Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Os links

por jonasnuts, em 12.03.08
Tenho visto por aí, e ouvido também, que na Blogosfera nacional há hoje menos actividade linkatória do que havia há uns tempos atrás. Antigamente linkava-se mais, parece ser a opinião geral, embora as opiniões acerca das causas deste fenómeno não sejam consensuais.

O Bitaites diz algo, acerca do links, com que concordo furiosamente:

" O link é um louvor, não uma troca de banners. O link é uma vénia da blogosfera àqueles que admiramos e apreciamos."

Há o link louvor, que é feito para um post que queremos destacar (o que não significa que concordemos com o que lá está escrito).

Há o link louvor para um Blog, porque queremos dizer que gostamos da maioria do que lemos por ali.

Há o link troca de banner de publicidade. Linka-me a mim que eu linko-te a ti. Habitualmente este link banner é tácito e implícito, nunca explícito.

E há o link dos bicos dos pés. Que é um burro do shrek da linkagem, é um "olha para mim, que estou aqui".

Este último é difícil de distinguir dos outros, porque não há maneira de saber se um link está a comunicar admiração por um terceiro ou se está a gritar a sua presença a esse terceiro.

E há o não link. As pessoas que não fazem links ou, numa versão mais moderada, as pessoas que não têm Blogroll (aquela lista de Blogs que são comuns nas barras laterais).

É sobejamente conhecido (e comentado) o facto do Abrupto (http://abrupto.blogspot.com/) não fazer links, o Augusto Seabra (http://letradeforma.blogs.sapo.pt) não faz links, a Bússola (http://bussola.blogs.sapo.pt) não faz links (presumo que por diferentes motivos).
O Nuno Markl (http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt) linka, mas não tem Blogroll.

(e agora, linko esta gente ou nem por isso? Será que me estou a pôr em bicos dos pés?)

O único tipo de link verdadeiramente difícil de identificar é o link dos bicos dos pés. Eu, que sou alta, não preciso de me por em bicos do pés, mas anda por aí tanto blog tão baixinho, tão baixinho, tão baixinho, que são definitivamente obrigados a usar esta estratégia.
Doutra forma, ninguém dava por eles.



Gostaram da forma como linkei sem me pôr em bicos dos pés? :)

Autoria e outros dados (tags, etc)



16 comentários

Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 13.03.2008 às 02:04

Só faço linkagem por louvor.

Por norma visito e comento todos os blogs que tenho na minha lista porque gosto do que leio.

Para mim os links é uma forma de facilitar a visita pela blogosfera.
Quando os autores os abandonam ou pura e simplesmente acho que perdem qualidade retiro-os da minha lista.

Acho que pouca gente faz o mesmo que eu:
Pelo menos 1 vez por semana entro em todos os blogs da minha lista e se o autor está ausente há algum tempo, deixo comentário a questionar.
Se não houver resposta breve, nem post, acabo por o retirar da minha lista.

Não faço colecção de links fantasma.
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 13.03.2008 às 04:44

Olá, Grilinha. :-)

Pois eu penso assim como tu. Antes eu ia todos os dias, religiosamente à todos os blogs que linko, e os comentava. Hoje estou com outras prioridades no meu tempo livre no micro, e por isso ando sem tanta frequência, mas ainda assim continuo visitando à todos mais de uma vez por semana, embora não esteja comentando tanto como antes. :-)

E também não tenho problema algum em tirar blogs dos meus links, e é das partes do meu blog que está em constante mudança. Às vezes vejo um blog interessante que tenciono acompanhar e lá coloco-o nos links mais para *facilitar minha vida* que por qualquer outro motivo. Se em algumas visitas eu vejo que não é lá tão interessante assim, eu tiro simplesmente. E eu também não coloco por ordem alfabética, mas por ordem de visita mesmo. Aliás, tenho que renovar aquilo lá e colocar o blog do meu amor em primeiro, que é o mais visito hoje. :-))

Mas aquela parte do blog é muito mais para *mim*. Nunca penso que está fazendo "publicidade", ou que vão pensar isso ou aquilo. São só os blogs que gosto de visitar, nada mais que isso... :-)

Beijinhos, e desculpa aí, oh Jonas, a conversa de vizinhas aqui nos teus comentários. :-))

Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 13.03.2008 às 09:47

Bom Dia vizinha do outro lado do Atlântico

É obvio que a Jonas não se importa nada com esta conversa de vizinhas até porque ela só ainda não entrou na conversa porque a esta hora estará presa no trânsito de Lisboa.

Comecei o dia com um café no blog recentemente transferido, "café com Natas", e agora vou seguir a leitura pela rua abaixo ... ops lista abaixo

Fica um Bom Dia e boa disposição com este sol de Primavera para a dona da casa
Imagem de perfil

De jonasnuts a 13.03.2008 às 10:07

Verdade, presa no trânsito, mas já tinha visto este diálogo (graças ao abençoado 3G), não dá é muito jeito escrever enquanto conduzo, embora a leitura seja fácil (há quem leia os desportivos, há quem se pinte, há quem ponha os dedos no nariz e há quem leia os feeds de rss, manias).

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.03.2008 às 02:04

Então e o Maradona Linka ou nem por isso?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 13.03.2008 às 09:19

O Maradona é uma Blogosfera à parte. Linka, mas não tem blogroll :)

É passar por lá e ver http://acausafoimodificada.blogs.sapo.pt
Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 13.03.2008 às 02:09

Bolas .... carreguei no publicar antes de tempo

Esqueci de dizer que não concordo com os blogs que não fazem links ou que não dão acesso a comentários.
A esses faço uma entrada por saída pois acho-os autênticos "contentores" e para mim os contentores são para colocar o ......

Até amanhã
Imagem de perfil

De Daniela a 13.03.2008 às 09:38

Normalmente adiciono ao Blogroll (nem conhecia esta expressão...) os blogs que já leio seja através dos favoritos, google reader ou thunderbird... tanto faz que a ideia é a mesma.
Antigamente dedicava mais tempo ao blog e logo, perdia mais tempo a arranjar os links, a po-los bonitos e etc. Hoje, volta e meia actualizo os links consoante a disponibilidade e paciencia.

Mas confesso que nem sempre coloco os links por louvor. Às vezes passa tambem por uma questão de cortesia.

A titulo exemplificativo, e visto que estou a comentar este blog, linkei o jonasnuts há pouco tempo, apesar de já o ler há algum, por louvor. No entanto houveram outros links que coloquei porque constatei que esses bloggers tb me haviam linkado.

Ora, por uma questão de reciprocidade, coloquei também o link e agora é ver o que dá. Se de facto ler e gostar, mantem-se. Se não, na proxima "limpeza" que fizer à barra, sai.
Sem imagem de perfil

De Paulo a 13.03.2008 às 09:56

Para quando a sociologia do blog?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 13.03.2008 às 10:09

Ui, longe vá o agoiro.

Posso ser eu que sou preconceituosa, ou tive azar com os sociólogos que conheci, mas um estudo extenso, que demora dois anos a ser publicado (portanto, quendo é publicado já está muitíssimo desactualizado), para falar dos links e do fenómeno da Blogosfera e a sua evolução e maturação e impacto no tecido social português seria, quanto a mim, uma seca.

Mais tarde, daqui a uns anos valentes, talvez se justifique, neste momento seria, quanto a mim, desinteressante.
Imagem de perfil

De Daniela a 13.03.2008 às 09:59

Ah... e não esquecer os links que não coloco por questões já discutidas noutros posts... Esses ainda são mais dificeis de classificar.
Sem imagem de perfil

De Edson Medina a 13.03.2008 às 11:25

Eu acho que isso é overanalysing.

Tenho 2 tipos de links no meu blogroll:

1 - Aqueles de que me quero lembrar (mas não quero adicionar no leitor de RSS). É uma espécie de favoritos.

2 - Aqueles que de alguma forma estão ligados a mim na vida real (imagina que um amigo nosso vai ao meu blog e encontra o teu link).

Tanto quanto me lembro, nunca linkei por louvor. E para chamar a atenção seria ridiculo (apareceria no fundo das estatísticas do blog, em 25456º lugar).

Se muita gente pensar como eu, é normal que gaja cada vez menos blogroll (comecei a usar o del.icio.us para favoritos e já começam a ser demasiados amigos para linkar).
Sem imagem de perfil

De Paulo a 13.03.2008 às 11:40

O que se está a discutir são questões sociais e de relacionamentos. O pq de se linkar com este, pq é visível e assim o meu blog pode ser visitado. O pq de se ter um blog, o pq de se aparecer em destaque. Acho que seria bastante interessante.
Sem imagem de perfil

De rms a 13.03.2008 às 14:46

Isso dos links... Já tive blogs linkados que retirei, tenho outros que preciso de colocar, o que falta é o tempo.

Acho que cada pessoa tem os seus critérios, todos legítimos.

Eu, por exemplo, linko apenas blogs que permitam comentários.

É o primeiro critério que uso; depois, vêm a qualidade e o interesse que me despertam, obviamente, sem terde concordar com tudo.
Sem imagem de perfil

De Mário a 15.04.2008 às 15:00

Já há muito tempo que deixei de ter listas de blogs, faço links todos os dias numa secção que criei para isso mesmo, as recomendações. Nesse local crio links para entradas que me parecem merecedoras de uma visita. Para os blogs que sigo diariamente criei páginas categorizadas onde se podem ler as entradas mais recentes através de um fedd RSS personalizado.

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo