Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Desde que o Público optou (e muito bem, na minha perspectiva) por ter um trackback dos Blogs que linkam para notícias deste jornal, muitos Blogs adoptaram a estratégia de linkar artigos do Público como forma de se auto promoverem.

 

Nada contra, desde que o post tenha a ver com o conteúdo da notícia é uma win, win, win situation. Ganha o Público em visibilidade, ganham os autores dos Blogs na mesma moeda, e ganham os leitores (de um e de outros) porque ficam mais bem informados.

 

O que eu gostava de saber é, do ponto de vista estatístico, em quanto é que esta estratégia fez subir os acessos a notícias do Público.

 

Tendo em conta que o Público é o melhor site de um jornal, em Portugal, e por isso mesmo se torna um market maker, seria interessante (e em alguns casos pedagógico e esclarecedor) se esses números fossem públicos, para ver se há outros players a abrirem os olhos para o potencial, e para o que têm a ganhar.

Autoria e outros dados (tags, etc)



7 comentários

Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 20.06.2008 às 21:44

Concordo que o Público seja o jornal com melhor site. E quanto aos blogs, penso que têm posto em prática o que de melhor se faz ao nível dos jornais internacionais. Só é pena não possuírem uma plataforma própria de blogging e andarem com os blogs à mercê do blogspot. Mas com o tempo lá chegarão. Pelo menos o Tecnopolis (http://blogues.publico.pt/tecnopolis/) já é alojado por eles.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.06.2008 às 23:10

Por acaso não concordo contigo.
Acho que a estratégia de não terem plataforma própria de Blogs (não é a sua área de expertee e todos sabemos o que acontece quando alguém que não domina a coisa tecnicamente se mete a fazer plataformas de Blogs, veja-se o Sol, o Expresso e outros exemplos mais longínquos mas não tão distantes como isso), mantendo-se agnósticos em relação às plataformas, conseguem o melhor de dois mundos, os conteúdos, sem a responsabilidade de assegurar técnica e financeiramente uma plataforma.

Não andam à mercê do Blogspot, os Blogs parceiros do Público podem estar alojados em qualquer serviço, desde que permitam domínio próprio. Blogspot, Wordpress ou Blogs do SAPO :)
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 20.06.2008 às 23:15

Está bem visto. Não tinha pensado nisso. Até porque de facto quem tenta fazê-lo não se está a sair muito bem.
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 20.06.2008 às 22:56

Também me queixei disso e interroguei outras coisas há umas semanas: http://ruicruz.forunsbb.com/como-e-que-o-publico-escolhe-os-principais-posts.html


Rui
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.06.2008 às 23:11

Estás confundido.

Eu não me queixei.
Limitei-me a expressar a minha curiosidade.
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 20.06.2008 às 23:29

E isso na prática... é queixares-te.

Lol.


Rui
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.06.2008 às 23:45

Talvez para ti seja a mesma coisa.

Espero que para a maioria dos leitores deste Blog os conceitos de curiosidade e de insatisfação difiram dos teus.

É um número (ou um conjunto de números) que o Público não tem de partilhar com ninguém, acho até legítimo que não o faça, está no seu direito. Não estão nisto para serem pedagógicos, nem para educarem o mercado. Eu tenho curiosidade, mas não me acho no direito de exigir seja o que for.

Portanto, não me estou a queixar, estou a manifestar curiosidade. Para mim, são duas coisas diferentes.

Comentar post






Arquivo