Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Escolher uma bicicleta

por jonasnuts, em 28.06.08

Quero comprar uma bicicleta. Não percebo nada do assunto, mas sei que tipo de utilização é que lhe espero dar. Nas férias (na celestial semana que tenho a sós com ele), e depois, durante o ano, o pontual passeio de fim-de-semana, com ou sem putos. Já percebi que aquilo de que preciso é de uma bicicleta híbrida, daquelas que não são nem carne nem peixe.

 

Depois do que já li, já percebi que Hipermercados (seja genéricos seja da especialidade) são de excluir, e que mais vale comprar numa loja da especialidade, e eu até descobri há pouco tempo uma loja destas de cujo atendimento gostei muito.

 

Mas não gosto de comprar algo, principalmente algo em que vou gastar investir uma pipa de massa, e depender exclusivamente do know-how de quem me está a vender a coisa, e que tem, óbvia e naturalmente, interesses que poderão não ser exactamente os meus.

 

Andei a fazer umas pesquisas. Muita coisa em português do Brasil, imensa coisa em inglês, mas em português de Portugal, e adaptado à realidade nacional (nesta temática a questão geográfica tem importância), muito pouco. E o pouco que existe é demasiado técnico.

 

Vá lá, para mim uma bicicleta tem um volante (sim, eu sei que este não é o nome técnico), duas rodas, os pedais, o banquinho, a corrente e aquela coisa pesada em ferro (eu sei que não é em ferro) que junta estas coisas todas. Ah, e travões.

 

Portanto, se encontro informação que me fala em quadros XPTO, ligas de titânio, suspensões hidráulicas, pedais de clip, amortecedores, cassestes, desviadores, e demais parafernália, esta informação deixa-me mais ou menos na mesma, ou pior, porque se eu acho que tenho de aprender tanta coisa, vamos lá, não é propriamente um incentivo.

 

Acho que vou ter uma conversinha de pé de orelha com os senhores da "minha" loja de bicicletas, para ver se eles fazem uma coisa de jeito para quem, como eu, não pesca nada do assunto, e não quer sentir-se como imbecil, quando visita um site da especialidade (mesmo que esse sentimento se aproxime da realidade).

 

Alguém conhece um bom site, em português de Portugal? (não quero que aconteça como com o tricot, aprendi a tricotar através de um livro inglês, e agora não percebo nada das instruções portuguesas).

 

E, já agora, alguém recomenda alguma bicicleta ou marca em especial?

Autoria e outros dados (tags, etc)



21 comentários

Imagem de perfil

De pedrocs a 28.06.2008 às 17:45

Nada como montar uma Kona!

Desculpa mas alguém tinha que dizer isto.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 28.06.2008 às 17:47

Assim, à bruta?
Sem link sem nada?
Imagem de perfil

De pedrocs a 28.06.2008 às 17:48

Às vezes à bruta é bom, mas pronto, ok:

http://www.konaworld.com/
Imagem de perfil

De jonasnuts a 28.06.2008 às 17:49

O link ainda é melhor que a marca.

Que site é que estás a ver?
O Konaworld.

:)
Sem imagem de perfil

De J a 30.06.2008 às 02:48

E quem trabalha com vídeo em Mac já está habituado a ouvir as piadinhas em relação a isto:
http://www.aja.com/html/products_macintosh.html

A título de exemplo, contaram-me de uma jovem jornalista numa certa redacção portuguesa que teve que ir à área de edição de vídeo entregar uma cassete, o que não era costume para ela, e ouviu um dos editores para o outro: 'passa isto na Kona' - ficou chocadissima, lá tiveram que lhe explicar o que era calmamente.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.06.2008 às 11:27

Chocava-se com pouco, a senhora, principalmente se trabalhava numa redacção deveria estar habituadíssima.

Ou isso, ou as redacções já não são o que eram dantes :)
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 28.06.2008 às 21:34

Eu não percebo nada de bicicletas. Aliás, nem sei andar muito bem, embora amanhã me espere uma volta que deverá ser de mais de 30 Km...

No entanto, estou há quase um mês num país, a Holanda, onde a maior parte das pessoas anda de bicicleta desde bebé, nas cadeirinhas para o efeito que têm muitas das bicicletas por cá, até à idade em que já não se conseguem aguentar em cima delas. O que tenho reparado é quase todas as pessoas, homens ou mulheres, novos e velhos, usa o mesmo tipo de máquinas: três mudanças, corrente protegida, quadro que dá para sair de lado (aquilo a que em Portugal se chama quadro de mulher), rodas altas e de largura intermédia entre as de cross e de corrida (quanto mais finas, menos atrito mas também menos estabilidade) e guiador igualmente alto e curvado para trás, que favorece uma postura confortável, relaxada e de costas direitas. Basicamente, estilo uma velha pasteleira com algumas modernices. Nas fotos que tenho tirado vêm-se algumas: http://www.flickr.com/photos/ammdias/tags/holanda/

Uma evolução desse tipo de bicicletas começa também a ver-se por aqui que, embora não seja provavelmente o que procuras, é um conceito bastante interessante para quem deseja fazer da bicicleta o seu meio de transporte no dia a dia. São semelhantes ao que descrevi mas têm mais um pacote de baterias e um pequeno carregador/motor eléctrico. As baterias carregam-se com o pedalar e nas descidas e o motor ajuda nas subidas ou trajectos mais longos. Se puder (e me lembrar) hei-de fotografar uma para exemplo.
Sem imagem de perfil

De António Manuel Dias a 30.06.2008 às 21:47

Afinal são sete velocidades e não três. A marca mais vista por aqui é a Gazelle, o maior fabricante holandês de bicicletas, mas duvido que a encontres aí. Para além disso é bastante cara -- aliás, as bicicletas aqui são todas bastante caras.

O catálogo da marca está aqui: http://tinyurl.com/48cb8h
Lá pode fazer-se o download do catálogo.
Sem imagem de perfil

De Phil a 29.06.2008 às 02:00

Bom, considerando que não será uma utilização regular, acho que conseguirás boas máquinas na Decathlon...inclusivé das marcas deles...até são boas máquinas e a bons preços, isto é, não estamos a falar propriamente de máquinas de hipermercados, mas também não são máquinas XPTO.

No Corte Inglês também és capaz de encontrar alguma coisa, uma vez que eles têm uma área dedicada a bicicletas e com marcas de referência.

Em termos de marcas, tens numa gama mais baixa a Decathlon e a BTwin ou lá como se chama (acho que são do mesmo grupo). Depois tens as Scott, as BH, as B Pro...e numa linha mais pro, tens as Specialized.

E pronto...é isto...mais dúvidas?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 29.06.2008 às 02:08

Hoje não tenho feito outra coisa senão ler sobre bicicletas e tentar aprender alguma coisa, o básico, pelo menos.

Seja em que língua for, seja em sites especializados seja em Blogs pessoais, numa coisa, todos são unânimes. Fugir dos hipermercados, sejam os genéricos, sejam os da especialidade.

Por duas razões, em primeiro lugar porque a maioria do stock é refugo, material ultrapassado e merdoso, e, em segundo lugar porque uma loja da especialidade te dá uma coisa que não consegues nos "hipermercados", que é um atendimento especializado e personalizado (para além de oficina, na maioria dos casos). Não estou a ver nenhum dos meninos da Decatlhon a saber a diferença entre uma suspensão zbroing e uma supensão zbriong, nem a saber acoselhar-me a mim, uma newbie, sobre qual a bicicleta que melhor se adapta à minha compleição e ao uso que lhe pretendo dar.

What you pay is what you get.

Provavelmente, grande parte da minha frustração com as bicicletas tem a ver com o facto de nunca ter tido, de facto, uma bicicleta.
Sem imagem de perfil

De Phil a 29.06.2008 às 02:13

Acho que há uma loja no Barreiro que pode ser o que precisas...posso depois dizer-te qual é, se tiveres realmente interessada...

No Corte Ingles, acho que pode ser um bom recurso...têm boas máquinas, acessórios e oficina...quem sabe...
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 30.06.2008 às 10:29

Olha que és capaz de te surpreender com o pessoal de atendimento da decathlon. Afinal de contas eles até têm oficina. Eu, que me posso considerar um utilizador pro (participei no campeonato de BTT uns anitos. sim, eu sei, não parece), tive todo o tipo de dúvidas respondidas lá (algumas fiz só para testar).

Claro, num loja da especialidade o atendimento tem tendência a ser sempre melhor. E as bicicletas sempre mais caras, tb.
Imagem de perfil

De AReis a 29.06.2008 às 04:40

Ou então, e tendo em conta que é para usar no verão, faz como este moçito:
http://gizmodo.com/5020499/cardboard-bicycle-costs-just-30-dont-leave-it-out-in-the-rain
:)

AR
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 29.06.2008 às 22:23

As da decathlon têm uma óptima relação qualidade preço. Não são nada de espectacular, mas duvido que precises de mais do que eles fornecem. Tenho uma btwin 7, que custa menos de 300 euros, e recomendo.
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 30.06.2008 às 02:01

Tenho pena que a única loja de bicicletas de Sintra tenha fechado. Isto porque o senhor (bastante conhecido pela sua arte e amor às biclas) infelizmente morreu e o filho não lhe seguiu as pisadas. Era uma loja típica de bicicletas, antiga... Agora, bicicletas por perto só em hipermercados, e para as reparar nem sei onde. Fica o desabafo.
Sem imagem de perfil

De João Lúcio a 30.06.2008 às 14:07

Não é assim tão complicado. Esquecer super-mercados é o primeiro passo. Mas de resto, é mesmo não ir para os produtos de topo nem ficar pelas bicicletas de baixo preço. As híbridas são o ideal para esse uso. Rolam melhor em pisos lisos como estradas e caminhos planos, mas permitem passar nos buracos que se apanhar e passar pequenos obstáculos sem o problema de dar cabo de uma roda. Em termos de designação, os modelos trekking são os ideiais. Por cerca de 300/400 euros consegue-se uma boa máquina. O mais importante é o quadro. Convém ser leve. A resistência não é tão importante para o uso que lhe vai ser dado. Em termos de marcas, os modelos da Decathlon têm uma boa relação qualidade/preço, assim como as espanholas BH.
Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 30.06.2008 às 15:00

Eu nem de triciclo sei andar, quanto mais empoleirar-me numa coisa só com 2 rodas.

Aqui está um link que dá algumas dicas sobre as ditas bicicletas

http://mulher.sapo.pt/saberviver/artigos/salva_vidas/811800.html
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.06.2008 às 15:50

Eu não disse isto, mas esse artigo do SAPO Mulher é tão generalista e tão feito com os pés.....

Prefira um modelo mais leve, em alumínio....... alumínio não é material mais leve que é usado para fabricar bicicletas.

"1,60 m o quadro deve ter 16 polegadas" - Polegadas, essa conhecida medida usada em Portugal.

A sério, e especial para mulheres, há este link:

http://www.mothernature.com/Library/Bookshelf/Books/51/1.cfm

Isto sim, a sério :)
Sem imagem de perfil

De Joao Oliveira a 30.06.2008 às 17:13

Viva,

Vou tentar escrever um comentário de ajuda e estás à vontade para mandar um email para continuar esta conversa em privado.

O primeiro passo é saberes responder a estas perguntas:

- Que tipo de utilização pretendo dar a bicicleta (mais do que a quantidade de tempo que a vais usar)?

- Quanto estou disposto a gastar?

- Onde vai ser primordialmente a utilização?

A primeira e a terceira pergunta define que tipo de bicicleta é pretendida. PResumindo do post, deverás optar por uma bicicleta confortável (inclusive poderás mudar o assento), que tenha uma boa relação de transmissão - para poderes subir um pouco sem te esforçares - e relativamente pouco pesada... A pergunta da utilização passa por saber se vais querer pneus de estrada ou para caminhos (se bem que depois, por pouco dinheiro, poderás alterá-los...)

A segunda pergunta, a do dinheiro, é fundamental: as bicicletas de "entrada" de gama - imagina aqueles computadores de 500 euros que servem para produtividade mas que o processador não é grande coisa - também andam à volta dos 500 euros, mais coisa menos coisa... os sistemas de transmissão e travagem são da serie mais barata da shimano ou afins e servem perfeitamente para uma utilização normal (eu tenho uma Scott YZ3 de 500 euros e já fiz passeios organizdos de BTT e peso quase 100 km... e a bicicleta continua impecavel depois de mais de 1000 quilometros de utilização...).

A Decathlon tem boas soluções - quer bicicletas com perfil de BTT quer a B'Twin mais virada para a estrada...

Estas à vontade para usar o computador e mandar um email para mais esclarecimentos...
Imagem de perfil

De Manuel Reis a 02.07.2008 às 14:31

Eu sugeria aqui uma BTwin, da Decathlon.

Mas já sugeriram aquelas bicicletas da marca Kona Bikes, portanto...

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo