Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



De manhã, queria escrever um post no Blog oficial dos Blogs, e saiu-me aqui. Sinal de que ando a postar lá menos do que posto aqui. Está mal, é preciso corrigir.

 

Mas vem isto a propósito desse tal novo lançamento. Não falo muitas vezes de temas relacionados directamente com o meu trabalho, ou com o SAPO, é mais generalidades, mas neste caso, abro uma excepção, por ser um lançamento pelo qual alguns de nós "lutam" (entre aspas, porque é no bom sentido da palavra) há uns valentes anos (pelo menos 6, no meu caso).

 

Os Blogs do SAPO são os early adopters do SSO do SAPO. Single Sign On (sim, isto é um post meio geek). São também, a partir de hoje, o primeiro serviço a permitir o registo sem obrigar o Utilizador a ter um mail do SAPO. Qualquer pessoa que queira ter um Blog, não precisa de ter um mail do SAPO, pode registar-se usando qualquer endereço de mail.

 

Depois dos Blogs, mais serviços (todos) adoptarão este sistema (uns mais depressa que outros), mas é o caminho que queremos seguir, cada vez mais abertos a todos os utilizadores, sem obrigatoriedades de registos aqui, ali e acolá. O Utilizador usa o que quiser usar, nem mais nem menos.

 

Mais novidades até ao fim do mês, muito mais novidades até ao fim do ano. :)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



24 comentários

Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 01.07.2008 às 19:20

Ena pá! E haverá a possibilidade de alterar o e-mail de registo?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 01.07.2008 às 19:36

Ainda não.

A palavra chave aqui é, ainda :)
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 01.07.2008 às 19:48

O meu receio Jonas, é que fiz o registo com o e-mail de cliente SAPO ADSL, e um dia que possa deixar de ser cliente ADSL por qualquer razão, poderia perder o acesso ao blog. É por isto. E o mesmo se aplica às fotos e aos vídeos.

Mas como dizes «ainda», fico muito mais descansado. E já agora deixa-me que te diga que estou bastante satisfeito com o vosso serviço.

A plataforma anterior deu muito mau aspecto, penso que compreendes. Tive alguns amigos que saíram e não voltaram. Espero que o meu blog seja montra para que regressem.

Eu não paro de experimentar novos serviços do SAPO. O mais recente é o SAPO Links. Porreiro era ter uma conta universal para todos eles, mas enfim, acho que com o tempo chegam lá.

Podemos não ter ganho o Campeonato da Europa, mas deixem que vos diga que os portais espanhóis não oferecem tantas funcionalidades como vocês. Hoje quase que ponho a bandeira e o cachecol na janela. Parabéns!

Imagem de perfil

De jonasnuts a 01.07.2008 às 19:51

Se um dia quiseres deixar de ser cliente adsl, não tens de te preocupar com perder o acesso ao Blog. A nossa prática consiste em alterar o Blog para o endereço de mail que tu indiques.

No prob. :)
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 01.07.2008 às 19:53

Porreiro, pá!
Imagem de perfil

De JoanaTorrado a 01.07.2008 às 23:27

Não terá que se preocupar, se eventualmente, deixar de ser cliente ADSL, o mail continuará activo. O que significa que o poderá continuar a usar enquanto registo nos outros serviços SAPO.

A única coisa que acontece é deixar de estar associado ao pacote ADSL :)
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 01.07.2008 às 23:55

Perfeito! E obrigado pelo esclarecimento Joana! :)

Tenho de ver se arranjo uma t-shirt destas (http://farm4.static.flickr.com/3155/2598192263_b5d3a3e57b.jpg).
Imagem de perfil

De pedrocs a 02.07.2008 às 12:50

Não compreendo pq as pessoas têm este medo... os mails @sapo.pt são grátis e abertos, podes ter uma conta de adsl clix e um mail sapo.pt sem problemas.

Se calhar (muito provavelmente), é uma falha de comunicação da nossa parte...
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 02.07.2008 às 13:29

É porque se trata de um e-mail criado com a activação da conta adsl. Ou seja, o endereço é constituído pelo número de cliente, onde normalmente se faz a comunicação até ao nível de promoções adsl, etc. Não se trata de um mail que tivesse criado por minha iniciativa e mais tarde tivesse associado à conta, ou um mail que tivesse criado por minha iniciativa já com a conta activa. Não sei se me fiz entender. Depois é claro, como não é conveniente ter um endereço cheio de números limitei-me a personalizar essa conta em vez de criar uma nova paralelamente.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 02.07.2008 às 14:58

Não me parece que seja uma questão de medo, é uma questão de obrigatoriedade.
Se já tens um mail, que usas e é o teu endereço de contacto, para que é que precisas de outro?

Ainda por cima, muitos dos serviços comunicavam exclusivamente para o endereço de mail @sapo.pt o que obrigava à utilização desse endereço, que não era aquele a que as pessoas estavam habituadas a usar.

Assim é melhor, quem quiser, regista um, quem não quiser, não regista e usa o seu mail habitual.
Sem imagem de perfil

De João Lúcio a 01.07.2008 às 19:56

Bom, bom. Nos blogs só falta mesmo é o OpenID. E puder publicar num servidor externo e com template feito à pata... se é que isto já não se pode.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 02.07.2008 às 00:27

Publicar num servidor externo?

Template feito à pata já existe (quer com CSS quer com S2).
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 02.07.2008 às 00:50

Penso que o João se refere à disponibilização de um login ftp na nossa conta do blog, e que por sua vez automaticamente ao se criar um post novo, o serviço gere um index.html que enviará para o login ftp que referimos. Basicamente no servidor fora do SAPO ficará apenas o index.html gerado pelos Blogs do SAPO. Penso que seja isto.
Sem imagem de perfil

De João Lúcio a 02.07.2008 às 11:09

No Blogger posso definir um servidor externo, colocar os dados FTP ou SFTP, pasta onde publicar, etc. Isto significa que posso usar o serviço para criar um blog num site, o que é útil para empresas mais pequenas. No Blogger o template é totalmente personalizado. Não apenas as CSS, mas tudo. Posso desenhar uma página e colocar as tags que devolvem conteúdo específico (títulos, datas, quem publicou, texto, etc., etc., etc.).
Sem imagem de perfil

De João Lúcio a 02.07.2008 às 11:11

E ter um blog dentro do domínio da empresa é útil para SEO, imagem e usar o blogger evita custos acrescidos com CMS ou dores de cabeça por causa das vulnerabilidades de CMS de blogs gratuitos.
Sem imagem de perfil

De a. almeida a 01.07.2008 às 23:32

É uma boa medida, certamente. Já falta menos para eu poder lançar um blog no Sapo.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 02.07.2008 às 00:29

O que é que ainda falta? :)
Sem imagem de perfil

De a. almeida a 02.07.2008 às 10:15

Bem...se calhar só mesmo um projecto à altura.
Sem imagem de perfil

De FlaviaPM a 02.07.2008 às 09:04

Pois, mas agora é tarde!

Jjá perdi o acesso, há pelo menos dois anos, ao meu blogue da gravidez. Sempre tive email sapo e quando fiz o contrato ADSL "juntei" tudo e depois perdi o acesso ao blogue. Por isso mudei de volta para o blogspot.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 02.07.2008 às 10:01

Embora este não seja prpriamente o sítio certo, se quiser recuperar o seu Blog, nós tratamos disso aqui: http://blogs.blogs.sapo.pt
Sem imagem de perfil

De FlaviaPM a 02.07.2008 às 10:04

Obrigada, vou lá conferir os procedimentos. :-)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 02.07.2008 às 10:12

Não há procedimentos, é chegar lá, e num cmentário de um post qualquer dizer que quer recuperar o Blog com o endereço tal. E depois nós encaminhamos a "conversa" para o sugestoes.blogs@mail.sapo.pt (e pode enviar já a mensagem, porque basicamente quem responde do outro lado também sou eu), é só dizer o endereço de mail a que estava associado, o endereço de mail a que quer associar. :)
Imagem de perfil

De thathys a 02.07.2008 às 12:03

Parabéns!!!

Acho muito boa ideia! Espero que venham aí muito boas surpresas!

Jokas Gandes
Imagem de perfil

De KI a 02.07.2008 às 18:28

Jonas, n é aqui eu sei, Mas é uma boa causa q tu ja conheces, além disso o blog é bom muito bom prima pela originalidade e qualidade literária. Para breve se de todo for possível um destaque para o http://poetaporkedeusker.blogs.sapo.pt eu não sou nada destas coisas mas pela pessoa que é, pela ombridade e pela amizade que demonstra a todos que têm a sorte de a rodear e os animais que adopta menos não podendo, semeando o bem todos os dias mesmo na contrariedade da doença crónica que padece e dos parquíssimos recursos que tem que a impedem de ter até uma alimentação equilibrada.

Peço desculpa pela ousadia e vou ali ao Blog dos blogs fazer um copy paste deste comentário.

Bem haja, obrigada!

Comentar post






Arquivo