Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Estanques

por jonasnuts, em 06.03.08
Estou na apresentação do livro de Luís Carmelo, na Casa Fernando Pessoa.

É engraçado verificar como as nossas Blogosferas são tão estanques.

Fala-se aqui da Blogosfera como se esta fosse constituída exclusivamente pelos Blogs de pessoas que escrevem bem, com citações, atentas ao dia-a-dia, à cultura, à sociedade, à política. Esta é apenas uma das blogosferas, provavelmente a mais estanque, a que menos se dá conta da existência de geeks, de floribelas, de morangada, de baby blogs, and so on, and so on, and so on.



O que é que acontecia se juntássemos as blogosferas?

:)

Autoria e outros dados (tags, etc)



29 comentários

Sem imagem de perfil

De dextro a 06.03.2008 às 19:22

Tenho a sensação que se misturássemos as diversas blogoesferas acontecia um evento cataclismico tal que a raça humana ficava á beira da extinção... ou então não :P
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 19:50

Não.... eu acho que ficava tudo a olhar uns para os outros e a perguntar "quem são estes ETs?"
Imagem de perfil

De Patricia a 06.03.2008 às 20:10

Teríamos finalmente de encontrar uma palavra nova para definir a coisa. E, de preferência, uma palavra menos idiota que "blogosfera"! :|
Sem imagem de perfil

De Patti a 06.03.2008 às 21:18

Também aí estive e saí com essa mesma sensação.

Cada um cria a sua própria realidade, vive em redor dela e o resto....o resto parece que não existe.

Só que o "resto", neste caso, é imenso. E se calhar é esse mesmo resto que é a realidade da dita blogosfera.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 21:29

Eu tenho uma visão obrigatoriamente mais global, porque trabalho na plataforma de blogs do SAPO, conheço os números, sei a imensidão de Blogs que não pertencem àquele campeonato, por isso é que acharia divertido promover um encontro qualquer entre as várias blogosferas.

Gostei do cabeçalho do "Ares da minha graça" :)
Sem imagem de perfil

De Patti a 06.03.2008 às 21:45

Hahahhaha, seria no mínimo hilariante.
Até pagava bilhete.

Pense nisso!
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 21:47

Ok, mas debateríamos o quê? :)
Sem imagem de perfil

De Patti a 06.03.2008 às 21:59

Acho que o "resto", isto é morangada, os blogs das mães, blogs des brincos, blogs das floribelas, blogs da moda, blogs de piadas, blogs de sexo, blogs "normais" etc, etc, etc, é que podiam moderar o debate, introduzir questões, colocar dúvidas, e os outros "senhores" tentariam acompanhar como pudessem.

Saiam do debate como se de uma revelação fosse.

Brincadeira, claro.

Mas olhe que seria muito interessante uma ideia dessas ser concretizada.
Imagem de perfil

De j.a. a 06.03.2008 às 21:42

Sempre que me é possível ouço a rubrica "janela indiscreta" do PRD, e gosto bastante devo dizer, a maior parte das vezes a analise recai sobre algum acontecimento da actualidade que é normalmente politica ou futebol .... e lá estamos num circulo "estanque"
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 21:47

Ok, faz parte, é natural que para acontecimentos da actualidade se refiram mais os blogs que debatem a actualidade.

Há mais programas de rádio que tentam ser mais abrangentes, e referem Blogs diferentes, como "O meu Blog dava um programa de rádio" da Rádio Comercial, mas a verdade é que é difícil sair desta espiral.
Sem imagem de perfil

De rita a 06.03.2008 às 22:17

e sabe que mais? esses que se acham os melhores e a elite, os que se acham "a blogosfera", depois no fim, são um curioso microcosmos em que se elogiam muito uns aos outros, linkam-se muito uns aos outros, pré-publicam os livros uns dos outros, "criticam" os livros uns dos outros, vão aos programas de rádio uns dos outros, vão almoçar uns com os outros, odeiam-se e amam-se uns aos outros, criam plataformas de blogues que sendo 50 são todos alimentados por meia dúzia deles e que na sua maioria não passam de transcrições do Diário da República ou da wikipédia e por aí fora.

Mas são felizes e isso e bom para eles. Ou não.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 22:29

Por acaso não acho que se achem melhores que os outros, pelo menos não todos.

Não teço essas generalizações e leio bastantes Blogs que considero pertencerem a esta Blogosfera mais intelectual.

Há bons Blogs nesta blogosfera, como os há noutras Blogosferas :)
Imagem de perfil

De Pedro Leitão a 11.03.2008 às 13:44

O problema na minha opinião, é que a blogosfera (pelo menos a considerada blogosfera) gira toda em torno dessa meia dúzia dos blogs famosos, antigos, de nome, que postam 10 artigos por dia com uma citação cada um, ou sobre uma politiquice qualquer (vá-se lá saber onde arranjam tempo e ideias), ou então em micro-cosmos de blogs sobre temas bem menos culturais, quer sejam morangos, bebés, ou coisas do género. Talvez eu seja suspeito, por não apreciar nem reconhecer o valor destes últimos, e por, caso os meus pais me tivessem feito um baby blog, me apetecer dar um tiro em cada um deles XD, mas a verdade é que á parte de estes microclimas de blogs, que se alimenta por amizades, conhecimentos, links e listas de coisas que uns blogs passam aos outros, selos, concursos, e coisas demais, e, no inverso da medalha, críticas políticas, pessoais, intrigas, comentários em forma de post, programas de rádio e de televisão, estão a meu ver os verdadeiros blogs, os blogs que são blogs por si e em si, e que não pertencem a grupo ou clima nenhum, e que, infelizmente, têm tendência a ser mais ignorados.

É pena...
Imagem de perfil

De Daniela a 06.03.2008 às 22:33

Ainda hoje pensei nisso Jonas... não sabia da apresentação mas vagueando pelos blogs do costume (alguns pertencentes a essa tal elite) dei comigo a concluir que de facto são um grupo "pequeno" e restrito. Rapidamente nos encontramos num ciclo de links e cortesias de uns para os outros. Dentro do mesmo estilo, variando no tipo de abordagem (mesmo assim nem sempre) e no ponto de vista (mesmo assim nem sempre).

E de facto são blogosferas distintas, tão distintas que, e apesar de ter perfeita noção que isto pode soar um pouco a imbecilidade, há blogs que não linko (embora os leia atraves dos feeds) porque não sinto que façam parte da minha "dimensão".
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 22:39

Pois, a questão dos links também ali foi debatida.

E a Bomba Inteligente dizia (e com razão), que muitos desses Blogs andam nisto há tanto tempo, e já se conhecem tão bem, que não faz sentido haver uma linkagem persistente de ping-pong que só perpetua a mini esfera.

Percebo a questão da "dimensão", e partilho-a. Este meu Blog não joga naquele campeonato. Não quero, e não sei se, mesmo que quisesse, teria pedal, porque, honra lhes seja feita, é preciso ter um pedal e uma estaleca que não são para todos.
Sem imagem de perfil

De joão melo a 06.03.2008 às 22:36

ah sim vi-te lá...estavas com um computador ao pé do pedro rolo duarte
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 22:41

Eu estava quietinha, a um canto, e mesmo assim deste por mim :)

O computador serviu para escrever este post :)
Sem imagem de perfil

De joão melo a 06.03.2008 às 22:44

eras a unica com computador...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 22:46

Nestas coisas eu alinho mais com a Blogosfera Geek. Para onde eu vou, o meu Mac vai comigo (e o telemóvel tem 3G, pelo que ando sempre ligada).

Também podia ter sacado da moleskine da minha mala, mas o Mac faz mais o meu estilo :)
Sem imagem de perfil

De joão melo a 06.03.2008 às 22:49

o vasco barreto e o prd que estavam sentados ao meu lado ( cada um de seu lado ...ou seja eu no meio---) também tinham moleskine...

pelos menos foi o que reparei antes de ter adormecido..literarmente
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 22:52

LOL
Não ouvi ressonar, se é que isso te acalma.
Sem imagem de perfil

De joão melo a 06.03.2008 às 22:53

ufa ..ainda bemmm
Sem imagem de perfil

De Rita a 06.03.2008 às 23:02

Eu vejo muitos blogues e conheço várias blogosferas. E divirto-me muito com isso. Com as características de cada uma das blogosferas e com a diversidade, principalmente com a diversidade.
Esta "blogosfera" de que aqui se fala é composta por gente com profissões liberais, com acesso a bens culturais e outros que a generalidade das pessoas não tem, ainda que muitas vezes não tenha as qualidades intelectuais e/ou humanas para gerir bem a clara vantagem que é ter acesso à informação e ao conhecimento. E é um grupo que tem acesso e dá acesso aos meios de comunicação. Manipula-os bem (daí o lincar permanente. O caso típico é o Pedro Rolo Duarte, medíocre jornalista, de escrita medíocre, de ideias fracas e todas dejá vu, que disse cobras e lagartos dos blogues e agora, porque lhes faz entrevistas na rádio, transformou-se num ai jesus desta blogosfera)

Em minha opinião a comunicação entre esta blogosfera e os media em geral traduz-se num prejuízo para a qualidade dos debates, da informação e do espaço público em geral.
Porque é uma blogosfera de fachada. Uma pequena feira de vaidades.
Obviamente que alguns têm qualidade, mas são tão poucos que não valem a despesa.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.03.2008 às 23:18

Ena, tantos pontos de discórdia :)
Eu não generalizo tanto, nem faço tantos juízos. Não sei as profissões das pessoas que escrevem nos Blogs, não sei a que bens culturais é que têm acesso, nem o que tiveram de fazer para terem acesso a esses bens culturais. Não me acho capaz para avaliar as suas qualidades intelectuais e/ou humanas. Já aprendi que nesta coisa da Blogosfera (como em quase tudo) ter ideias pré-concebidas é perigoso, e online (isso aprendi há já muito mais anos) o nosso personagem não reflecte um enésimo daquilo que somos na realidade.

Tenho uma opinião muito diferente da sua, acerca do Pedro Rolo Duarte e ele hoje tratou de, mais uma vez, esclarecer exactamente o que tinha escrito e o que tinha querido dizer com a famosa crónica (de que nunca mais se irá livrar). E também não penso que se tenha tornado num ai jesus da Blogosfera :)

Eu acho que a Blogosfera (esta e as outras, mas especialmente esta) tem contribuído largamente para aumentar a qualidade dos debates nos media tradicionais, tem contribuído com factos e informações em primeira mão, e tem sido um estímulo (não aproveitado com frequência) pelos media tradicionais.

E por último, não acho que sejam poucos os que têm qualidade :)

Mas concordo consigo, quando fala na feira das vaidades. Essa característica é comum a todas as Blogosferas, e esta não é excepção :)

Somos todos vaidosos :)
Sem imagem de perfil

De João Silas a 06.03.2008 às 23:43

Incrível como toda a gente me faz inveja. Só eu é que não fui. Não gosto de eventos culturais quando não são do meu interesse, mas este era!
Sem imagem de perfil

De rita a 07.03.2008 às 00:06

Isso é que é optimismo e fé na natureza humana! Oxalá tenha razão!

Eu limito-me a achar que os blogues no seu conjunto foram uma verdadeira revolução do nosso tempo mais próximo. No resto, são um espelho do mundo, como não podia deixar de ser.

Tudo isto para concluir respondendo à sua questão inicial: como seria se misturássemos as blogosferas?

Não seria. A vida não é assim. Cada um em seu sítio.

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo