Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Publicidade nos Blogs

por jonasnuts, em 05.02.08
O disclaimer do costume. Este é um Blog pessoal, e aqui é expressa a minha opinião que pode não ter nada a ver (e provavelmente não tem) com o posicionamento da empresa onde trabalho.

Quando alguém decide iniciar um Blog fá-lo por razões diversas. Porque quer ver como é, porque tem algo para dizer, porque quer intervir, porque quer divertir-se, porque quer partilhar ou dar conhecer determinadas coisas sobre si, sobre o seu trabalho, os seus gostos as suas preferências ou antipatias.  Esta descrição cobre a maioria dos casos. É habitual que um Blog comece por uma razão e com o correr dos tempos, as motivações sejam outras, ou sejam acrescentadas outras razões. Este Blog começou por ser de testes, agora já é um pouco mais que isso (não muito, mas mesmo assim um pouco mais).

É natural que, com o crescimento de audiência de um determinado Blog o seu autor (ou autores) reflictam sobre uma eventual rentabilização do projecto. Na maioria dos casos é um "nice to have", colocam-se uns anúncios do Google Adsense, discretamente, sem colidir com os posts, e no pinga pinga deste tipo de ferramenta, ao fim de uns tempos (consoante a audiência) lá começam a cair uns trocos. Nada de extraordinário, na maior parte dos casos, algo negligenciável, mas, é melhor que nada.

Há também o caso dos que querem, em primeiro lugar, fazer dinheiro. Optam normalmente por um de dois cenários. Lançam um Blog do nada, escrevem posts a pensar em captar uma determinada audiência que vão ganhando à custa não só do que escrevem, mas também de manhas de captação de pessoas (e há manhas ao pontapé, umas mais complexas que outras). No início a presença da publicidade é discreta, com o sucesso, abastardam-se os conteúdos, e o principal do Blog passa a ser a publicidade que é, em alguns casos, muito invasiva. A outra opção é pegar num Blog que já tenha audiência, e toca de polvilhá-lo de publicidade, gráfica ou não gráfica. Este é o caminho mais rápido, pelo menos no início.

O que me parece é que há aqui um mercado que está a ser desaproveitado. Por um lado pelos anunciantes e agências de publicidade, que teimam em desconfiar dos Blogs, e por outro lado por parte de alguns Blogs, que à força de quererem fazer dinheiro (e estamos a falar de trocos, pelo menos em Portugal), abastardam os conteúdos.

Seria muitíssimo mais eficaz, agradável e rentável o modelo de publicidade em Blogs passar por um mecanismo mais simples. Nada de novo, existe há muito tempo. Chama-se patrocínio. Para os anunciantes os Blogs são um terrenos excepcional (e barato). Target muitíssimo bem demarcado, atento, participativo. Para os Blogs, nada de mais extraordinário do que poder continuar o seu percurso, sem interferências visuais e gráficas que colidam com o que escrevem.

Do ponto de vista de quem faz a gestão da publicidade, aí sim, um desafio. Desafio porque estamos a falar de nichos. Porque se trata de contactar um potencial anunciante, e mostrar-lhe o potencial de um determinado Blog. Isto para todos os Blogs que possam ser meios. São muitos Blogs, numa área onde as margens são curtas e o investimento pouco. Um desconhecimento do potencial da Blogosfera (palavra que detesto), uma desconfiança dos conteúdos (outra que também dispensava) que são gerados e geridos por terceiros. Têm dificuldade em encarar um Blog como um parceiro.

Isto, aliado à pouco dimensão do nosso mercado inviabilizam, para já,  a rentabilização séria de Blogs. E é pena.

Qualquer modelo de publicidade online que não contemple a rentabilização de Blogs é um modelo antiquado, esgotado e virado para o passado.

Qualquer autor de Blog que permita ou considere a possibilidade de poluir os seus conteúdos com publicidade invasiva está, a curto prazo a descredibilizar-se e, a médio prazo, a perder audiência.

Quem conseguir encontrar o equilíbrio, terá a chave do sucesso.

Não conheço nenhum caso, português, de sucesso nesta área. Mas gostava de conhecer.

Autoria e outros dados (tags, etc)



34 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 05.02.2008 às 23:57

Queres ver que vou fazer o primeiro post útil no teu blog em 2008? :)


O Custódio do http://dinheirooportunidade.com/ faz 6000$ por mês ou mais, e não faz mais nada. É mesmo o blogger a tempo inteiro.

E o Rui Augusto do http://tolnetwork.com/ também vai pelo mesmo caminho, embora ainda trabalhe tanto quanto sei.

Mas claro que o que ganham não é com "um" blog, é com uma carreda deles.


Por outro lado, blogs como o do Marco do meu GRANDE SITE AMIGO http://bitaites.org podia ganhar uns bons trocos se meter publicidade. Mas não o faz. É uma opção.


Cheers,
Rui
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 05.02.2008 às 23:58

Corrigindo: o MEU primeiro post útil.

Rui
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.02.2008 às 01:20

errr....tu não fazes posts no meu Blog. A única pessoa que faz posts no meu Blog sou eu :)

Tu deixas comentários. :)
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 07.02.2008 às 08:53

Oh, desculpa, isto foi antes de ir durmir... ja não funcionava tudo a 100%.


Rui
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.02.2008 às 01:25

Não visitei os links que deixaste. Mas pela descrição, parecem encaixar nos exemplos que dei. Não tenho nada contra, entenda-se.

O Marco é um senhor, se um dia decidir rentabilizar o Blog, tenho a certeza de que o fará de forma equilibrada. E os anunciantes, só se forem muito burros é que perdem uma oportunidade de estarem presentes no Bitaites.
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 07.02.2008 às 08:55

Concordo, o Marco é das pessoas que escreve melhor do meu conhecimento.

Ele já te respondeu e continua com um nó na garganta. :-P



Rui
Sem imagem de perfil

De Pedro Silva a 07.02.2008 às 09:38

Tenho ideia que grande parte do rendimento do Custódio é de vendas no eBay e não do pub nos blogs...

http://dinheirooportunidade.com/index.php/desvalorizacao-dolar-mes-prendas-natal/

A maioria do dinheiro vem do EBay e de uma loja qualquer dele online, a vender produtos e não publicidade.
Sem imagem de perfil

De classificados a 10.05.2010 às 14:41

Um comentario para quem quer inserir classificados gratis
Sem imagem de perfil

De Edson Medina a 06.02.2008 às 10:53

O blog do Junior faz guito.

Tem publicidade um pouco (ou muito) invasiva, e por vezes os posts são demasiado curtos (como os meus hihihhi) mas não deixa de ter muito conteudo interessante.
Sem imagem de perfil

De a. almeida a 06.02.2008 às 12:22

Um bom blogue é obviamente compatível com publicidade.
Aderi recentemente à publicidade Google Adsense nalguns dos meus blogues apenas para experimentar ou avaliar resultados. Pelo menos cheguei a uma conclusão: Há por aí muita malta a ganhar muito bem. Alguns não o escondem e até ganham em o divulgar e outros ganhando não ganhando mal vão apregoando que dá apenas para o café.
No meu caso particular, alguns trabalhos apenas dão para o café/bica, mas outros trabalhos (para consumo externo) mostram que de facto é possível ganhar algo de substancial. Em todo o caso cheguei a outra conclusão: Sem trabalho não se vai lá. Depois o conceito de blogue não é a plataforma ideal para se explorar publicidade.
Sem imagem de perfil

De Pedro Rebelo a 06.02.2008 às 18:04

Quando te referes a sucesso referes-te especificamente a quê? Ganhar dinheiro de monta ou conciliar de forma equilibrada a publicidade com o conteúdo do blog? Se se tratar do dinheiro, bem, o sucesso será sempre relativo mas para a nossa realidade (leia-se Portugal) temos já alguns casos que se destacam em capital ganho mensalmente. Se falas da integração equilibrada ai a coisa complica-se pois teremos sempre que fazer a analise tendo em conta o factor anterior, o dinheiro.
Vejamos: Inicialmente optei por um domínio próprio para o browserd.com para escapar à publicidade. Estávamos em 2001 e não havia muito por onde escolher. Orgulhosamente só ou com publicidade. Fiz a escolha que me pareceu acertada. Há cerca de um ano pensei em testar o adsense. Só por piada. Ver o que dava. Deu. Dá. Dá para pagar o serviço de hosting e os vários domínios que registei de então para cá. E é invasiva? Estará em demasia? Tento que não esteja. Até hoje ainda ninguém o comentou. As visitas não baixaram... É um caso de sucesso? Para mim é sem qualquer dúvida.

Para quando os anúncios do Sapo abertos a outros entes que não o obvious?
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.02.2008 às 20:23

Ok, é um caso raro de sucesso, em que o equilíbrio se manteve e em que rende algum.

Quanto aos anúncios SAPO, pergunta ao Obvious e à equipa dos Anúncios SAPO. É um pedido meu, há muito, muito tempo.
Sem imagem de perfil

De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 06.02.2008 às 22:59

Ora viva!

Uma óptima exposição para algo que já existe mas do qual sabia muito pouco. Não vejo com bons olhos a Publicidade nos blogs pois é algo a que não recorreria pois acho que afecta, de certa forma, e com o passar do tempo, a integridade do blog e do seu autor.

Um abraço...
shakermaker
Sem imagem de perfil

De HDFNDOPRE a 06.02.2008 às 23:27

Este comentário é do troll que o marco tanto gostou.

Só um pequenina observação: porque não pedes muito ao marco para migrar para os blogs do sapo. São dois em um hem: ganhas tu e ganha ele com os sapinhos a fazerem a sua publicidade.

Espero que o marco te venha auxiliar desta vez.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 06.02.2008 às 23:40

Olha, os trolls do Marco vêm aqui parar.

Troll recauchutados, era tudo aquilo de que eu precisava.

O que é que aconteceu? Um comentário que não passou, no Bitaites?

Ó senhor, olhe lá que esta chafarica não tem o nível do Bitaites, eu não me dou ao trabalho de varrer o lixo. Deixe-se estar enquanto se sentir bem.
Sem imagem de perfil

De HDOPEEHDI a 07.02.2008 às 00:07

De facto o senhor marco censura tudo o que é publicidade.

Até os trolls.

Já o aconselhei a não ser tão marxista, mas ele não me ouve.

Vê lá se lhe metes uma cunha. Uma cunha tua é garantido.

Troll................
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 07.02.2008 às 08:56

LOOOOOL.

Seja quem fores: és um idiota.


Rui
Sem imagem de perfil

De Marco a 07.02.2008 às 10:53

O troll já teve o que merecia: foi chamado de idiota pelo Rui Cruz. É o cúmulo da humilhação.

Bem, é só para confirmar que no Bitaites há censura, sim senhor, e que só passam os comentários que me agradam.

O meu tratamento preferido aos trolls mais manhosos (não a trolls de peluche, como os dois aqui em destaque) é deixá-los fazer o primeiro comentário manhoso e ordinário, responder-lhes e deitá-los abaixo (não é difícil) e depois, quando eles já se babam para o teclado julgando que vão chafurdar na merda comigo, moderar-lhes os comentários e enviá-los para o limbo do Akismet.
Então escrevem sete ou oito comentários de seguida, e cada vez mais frustrados: alguns são tão estúpidos que nem percebem que estão a ser moderados e pensam que é uma falha do browser (a maior parte usa Internet Explorer 6, embora se diga que dois ou três trolls mais sofisticados já tenham conseguido actualizar para o 7 - boatos que carecem ainda de confirmação.
Eu gosto de imaginar que pelo menos um desses trolls que esbarrou no Bitaites acabou a noite a dar marteladas no monitor e que aquilo explodiu tudo como se fosse um teledisco dos ZZ Top. Sei que é pedir demais, mas...

Resumindo e concluindo: este é o método «Se queres matar um troll, faz com que ele morda a própria língua».
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 09.04.2010 às 23:24

Só agora vi este comentário...
Marco és o meu herói!!!


Rui
Imagem de perfil

De jonasnuts a 09.04.2010 às 23:26

2 anos depois? :)
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 09.04.2010 às 23:49

Better late than never. :)
Sem imagem de perfil

De Bruno Amaral a 07.02.2008 às 13:04

No inicio ainda tentei rentabilizar o Relações Públicas. Mas a certa altura cheguei à conclusão de que o tema (mesmo que possa cair na categoria de nicho) não permitia uma boa taxa de clicks . Click Through Rate)

Isto para dizer que também do tema e do tipo de blog. Hoje em dia não imagino colocar publicidade no estilo de adsense .

Por outro lado, o retorno de um blog nem sempre é monetário.
Imagem de perfil

De Brockston Über Alles a 07.02.2008 às 21:00

Descobri um blogue que quase só tem publicidade. Ela está embutida no template e publicada em post. Não percebi a cena.
Imagem de perfil

De Brockston Über Alles a 07.02.2008 às 21:01

Descobri um blogue que quase só tem publicidade. Ela está embutida no template e publicada em post. Não percebi a cena.
Sem imagem de perfil

De Custódio a 08.02.2008 às 01:08

Já que aqui falaram em mim, quero deixar o meu comentário.

Primeiro, se alguém me poder dizer, gostava de saber o que é são considerado ganhar uns trocos com um blog? (citando: "e estamos a falar de trocos, pelo menos em Portugal"). É que eu já estou a alguns meses seguidos a ganhar mais de 700€ por mês só com o blog. Apesar de sermos um país "pobre", parece que ninguém da valor ao dinheiro.

Segundo, é verdade que apenas uma pequena percentagem dos meus rendimentos vêm de blogs, mas tudo que ganho é na internet, e não é pouco (acho eu :-)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 08.02.2008 às 09:40

Não é pouco, para o mercado português, mas quando comparado com o mercado americano, por exemplo, é pouco. Mas parabéns, tomara muita gente :)

Seja como for, o que pretendi dizer foi que não é fácil rentabilizar um blog equilibrando os conteúdos com a publicidade. Para o meu gosto pessoal, a publicidade que disponibilizas no teu blog é demasiado invasiva. Percebe-se, na medida em que o teu objectivo é claro, e portanto, és um dos casos de sucesso no que ao lucro diz respeito. Já no que diz respeito ao equilíbrio..... :)
Sem imagem de perfil

De custódio a 08.02.2008 às 15:42

Eu compreendo quando falas em "equilibrio".

Mas sejamos claros:

eu estou ali a fornecer informação muito valiosa as pessoas, de uma forma totalmente gratuita, se não quiserem ler o blog, ou se se sentem incomodados, não lêem. Vão a uma universidade dos Estados Unidos pagar $25000 por ano por um curso para aprenderem aquilo que ali "ensino", e ai já não têm que aturar a minha publicidade ;-)

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo