Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



A minha pediatra

por jonasnuts, em 15.05.08

Sou altamente despreocupada com a minha saúde, detesto médicos, medicamentos e salas de espera, marcações e demais parafernália associada ao negócio da saúde. Só mesmo quando tem de ser e, felizmente, é raro, ter de ser.

 

Com a saúde do meu filho, não direi que sou o oposto, porque não sou radical, mas sou extraordinariamente cuidadosa e meticulosa. E sou assim desde o início.

 

Tal como na maior parte das coisas importantes, escolhi criteriosamente a pediatra do meu filho. Antes dele nascer. Sim, grávida, marquei consultas em 3 pediatras diferentes, todos eles recomendados por várias amigas. Tinha perguntas, para as quais queria respostas antes do puto nascer. Chama-se a isto uma consulta pré-natal, e é prática comum em muitos países europeus. Por cá, ainda não. Eu não queria correr o risco de chegar com o puto para a primeira consulta, e não gostar do médico.

 

Lá fui às 3 consultas. Recebi reacções diferentes. Em dois deles o espanto de "o que é que está aqui a fazer?", depois de olharem para a minha barriga. No terceiro (aliás, terceira), um sorriso, e um "toda a gente deveria fazer o mesmo. Tem uma lista de perguntas? Vamos a elas".

 

Só isto poderia ter servido para tomar logo a decisão. Mas não foi só isto. Resposta concisa às minhas perguntas, sem floreados, sem "dar à luz", sem "o principezinho" sem os arabescos de que tantas mães gostam. Categórica em algumas questões, menos categórica noutras onde me dizia que era como me desse mais jeito. Número de telemóvel logo ali (que por sinal nunca usei).

 

Adorei o estilo, e a forma como me explicou as coisas, e como ao longo destes anos não se limitou a receitar os medicamentos e está a andar. Explicou-me sempre tudo, e as causas, e os efeitos, e tudo. Sem paneleirices.

 

Em 10 anos vi-a algumas vezes. No início uma vez por mês, depois consultas mais espaçadas. O puto é ultra saudável, fiz as rotinas e pouco mais.

 

Fui lá na 2ª feira, depois de uma longa ausência, e a consulta foi toda feita com ele, para ele, na conversa com ele, comigo só troca de olhares, para confirmação do que ele dizia. O puto estava irreconhecível. Habitualmente calado e tímido, falava pelos cotovelos, dizia piadolas, passava modelos, representava, despiu-se sem problemas, enfim, a antítese do habitual. Deve sentir-se bem, ali.

 

Quando amigas grávidas me perguntam, nem hesito. Digo-lhes, marquem uma consulta pré-natal com esta senhora.

 

 

Chama-se Beatriz Uva.

Autoria e outros dados (tags, etc)



7 comentários

Imagem de perfil

De pnf a 15.05.2008 às 14:22

Espero que ele te dê uma prenda por cada novo "cliente" que arranjar, depois desta espectacular publicidade que aqui lhe fazes! Se bem que, ao que parece, inteiramente merecida.

Sabe bem, pelo menos a mim sabe-me, fazer boa publicidade a quem nos serve bem. Até nos esquecemos, por momentos, da mediocridade e comercialismo que por aí vai reinando...
Sem imagem de perfil

De rms a 16.05.2008 às 10:48

A vantagem que tenho em ser um pai relativamente novo é que o pediatra da minha filha é... o meu ex-pediatra!
Imagem de perfil

De G. o gajo. a 16.05.2008 às 12:01

No meu caso não é bem pediatra...mas é parecido(?!). A professora de ginástica da minha filha, foi minha professora de ginástica e ...Tcharam! Da minha mãe!

Ah grande mulher!
Imagem de perfil

De jonasnuts a 16.05.2008 às 12:29

Fabuloso!

É sinal de que gostaste da experiência, enquanto criança.

Muito bom. O meu pediatra morreu aí há 200 anos, e eu não me lembro dele, mas esta é 5 estrelas :)
Sem imagem de perfil

De SCR a 08.09.2012 às 23:11

Olá :)

A Dra. Beatriz Uva foi minha pediatra desde que nasci (tenho 32 anos!) e com 20 anos ainda me via ehehe :)) É realmente fantástica!

Ainda continuas com ela? Gostava mesmo que a minha filha fosse seguida por ela, mas ouvi dizer que não tinha acordos com seguros nenhums :|
Imagem de perfil

De jonasnuts a 08.09.2012 às 23:34

Continua a ser a pediatra do meu filho (e dos meus 3 sobrinhos, já agora).

Não faço ideia se tem acordo com seguros. Posso arranjar-te o contacto, se quiseres :)
Sem imagem de perfil

De SCR a 19.09.2012 às 16:43

Entretanto já marquei uma consulta pré-natal com a Dra, é já amanhã :))

Obrigada! :)

Comentar post






Arquivo