconteceu foi que o SAPO só abriu 60 mil slots, o resto é treta.
Provavelmente porque também sabem que a treta dos 6 milhões de benfiquistas é isso mesmo: treta.

E só uns atrazóides como os adeptos desse clube é que se colam a um ecrã de um computador para ver um jogo.

Volta Moita Flores, que estás perdoado.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.10.2008 às 18:45

Caro anónim.....Pica Miolos,

O SAPO abriu mais do que 60.000 slots, para tua informação. Aliás, em simultâneo estiveram bastantes mais pessoas que isso (69.000 para ser exacta).

Gostava de ver o teu vlube a provocar um engarrafamento assim. So há uma hipótese, se estiver a jogar com o Glorioso.
Sem imagem de perfil

De O Pica Miolos a 04.10.2008 às 15:46

Grande confusão de avenidas que te espetaram.
Só não te disseram que o que aconteceu foi que o SAPO só abriu 60 mil slots, o resto é treta.
Provavelmente porque também sabem que a treta dos 6 milhões de benfiquistas é isso mesmo: treta.

E só uns atrazóides como os adeptos desse clube é que se colam a um ecrã de um computador para ver um jogo.

Volta Moita Flores, que estás perdoado.
Sem imagem de perfil

De Marco a 04.10.2008 às 18:36

Pior do que ficar colado ao ecrã é ler o teu comentário. Escusas de responder, não tenciono ler o segundo.
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 03.10.2008 às 18:55

Foi por isso mesmo que não disse cobras e lagartos hoje no meu blog. Calculei que o problema fosse esse, e nunca directamente vosso.

A analogia que fizeste às ruas e avenidas foi do melhor. Parabéns pelo exercício! E parabéns também à PT, que acabou por fazer uma jogada de marketing fabulosa, de modo a que o pessoal ficasse com um cheirinho da Benfica TV, conseguindo eventualmente angariar mais alguns clientes para a Meo. Quando as coisas são bem feitas eu aplaudo, e neste caso aplaudo também a tua explicação. Obrigado pela atenção.
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 03.10.2008 às 21:20

A nível de marketing, concordo. Onde worko (vendas de outras coisas e MEO também) há algumas pessoas que perguntam pelo canal benfica.

A nível da largura de banda, o SAPO/PT deviam obviamente ter previsto isso... mas pronto, vamos ver o segundo test drive como corre. Há segundo, certo?



Rui
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 03.10.2008 às 21:42

Não é o SAPO/PT que tem de prever isso. São os outros ISP's que têm a obrigação de terem um peering capaz de garantir o acesso. Olha se falhasse o Gmail ou o You Tube. Caía o Carmo e a Trindade!
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 03.10.2008 às 21:46

E porque é que não é o SAPO/PT a ter melhor peering e mais largura de banda do lado DELES?

O problema não ta no ISP: eu abria o SITE bem, o vídeo é que não.


Rui
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 03.10.2008 às 21:53

Realmente, é muito comparável o peso do carregamento de um streaming de vídeo, com o peso que tem o html e as imagens.

O burro fui eu, que respondi a um comentário teu. Quem me mandou, fdx...
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 03.10.2008 às 21:59

Da proxima vez: WinMTR
Saca, usa, e vem cá comentar.

E dispenso sarcasmos. Para isso lia o teu blog.


Rui
Imagem de perfil

De jonasnuts a 03.10.2008 às 23:23

Porque as pessoas não queriam sair do Marquês (caso em que a tua hipótese se aplicaria, da PT para outros ISP), as pessoas queriam entrar no Marquês, e quem gere a largura das avenidas (capacidade do peering) são os outros ISP e não a PT
Sem imagem de perfil

De Gonçalo Silva a 04.10.2008 às 12:36

O principal problema não foi a saturação do peering de alguns ISPs com a telepac. Houve quem tivesse em ISPs sem esses problemas e não conseguiu ver o jogo porque os 60000 slots de streams estava completamente preenchidos do lado dos servidores do sapo.
Contaram-te metade da historia ;)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.10.2008 às 18:42

Não há metade da história, não pretendi contar nenhuma história.

Sim, eu sei que os 60.000 slots estavam anunciados, mas a estrutura estava preparada para mais, e foram mais as pessoas que, em smultâneo, estiveram a ver o jogo, mais precisamente, 69.000 :)
Sem imagem de perfil

De Martins a 10.10.2008 às 10:07

A estrutura estava preparada para mais? Quem te diz que o SAPO não fez filtragem da largura de banda para outros ISP's por gamas de IP?

A capacidade do peering até podia ser suficiente, o problema é que o Marquês não conseguia dar vaza a tanta procura ;)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 10.10.2008 às 10:14

Quem me diz que o SAPO não fez filtragem de largura de banda?
Toda a gente com quem eu trabalho e esteve envlvida nesta operação.

Qual seria o objectivo de prejudicar visitantes que queriam ver o jogo, clientes de outros ISPs? Para isso teríamos transmitido apenas para os nossos clientes do acesso, e não para todos.

Sabendo à partida que toda e qualquer responsabilidade percebida nos seria atribuída (mesmo não sendo nossa), seria palerma prejudicar propositadamente os clientes dos outros ISPs.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 03.10.2008 às 23:22

Para fazeres esse comentário, foi porque não leste o post.
Sem imagem de perfil

De Ricardo Antunes a 03.10.2008 às 22:05

Tanx Jonas.
Sem imagem de perfil

De Eduardo Luís a 05.10.2008 às 14:07

Parabéns pela metáfora espectacular.
Boa posta!

Sem imagem de perfil

De ac a 05.10.2008 às 17:46

muito bem escrito
fundamentalmente, é como ir ao estádio!
nos melhores dias são só 60.000, mas os acessos são paupérrimos.
Sem imagem de perfil

De Abul_Fadl a 05.10.2008 às 22:50

LOL

só podes 'tar a gozar. E eu a pensar que o Benfica tinha jogado com outra equipa.

Benfica joga sozinho para os benfiquistas está visto.
Sem imagem de perfil

De jose carlos a 21.11.2008 às 20:49

BENFICA TV e o maior

Comentar post






Arquivo