Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Maioria silenciosa

por jonasnuts, em 30.01.08
Um dos parâmetros que muita gente gosta de usar para "medir" o sucesso de um Blog é o número médio de comentários por post. Eu não uso esse parâmetro. Não é parametrizável o sucesso de um Blog. Para mim, os Blogs de sucesso, são os Blogs de que eu gosto e que leio.

Normalmente, quem faz a pergunta típica "quandos comentários por post?" não pesca nada de Blogs. Não só não tem Blog como não visita outros Blogs.

É nessa altura que lhes dou a conhecer a maioria silenciosa (na qual me incluo).

A maioria das pessoas que visita Blogs, não deixa comentários. Há até Blogs que não têm essa opção.

Porquê esta obsessão com os comentários? 99% dos blogs que visito não sabem quem eu sou, nem nunca lá deixei nenhum comentário.

Este Blog tem, imagine-se, uma catrefada de visitantes por dia. Mais do que eu alguma vez imaginei que teria. Calma, não estamos a falar de valores astronómicos, 300 pessoas, mais coisa menos coisa. Os comentários não reflectem isso. Quem deixa um comentário é uma minoria. Tão minoria que eu já os "conheço". Os outros, os que não comentam, não sei quem são, e desde que tirei dali o widget do MyBlogLog sei ainda menos e, neste caso, a ignorância é uma bênção.

E depois temos os trolls, as carraças da blogosfera. Felizmente não tenho muito disso, um surto aqui, uma espreitadela acolá, mas nada de mais. Mas há quem tenha problemas mais graves com trolls. Ora os trolls manifestam-se nos comentários. Será legítimo avaliar o sucesso de um Blog em função, muitas vezes, dos seus parasitas? Não me parece.

Por isso, para determinar se um Blog é de sucesso ou não, só há, de facto, uma forma. É subjectiva e única e cada cabeça sua sentença. Gosto de um Blog? Então ele tem sucesso. Não gosto de um Blog? Então ele não tem sucesso.

Autoria e outros dados (tags, etc)



26 comentários

Imagem de perfil

De Pedro a 30.01.2008 às 21:17

Quebro o silêncio para dizer que concordo.
Sem imagem de perfil

De João Lúcio a 30.01.2008 às 21:54

Grande verdade. Infelizmente na web tudo se resume a números, venham eles de onde vierem. E alguns sem explicação possível.

E assim deixei o meu comentário.
Sem imagem de perfil

De Miguel Albano a 30.01.2008 às 22:12

Maria João,

não obstante de concordar contigo que a insaciável vontade de constamente avaliar quais os mais e melhores em qualquer variável torna-se cansativo e repetitivo, não deixa de ser interessante a capacidade de avaliar os blogs e as comunidades envolventes.

Os comentários, são, na minha opinião, apenas mais uma variável interessante e relevante. Naturalmente que não faz sentido avaliar um número de comentários por post. Mas faz sentido avaliar quantos comentários tem um determinado post que levanta uma determinada questão ou que incita à participação da audiência.

Consegue-se com isto perceber, sem nunca determinar, qual o impacto que esse mesmo blog e artigo tiveram numa comunidade fechada e/ou aberta. Nada mais.

O sucesso, essa outra grande referência falaciosa da grandeza é de uma subjectividade tal que nem deve ser contemplada em qualquer análise.

Sucesso poderia ser medido em função de graus de satisfação, um desafio que pode ser lançado às empresas de estudos de mercado.

Curiosamente, um blog que mantenha uma audiência média constante e evolutiva de 300 pessoas, eu chamar-lhe-ia um blog de sucesso !
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.01.2008 às 22:32

Este Blog, só é de sucesso, porque me dá gozo fazê-lo :)

Quanto ao feedback que um post suscita (medindo-se esse feedback em número de comentários) acho que pode funcionar em Blogs cujas temáticas sejam específicas.
Por exemplo, um dos Blogs de que mais gosto é o Arcebispo de Cantuária, e é um Blog muito pouco comentado (http://arcebispodecantuaria.blogs.sapo.pt/).

Acho que são poucos fiáveis os comentários como forma de avaliar o sucesso de um blog :)
Imagem de perfil

De Rui Alves a 30.01.2008 às 22:12

de todos os blogs que visito diariamente só comento este, apesar de nunca dizer nada de jeito.

:|
Imagem de perfil

De j.a. a 30.01.2008 às 22:16

também acho que tens razão, mas quando uma pessoa começa nisto os comentários e o nº de visitas importam muito !!! e digo isto por experiência própria porque foi ainda há bem pouco tempo que entrei neste "mundo"... era quase toda a hora a ver as estatísticas !!! agora já acalmei um pouco...

e as subscrições que me dizes ???? se gosto subscrevo !

(o prob é que as vezes já são tantas que nem conseguimos lertdo)
Imagem de perfil

De Ricardo a 30.01.2008 às 22:20

Concordo
Imagem de perfil

De AnaD a 30.01.2008 às 22:27

Epá já me sinto melhor faço parte de uma minoria de 1% e eu adoro minorias, alias as maiorias são umas chatas.

A qualidade (ou falta dela) do meu blog não se pode quantificar em comentários, porque seria um valor adulterado, pois eu tenho por norma responder a todos os comentários e o facto de contarem os comentários da autoras não seria isento.

Eu comento nos blogs que valem a pena (talvez duas dúzias) mas nem sempre comento os melhores posts ou aqueles que me dizem mais. As vezes há coisas tão certeiras que não posso comentar publicamente e aí se possível envio um e-mail ao autor.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.01.2008 às 22:34

Pois, mais essa, eu também respondo a comentários, por aqui.

Sem imagem de perfil

De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 30.01.2008 às 23:28

Ora viva!

Por acaso sempre me questionei sobre o que define o sucesso dum blog: será o número de comentários, o número de visitas ou o número de vezes que está "linkado" noutros blogs. Não sei, talvez seja a combinação de todos estes factores, embora o facto de eu gostar ou não seja muito mais importante que tudo isso.

Já tive cerca de 500 visitas diárias e por vezes até mais, agora quedo-me pelas 200/300 visitas diárias e penso que o principal factor para essa descida seja o facto de não ter tempo para visitar outros blogs. Logo, creio que o sucesso dum blog também passa por sermos bons anfitriões. Não estou a querer dizer que nos devemos sentir obrigados a visitar quem nos visita, nada disso: devemos visitar apenas os blogs que gostamos realmente de ler.

Um abraço...
shakermaker
Sem imagem de perfil

De ana a 30.01.2008 às 23:51

tens toda a razão e é o que o sr. powazek chama da regra de pareto aplicada a comunidades. na explicação para o nome da companhia que ele ajudou a fundar, a 8020 publishing, ele diz

"We chose to name our company after this magic ratio because we wanted to embrace the way communities form online. In our experience, to maintain a healthy online community, you need to maintain another 80/20 split: 80% readers (the silent majority in any community, sometimes called lurkers), and 20% writers (the vocal minority, the people who power the conversation).

That's not to say that the 80% aren't important - they are. Without them, there'd never be those 20% of writers. It's the balance that's important. Everyone gets to be treated like kings."

aqui: http://8020publishing.com/blog/2006/07/why_8020.html
Sem imagem de perfil

De pedro a 31.01.2008 às 01:50

Jonasnuts ,

ainda te esqueceste dos que usam os feeds , como eu.
Deve ser a 3/4 vez que venho "mesmo" ao teu blog, no entanto acho que li todos os teus posts dos últimos 6 meses.

E, claro está, é o 1º comentário.
Abraço.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 31.01.2008 às 10:07

Hum, a manifestação da minoria silenciosa :)

Os que usam os feeds não são, na minha opinião, diferentes dos que acedem aos Blogs. A mim é-me indiferente a forma como as pessoas lêem um Blog. Se vêm via web ou se vêm via leitor de feeds.

Salvo raras excepções (nomeadamente, uma excepção, o Bitaites) eu leio todos os Blogs via leitor de feeds, e só acedo mesmo ao Blog se quiser comentar.

Já agora.... e sendo a 1ª vez que comentas por aqui. Foi bom? :)
Sem imagem de perfil

De pedro a 01.02.2008 às 02:49

:)

Foi espectacular!

Comentar post


Pág. 1/2






Arquivo