Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



O estado da Blogosfera

por jonasnuts, em 23.09.08

Agora que o Technorati publica o seu (agora parece que é anual) Estado da Blogosfera, já sei que serão alguns os meios de comunicação social a pegarem no tema, e nos números astronómicos ali expostos e farão umas peças "giras", porque é moderno e é fashion, falar de Blogs (sim, ainda é).

 

E, aposto, vão falar dos blogs do costume, e vão resumir e reduzir a blogosfera portuguesa à blogosfera mais mediática, porque a outra, nem a conhecem, não sabem da sua existência. A fatia grande da Blogosfera portuguesa passa por baixo do radar da maioria das pessoas, mesmo (sobretudo) às que já andam nestas lides de Blogs há mais tempo.

 

Vão falar dos rendimentos que os Blogs podem proporcionar. Imagine-se, sentado à sua secretária, em sua casa, e a poder ganhar, com o seu Blog, milhares de euros por mês. Vão-se esquecer (se é que sabem), que em Portugal não conheço ninguém a viver exclusivamente do seu Blog (e pode ser que haja um ou dois, mas são uma minoria clara), não há Blogs profissionais, em Portugal.

 

As empresas cada vez mais querem encarar a Blogosfera como um meio de comunicarem com os seus utilizadores, clientes, etc., é legítimo, mas esbarram no amadorismo da coisa. Não só amadorismo do ponto de vista de quem lhes gera a comunicação (o que não faltam são exemplos atabalhoados de empresas a entrarem mal, na blogosfera), amadorismo também de quem tem Blogs. E por amadorismo, neste segundo caso, não se entenda como depreciativo. É amadorismo porque são amadores, os Blogs são um Hobby, e nessa perspectiva não podem ser considerados um meio. Os Blogs profissionais raramente são trabalho de uma pessoa só. A partir de um determinado momento passam a ter uma equipa editorial.

 

Não há disso em Portugal. Se eu, enquanto empresa quiser convidar autores de Blogs para estarem presentes numa conferência de imprensa esbarro, habitualmente, nos horários de trabalho. As conferências de imprensa são durante o horário de expediente. Ou se trata de um Blog profissional, ou dificilmente poderá comparecer.

 

Mas, voltando ao estado da Blogosfera, do Technorati, vai dar para uns artigos de jornal, quiçá uma ou outra peça de reportagem, sobre os Blogs, convidarão naturalmente Moita Flores para dar a sua opinião, e pronto. Não vão saber que os hábitos dos americanos são muito diferentes dos nossos e que, mesmo na Europa, os hábitos são muito díspares.

 

E os "estudos" que se fazem sobre Blogs em Portugal pecam pela falta de seriedade, ou de conhecimentos, ou de ambos. Posso estar enganada, mas não conheço nada de jeito ou minimamente fiável e actual. Alguém sabe?

Autoria e outros dados (tags, etc)



9 comentários

Sem imagem de perfil

De susu a 23.09.2008 às 11:54

Bom dia ;) Concordo contigo! É pena mas, como os políticos e os jornalistos, tenho a sensação que vão dar o estado/retrato de uma blogosfera que não é a nossa mas a da "Jetset virtual"..
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.09.2008 às 11:57

JetSet virtual é uma belíssima imagem. Nunca me tinha ocorrido, mas é perfeita :)
Sem imagem de perfil

De a. almeida a 23.09.2008 às 12:03

O retrato está perfeito.
Esta é, no entanto, uma realidade que se aplica a muitas outras coisas da nossa sociedade. Aos media apenas interessa o que se vê, o que está acima da linha-de-água.
No caso da blogosfera, nós (eu pelo menos), os pequeninos, somos o lastro da embarcação: Sustenta, equilibra, mas não se vê.
Resta-nos continuar submersos.
Imagem de perfil

De dottoratoamilano a 23.09.2008 às 12:39

"E os "estudos" que se fazem sobre Blogs em Portugal pecam pela falta de seriedade, ou de conhecimentos, ou de ambos."

Lanço a ideia de fazerem vocês SAPO um, ao menos dos blogs do SAPO. Para mim seria uma ideia interessante. Poder-se-iam abordar todas as questões que lançaste: os blogs como hobby, a relação com a publicidade, as empresas e os blogs, a relação que os media têm com os blogs, etc.

Em relação ao Moita-Flores, o ódio que tenho por ele é um pouco igual ao que tenho por quase todos os opinion-makers. Obviamente que todos nós temos alguma opinião sobre quase tudo. Mas caramba, se é para falar de um certo tema num jornal ou telejornal perante tanta gente, que se chame uma pessoa daquela área específica que perceba realmente do assunto (que é o que acontece, por exemplo, na RTP2), em vez de arranjar um tipo/tipa que fale sobre tudo e mande uns bitaites.
Seja como for, o Moita Flores é mesmo dos piorzinhos... (e depois há o Vasco Polido Valente, a nível dos jornais)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 23.09.2008 às 12:53

Já pensei nisso, um estudo, tendo por base os Blogs do SAPO, mas não me pareceria honesto estar a lançar as conclusões de um estido baseados apenas nos Blogs do SAPO. Somos uma grande parcela da Blogosfera, mas não somos a maior parte (ainda). Pode ser interessante, para verificar determinadas tendências, mas seria sempre tendencioso. Há tipos de Blogs que não usam os Blogs do SAPO. Os Geeks, por exemplo, é mais habitual encontrá-los com uma instalação própria de wordpress. Isso arrevezaria os resultados. Seria pouco honesto. E eu gosto de ser honesta :)
Sem imagem de perfil

De ricardo a 23.09.2008 às 17:26

Jonas,
não tive conhecimento de mais nenhum estudo realizado em Portugal.
Sem imagem de perfil

De Dextro a 23.09.2008 às 19:32

Eu já estou é à espera de me rir com a habitual peça da rubrica "tecnológica" do telejornal da SIC. É que aposto que vai ser igualzinho aos exemplos que deste aqui
Sem imagem de perfil

De Francisco Castelo Branco a 21.07.2009 às 23:04

A blogosfera é o quarto poder... passando mesmo os jornais e tv
Imagem de perfil

De jonasnuts a 21.07.2009 às 23:09

Eu sei. Aliás, sei-o mesmo da melhor forma possível, tendo acesso aos números :)

Só os Blogs do SAPO (que não são a Blogosfera toda, evidentemente), no ranking do netscope, estão à frente de todos os jornais de referência. Em 1º lugar a Homepage do SAPO, em 2º os Blogs do SAPO, seguidos da Bola e do Record (dados de Maio de 200). Com a entrada do Verão, os Blogs desceram um pouco e os desportivos subiram (malfadadas eleições do Benfica Glorioso), mas mesmo assim, não há um único órgão de comunicação social generalista a ultrapassar a audiência dos Blogs do SAPO :)

Comentar post






Arquivo