Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Esclarecimento

por jonasnuts, em 04.03.08
Parece que o post anterior foi mal interpretado por algumas pessoas. Eventualmente não me expliquei bem.

A mim não me choca absolutamente nada que o Ministério Público queira apurar a identidade do dono (ou donos) de um determinado blog. Se o estiver a fazer no âmbito de uma investigação, de acordo com as suas competências, e porque alguém apresentou uma queixa. Não vejo onde é que está o problema.

É suposto que seja assim. Alguém apresenta uma queixa, e as entidades competentes (Ministério Público, Judiciária, etc.) investigam.

Não acho lógico (nem honesto, já agora) gritar-se "perseguição" ou "censura" sempre que haja uma acção deste tipo.

Se alguém me escrever uma carta que eu considere ofensiva, apresento queixa, e as entidades competentes tratarão de tentar identificar o autor da mesma, a fim de que possa ser apresentado em tribunal e ser julgado. Em que é que os Blogs deveriam ser diferentes?

Os Blogs, meus senhores e minhas senhoras, são como tudo o resto na vida, há muito bom, muito mau, e tudo o resto ali pelo meio. Por estar escrito num Blog não significa que seja verdade, da mesma forma que não significa que seja mentira. Por estar escrito num Blog não pode (nem deve) ser isento de responsabilidades, a todos os níveis.
Ter um Blog não é sinónimo de impunidade ou imunidade.

Autoria e outros dados (tags, etc)



5 comentários

Imagem de perfil

De carlosfreitas a 04.03.2008 às 23:30

O que choca é a incompetência do funcionário/a, o imperativo verbo, como se uma explicação objectiva e concreta ferisse tão alta susceptibilidade. Enfim. Desde que não seja uma "caça às bruxas" cada um que assuma o que escreve ou pensa, se for caso de prisão...bem, já em tempos existia o Tarrafal, mas parece-me que agora se é mais pela choruda indemnização. Dai que pobre tem de ter cuidado .-)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.03.2008 às 23:35

Precisamente. Foi o que me chocou a mim, embora a maior parte das pessoas que referiu o post anterior tenha ficado mais chocado com a investigação propriamente dita.
Sem imagem de perfil

De Me a 05.03.2008 às 03:38

Sempre achei piada ao Tuga que se sente com poder... passando pelos porteiros/seguranças de certos prédios, pelas senhoras dos atendimentos dos centros de saúde e pelas entidade ditas "competentes", que antes de fazer o trabalho de casa, preferem ligar e massacrar/intimidar alguém, que mesmo que não seja a pessoa correcta, acaba por fazer a papinha (ou não, graças a Deus).

De qualquer maneira, não queria de deixar de partilhar com vocês este painel de um "webcomic" que gosto muito de seguir (sim, lá no fundo sou um puto), e que muito facilmente se enquadra na "blogosfera" (esse termo tão repudiado =P )

http://www.penny-arcade.com/images/2004/20040319h.jpg

(Embora este comic em particular esta aplicado ao universo de "players" de um certo jogo, a verdade é que as semelhanças com alguns "blogers" é demasiado grande para deixar passar...)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.03.2008 às 15:37

Muito bom :)

Dava um post, de facto :)
Sem imagem de perfil

De Isabel Metello a 05.03.2008 às 23:42

Concordo plenamente com o que afirma. Só há liberdade com um claro sentido de responsabilidade.

Abraço,

Isabel Metello

Comentar post






Arquivo