Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Lápis Azul

Jonasnuts, 06.08.08

Desde o tempo do Terràvista que, uma das minhas tarefas passava por encontrar conteúdos que colidissem com os termos de utilização do serviço, e removê-los, informando o dono dos conteúdos acerca do sucedido, e que cláusula dos termos de utilização é que tinha sido violada.

 

Chamavam-me o Lápis Azul do Terràvista, e por mais que eu tentasse explicar que não se tratava de censura, mas do cumprimento dos termos de utilização, ninguém deixava de me chamar lápis azul (e outras coisas menos simpáticas, ainda deve haver por aí online uns resquícios dos mimos com que me presenteavam :)

 

Há mais de 10 anos, num serviço que estava sob a tutela do Ministério da Cultura, este posicionamento fazia sentido (e mesmo assim foi o que foi, mas pronto, isso agora não interessa nada).

 

Com o evoluir das mentalidades, e dos conteúdos e da internet em geral, esse posicionamento, de alojador "controlador" da moral e dos bons costumes deixou de fazer sentido. Hoje em dia é MUITO raro remover seja o que for, e apenas são removidos os conteúdos que gritante e visivelmente são ilegais. Há anos que não apago um Blog.

 

Mas, é raro o dia em que não chega um pedido de remoção. Pessoas que com o tempo a mais que têm em mãos, andam à cata de conteúdos que pensam ser ofensivos da (sua) moral e dos (seus) bons costumes.

 

Seja porque é um Blog que tem umas maminhas à mostra, seja porque tem uma opinião contrária à do queixoso, seja porque é um Blog que denuncia uma empresa grande, as pressões para que se removam os conteúdos de terceiros, por dá cá aquela palha, sem qualquer legitimidade legal, chegam, todos os dias.

 

Esta coisa das mentalidades educa-se, e é isso que fazemos, aqui, todos os dias. Até já temos uma mensagem de mail pré-definida. Se pensa que é ilegal, deverá apresentar queixa junto das autoridades competentes. Se discorda do que está escrito no Blog (ou na Homepage) em causa, pode sempre usufruir da liberdade de expressão que existe em Portugal desde o 25 de Abril de 1974 e criar um Blog onde exponha os seus pontos de vista.

 

Get a life.

14 comentários

Comentar post