Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Son of a bitch

Jonasnuts, 16.01.08



O título está propositadamente em inglês, just in case.

Conheço a voz deste caramelo há mais de 30 anos. De casa dos meus pais, quando eu era criança (e os meus colegas na escolinha levavam com doses cavalares de música ligeira portuguesa, portanto, o nacional cançonetismo). Fui uma privilegiada no que se refere à exposição a vários estilos musicais, pelo menos em comparação com os amiguinhos com quem me dava na altura.

Portanto, há mais de 30 anos (provavelmente 35, mas a minha memória não vai tão longe) que este gajo me dá a volta ao miolo.

Ainda hoje, a partir tijolo há mais de 15 anos, Freddie Mercury mexe comigo. Abre a goela e arrepiam-se-me os pelos da nuca. Provoca-me emoções que mais nenhum cantor (artista) provocou até hoje. Talvez precisamente pelo facto de o conhecer há tantos anos.

Esta semana vimos um DVD que ele me ofereceu. Um espectáculo ao vivo, em Montreal, quando eram apenas os 4 em cima do palco. Descubro sempre coisas novas, e emociono-me sempre.

Não está nos meus planos voltar a ir a um concerto no pavilhão atlântico. Falta-me a pachorra para as pisadelas, as bebedeiras, o (mau) som, uma banda minúscula lá em cima, e acompanhar o concerto a partir dos écrans gigantes (quando funcionam). Para isso vejo em casa. Não me lixem com a mística do "ao vivo". Para sentir essa mística é preciso que a banda dê o litro. Deixem o que têm e o que não têm, em palco. E num ambiente menos agressivo. Mais confortável. Onde não tenha de me preocupar em afastar-me da cerveja que esguicha, da pisadela que espreita, do empurrão latente. Onde me possa concentrar na música.

Dirão que estou velha. É possível, mas nunca gostei muito de ajuntamentos, e sempre preferi a sensação de que os gajos que estavam em cima do palco estavam ali a tocar para mim.

Tenho poucos desgostos na vida. Alguns, mas muito poucos. Dois ou três. Um deles é não ter tido pedal para pegar em mim e ir a Londres ou a qualquer outro sítio ver Queen ao vivo. Independentemente do tamanho do recinto, eles tocariam muitíssimo bem e o Freddie, esse, cantaria só para mim.

Contento-me pois com os DVDs. Mas mesmo assim, ele canta só para mim.

11 comentários

Comentar post