Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

A minha pediatra

Jonasnuts, 15.05.08

Sou altamente despreocupada com a minha saúde, detesto médicos, medicamentos e salas de espera, marcações e demais parafernália associada ao negócio da saúde. Só mesmo quando tem de ser e, felizmente, é raro, ter de ser.

 

Com a saúde do meu filho, não direi que sou o oposto, porque não sou radical, mas sou extraordinariamente cuidadosa e meticulosa. E sou assim desde o início.

 

Tal como na maior parte das coisas importantes, escolhi criteriosamente a pediatra do meu filho. Antes dele nascer. Sim, grávida, marquei consultas em 3 pediatras diferentes, todos eles recomendados por várias amigas. Tinha perguntas, para as quais queria respostas antes do puto nascer. Chama-se a isto uma consulta pré-natal, e é prática comum em muitos países europeus. Por cá, ainda não. Eu não queria correr o risco de chegar com o puto para a primeira consulta, e não gostar do médico.

 

Lá fui às 3 consultas. Recebi reacções diferentes. Em dois deles o espanto de "o que é que está aqui a fazer?", depois de olharem para a minha barriga. No terceiro (aliás, terceira), um sorriso, e um "toda a gente deveria fazer o mesmo. Tem uma lista de perguntas? Vamos a elas".

 

Só isto poderia ter servido para tomar logo a decisão. Mas não foi só isto. Resposta concisa às minhas perguntas, sem floreados, sem "dar à luz", sem "o principezinho" sem os arabescos de que tantas mães gostam. Categórica em algumas questões, menos categórica noutras onde me dizia que era como me desse mais jeito. Número de telemóvel logo ali (que por sinal nunca usei).

 

Adorei o estilo, e a forma como me explicou as coisas, e como ao longo destes anos não se limitou a receitar os medicamentos e está a andar. Explicou-me sempre tudo, e as causas, e os efeitos, e tudo. Sem paneleirices.

 

Em 10 anos vi-a algumas vezes. No início uma vez por mês, depois consultas mais espaçadas. O puto é ultra saudável, fiz as rotinas e pouco mais.

 

Fui lá na 2ª feira, depois de uma longa ausência, e a consulta foi toda feita com ele, para ele, na conversa com ele, comigo só troca de olhares, para confirmação do que ele dizia. O puto estava irreconhecível. Habitualmente calado e tímido, falava pelos cotovelos, dizia piadolas, passava modelos, representava, despiu-se sem problemas, enfim, a antítese do habitual. Deve sentir-se bem, ali.

 

Quando amigas grávidas me perguntam, nem hesito. Digo-lhes, marquem uma consulta pré-natal com esta senhora.

 

 

Chama-se Beatriz Uva.

7 comentários

Comentar post