Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Ainda sobre a erecção dos Blogs

por jonasnuts, em 24.04.08
Na semana passada falei aqui dos auto-refresh e da importância que é dada aos números de visitantes dos blogs, e aos tops, e às estatísticas.

Nos comentários a esse post o Bino levantou a possibilidade de fazer uma espécie de Take Over aos tops, e registar uma catrefada de Blogs e colocá-los, artificialmente, a ocupar os famosos tops onde todos querem estar. Adorei a ideia, era um proof of concept engraçado e serviria, provavelmente, para abrir os olhos a muita gente que anda enganada. Enganada porque acha que os números não mentem, e enganada porque acha que são importantes (para estas coisas).

O Gonçalo Silva decidiu meter as mãos na massa e, não tendo tomado de assalto os tops e demais montras, mostrou que é fácil manipular os números, e fê-lo.

Bastaria ele querer repetir o processo com frequência (portanto, mais do que apenas uns minutos, mas uns minutos, todos os dias), e passaria a ocupar o primeiro lugar do Blogómetro. Ele não quer.

A questão que deixo no ar é a seguinte: De todos os que estão no Blogómetro, principalmente os que ocupam os lugares mais visíveis, quantos é que recorrem a este tipo de esquemas para ali estarem?

Autoria e outros dados (tags, etc)



21 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 24.04.2008 às 11:00

Olá,

Já consideraste adicionar algumas regras ao blogómetro (se é que tens controlo sobre isso)? Do género: só são contabilizados blgos que não mexam nos cookies e não façam refreshs/redirects. Um crawl sobre as páginas, javascript, etc poderia detectar estas coisas.

Teoricamente um blog não precisa de remover cookies ou redirects, logo não iria estragar funcionalidades.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 24.04.2008 às 11:08

Errr, eu sou do SAPO, não tenho nada a ver com o Blogómetro.
Sem imagem de perfil

De Mário a 24.04.2008 às 11:04

Para sites estritamente pessoais, os número podem ser importantes como forma de sabermos que há efectivamente alguém a ler. Por outro lado pode ser importante saber de "onde" vêm os visitantes ou comentadores. Egos insuflados é coisa que não falta na internet (tenham ou não razão para estarem inchados), e isso nota-se. Mas também há demasiadas variantes do dito "o meu(minha) é maior que o teu (tua) para ter deixado de discutir o assunto com quem quer que seja há muito muito tempo.
A qualidade "mainstream" tem muitos visitantes, mas há qualidade noutros lados que não goza dos favores de tanta gente, mas que não deixa de ser conteúdo memorável e a merecer visita e visibilidade.
No caso de sites com interesse comercial directo ou similar então aí a coisa já pode ser diferente, já que audiências altas podem fazer a diferença.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 24.04.2008 às 11:11

A minha questão é que as formas que existem de medir as audiências são altamente falíveis e falsificáveis.

Eu gosto de olhar para as estatísticas do meu blog, de onde vêm, para onde vão, o que é que fazem, como é que cá chegam. Não cessa de me surpreender o número, mas não é isso o que de mais importante retiro das estatísticas.
Sem imagem de perfil

De Mário a 24.04.2008 às 17:50

Uma das coisas interessantes, é verificar quais são as páginas ou os temas mais acedidos. A origem das visitas também tem que se lhe diga, por exemplo o número de visitas que chega através do Twitter tem aumentado e já é uma das maiores fontes de visitas.
Sem imagem de perfil

De Bino a 24.04.2008 às 12:20

Eu também meti as mãos à obra.
De há dois ou três dias para cá sou um popular blogueiro alojado no sapo com vários blogs que logo foram criados passaram rapidamente a ter perto de 500 visitas diárias e pageviews acima do milhar. Quem se ponha a vasculhar o contador, nada de especial encontra que indique não estarem correctos estes números. O indicador "Referrals" dá sempre o resultado "unknown" e o "Page Ranking" não apresenta "Entry pages" estranhas ao site. O método é extraordinariamente simples, ao alcance de todos, mas não consiste em colocar o mesmo contador em sites diferentes.
Com mais tempo consegue-se aumentar amplamente o nº de visitas e sobretudo o nº de pageviews.
Este e outros métodos podem explicar porque razão blogs sem qualquer interesse apresentam tantas visitas nos seus contadores.
Se alguém quiser conferir o sitemeter de alguns desses blogs que fiz, é seguir os links e procurar o contador:
Binoc by Bino (http://binoc.blogs.sapo.pt/)
Videos Paralelos (http://videosparalelos.blogs.sapo.pt/)
Sem imagem de perfil

De Gonçalo Silva a 24.04.2008 às 13:06

Boas,

A importância que essa parte da blogosfera dá a estes números só demonstra o analfabetismo/ignorância/inocência na matéria.

È o mesmo que ir ás finanças verificar quanto é que um determinado cidadão com aspectos de riqueza exterior ganha por ano, aí essa blogosfera já te dizia "Isso não conta nada, ele tem esquemas por fora"
Imagem de perfil

De jonasnuts a 24.04.2008 às 13:11

Sim, mas se ninguém lhes explicar que estas maningâncias são possíveis, eles têm desculpa para não verem :)

É que há algumas pessoas, com conhecimentos na matéria, a dar-lhes "consultoria" nesta área, e a atirar-lhes areia para os olhos :)
Imagem de perfil

De Claudia Borralho a 24.04.2008 às 13:10

enfim... já para não falar da quantidade astronómica de pessoas que lê sempre pelos feeds e como tal não visita od blogs.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 24.04.2008 às 13:25

A quantidade de pessoas que lê Blogs através dos feeds não é assim tão astronómica, além de que são contabilizados nas estatísticas e contam como visitantes.
Sem imagem de perfil

De KI a 24.04.2008 às 14:07

Ter um contador por curiosidade compreendo além disso não tem importância nenhuma, nestes. Assim como resmas de comentários, têm sim importância os comentários que vêm até aos blogs partilhar histórias, com crítica argumentada.Quantos blogs não valem mais pelos comentários do que pelos posts.

Não entendo a ceninha das n sei quantas visitas, nada significa mesmo, basta meia dúzia de palavras frequentes para que as pesquisas conduzam ao nosso blog.

Passa-me ao lado assim como blogómetro e etc's.
Imagem de perfil

De AnaD a 24.04.2008 às 20:01

"Quantos blogs não valem mais pelos comentários do que pelos posts."

Um dos meus blogs é mais ou menos temático e não tem muitas visitas ou comentários ... mas tem alguns quem nem que eu me matasse e voltasse a nascer conseguiria chegar aquela qualidade!
Sem imagem de perfil

De porcashi5 a 24.04.2008 às 15:35

O PORCAS & PORCOS Hi5 não tem esquemas, está em 14º no top global do Blogómetro. Curiosa a separação, e falta de isenção praticada nesse top, onde os critérios para separação entre o top editado, e o global, deixam muito a desejar...
Imagem de perfil

De AnaD a 24.04.2008 às 19:54

O que é o blogómetro???? ]
Imagem de perfil

De jonasnuts a 24.04.2008 às 19:55

Um top com base no sitemeter :)

É preciso que os Blogs se inscrevam e tenham o sitemeter público.
Imagem de perfil

De AnaD a 24.04.2008 às 20:05

Obrigada ... estamos sempre a aprender ... não tenho interesse em colocar o blog lá mas o saber não ocupa lugar!
Sem imagem de perfil

De Pedro Aniceto a 24.04.2008 às 22:19

"A importância que essa parte da blogosfera dá a estes números só demonstra o analfabetismo/ignorância/inocência na matéria."

Eu preocupo-me com os MEUS números. Isso faz de mim um analfabeto?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 24.04.2008 às 22:22

Não, na minha opinião não.

Penso que o autor do comentário se referia a uma valorização que alguma blogosfera faz dos seus números em relação aos números dos outros.

Aquela coisa de "a minha pila é maior que a tua".

:)
Sem imagem de perfil

De Pedro Aniceto a 25.04.2008 às 00:47

Agora que lançaste a confusão acho que o Pacheco Pereira dá no Viagra... ;)

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo