Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Blogs pessoais

por jonasnuts, em 29.05.08

Criaram-se castas na Blogosfera portuguesa.

No topo da hierarquia (topo, depende do lado de onde se olha, claro), consideram-se os Blogs Intelectuais, os que falam de cultura e de política. Quanta mais exposição nos órgãos de comunicação social tradicionais tiverem, mais alto se consideram nessa hierarquia. São temáticos, todos. Sobretudo de política.

 

Quando digo que o meu Blog é pessoal (e é), se o faço num meio blogsférico, olham para mim de lado. Olha-me esta. Um pindérico blog pessoal.

 

Há pouco tempo, durante uma entrevista, à pergunta "que blogs é que lê" (é uma pergunta que faço sempre, ajuda-me a conhecer a pessoa), a candidata responde, "uma ou outra coisa de design, e depois muitos blogs pessoais, muitos, muitos, muitos blogs pessoais."

 

E isso deixou-me a pensar. Eu leio/acompanho muitos Blogs. De política, de cultura, de humor, de tecnologia, mas os que acompanho por gosto (e não profissionalmente falando), faço-o porque são Blogs pessoais, ou porque são posts pessoais no caso de blogs multi participados. Eu leio o que aquelas pessoas escrevem. Aquelas, não outras, sobre determinados temas à sua escolha. Às vezes, a própria escolha dos temas é sintomática.

 

Salvo raras excepções mais profissionais de que desconheço exemplos em Portugal, todos os Blogs são pessoais. O Abrupto é um Blog pessoal, não é um Blog político. É pessoal, porque é isso que é suposto os Blogs serem. Pessoas. Se não forem pessoas, se não forem pessoais, não são Blogs.

 

Pronto, acabaram-se as castas.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



16 comentários

Imagem de perfil

De entreparentes a 29.05.2008 às 22:25

Baralhaste-me toda...
O Abrupto não é um blog político ?
Tirando os versinhos em inglês e fotografias que a malta manda para lá, quando ele escreve,escreve o quê ?
Pode ser um blog pessoal! Sim... um blog pessoal de política!
Eu nunca vi,ouvi ou li outra coisa daquele homem que não fosse política !
Se me é permitida a imagem eu acho que até quando vai à casa de banho e dejecta (repara na finesse do verbo) sai política...e isto é o mais provável vindo dele.
Sem imagem de perfil

De KI a 30.05.2008 às 13:54

A rir da 'finesse' lol... mas dejeta ou de jato whatever ahahahahahah

(sorry mas n resisti a meter o bedelho)
Sem imagem de perfil

De Joana Lopes a 29.05.2008 às 22:48

Quanto ao JPP, olhe que não - não é só política. E também acho que o Abrupto é «pessoal» - e também ploítico.

Quanto ao que diz o post, totalmente de acordo. Eu leio o que CERTAS pessoas escrevem e, quando os blogues são colectivos, vou ver quem assina e passo à frente dos que não frequento habitualmente. Esse é um dos «encantos» da blogosfera.
Imagem de perfil

De carlosfreitas a 29.05.2008 às 23:23

O meu aplauso. Contundente.
Imagem de perfil

De Humor Inglês para o Lado do IRA a 29.05.2008 às 23:46

Todos os blogs são pessoais e políticos. A não ser que não se fale de nada.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Rebelo a 30.05.2008 às 00:19

E os multipessoais? Também são pessoais?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.05.2008 às 00:23

Sim, os posts são de quem os assina. Como já disse a Joana, num comentário aqui em cima, lêem-se pessoas. O 31 da Armada tem posts fabulosos e posts nos quais não gasto 2 segundos do meu tempo. A diferença está nas pessoas :)
Sem imagem de perfil

De Sérgio Rebelo a 30.05.2008 às 00:38

Eu concordo plenamente que se seguem pessoas. Talvez por isso o sucesso das redes sociais e de coisas como o twitter e o friendfeed, onde podemos seguir uma pessoa e tudo o que ela faz, seja no blog, os seus vídeos, bookmarks, fotos, etc.
Sem imagem de perfil

De Daniel Marques a 30.05.2008 às 01:04

Até eu já tenho um blog por estas bandas. Sei lá, é a curiosidade! Se correr bem, ainda ponho uns vídeos da minha cadela a esfregar-se numa toalha depois do banho e umas fotos com o resultado dos meus dotes de jardinagem.
Imagem de perfil

De pedrocs a 30.05.2008 às 10:19

Eu não ia comentar, mas pronto, vá: DUH!
Sem imagem de perfil

De Mário a 30.05.2008 às 10:51

Os blogues são pessoais se feitos por apenas uma pessoa e colectivos no caso de serem vários autores a escrever no mesmo blog.
Depois de feita esta distinção, também podemos dizer que por mais que opinem sobre assuntos diversos ou apenas sobre o mesmo assunto,os blogues individuais reflectem as opiniões de quem os faz.
No entanto generalizou-se um pouco a noção de blog pessoal como sendo uma variante "on-line" do diário adolescente, cheio de palavras importantes para o próprio, mas geralmente irrelevantes para todos os outros. Essa definição pode ser utilizada para os distinguir de outros em que se pode detectar uma linha editorial mais próxima de um meio de comunicação social. Acho que há efectivamente, não direi castas, mas muito definitivamente separação de objectivos entre os blogues puramente "pessoais", sem qualquer preocupação de consistência, relevância de assunto, qualidade visual e escriita, e aqueles que se dirigem a uma "audiência". Com isto não estou a dizer que não possam existir blogues "pessoais" com essas características de qualidade e consistência, porque os há e até posso referir o Azul Cobalto como um dos melhores exemplos disso (e há anos que mantém essa consistência e qualidade).
Poderemos consideras as Crónicas da Terra de Luís Rei (http://cronicasdaterra.com/cronicas/) um blog pessoal ?
Certamente que refelte as opiniões e os gostos pessoais do seu autor, mas a mim parece-me que está estruturado como um orgão de informação com conteúdo original, linha editorial e periodicidade regular.
Sou avesso a castas e previlégios não merecidos, mas há que distinguir patamares de qualidade e exigência entre os blogues e não os meter todos no mesmo saco.
Imagem de perfil

De pedrocs a 31.05.2008 às 00:17

Acho que confundes aí pessoal com individual logo no primeiro parágrafo.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 31.05.2008 às 00:50

Não foi o pessoal, foi só a minha mãe :)
Sem imagem de perfil

De KI a 30.05.2008 às 13:52

O Abruto (salvaguardando o acordo ortográfio ye ye ye) é um blog poltítico com um design horrível. A versejada em inglês choca com o conceito de patriotismo lol Mas é como a frase de perfil que é qualquer coisa de Sá de Miranda que diz: " Primeiro estranha-se e depois entranha-se..." Começo a achar piada as fotografias do banco de Santo Amaro primeiro pq conheço o jardim desde q me conheço como gente e depois porque é fixe sempre uma nova perspectiva do banco de Santo Amaro... talvez um dia de baixo pra cima.

Acho q o Abruto tá mt bem na concorrência (sorry!) e do blog gosto apenas dos fundos de baú que por vezes vai buscar, muitas vezes por leitores daí não o considerar pessoal.

Giro, giro foi quando o Abruto foi invadido abrutamente e foi assim que comecei a ir lá espreitar. Do J.P.P. nem sim nem sopas, é dos tais das paragonas :)

Bom fim de semana.
Imagem de perfil

De Alfa a 03.06.2008 às 02:51

A frase "primeiro estranha-se,depois entranha-se" é de Fernando Pessoa e foi criado para um anúncio da Coca - cola. A frse de Sá de Miranda é:M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ...(Sá de Miranda). Não é por mais nada o seu a seu dono
Sem imagem de perfil

De KI a 03.06.2008 às 10:39

Thanks for.

É um bug confundo sempre as duas.

:)

Comentar post






Arquivo