Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Recursos humanos

por jonasnuts, em 14.01.08
São o melhor de cada empresa, e todas as empresas que conheço apregoam isto em todas as acções motivação dos seus colaboradores.

Eu concordo. As empresas, sem as pessoas, não valem de grande coisa.
Mas levo o conceito um pouco mais além.
Neste momento preparamo-nos para integrar mais uma pessoa na equipa onde trabalho.
A nossa equipa é estranha, e tem uma vida e uma filosofia muito próprias. Somos diferentes das outras equipas que eu conheço. Não estou a dizer que somos melhores, somos diferentes. Temos um equilíbrio muito próprio, uma dinâmica instalada e, uma vez integrado na equipa, um elemento mesmo que saia, não sai (sim Joana e Isa isto é para vocês).
Por isso, integrar uma nova pessoa numa equipa que já tem códigos próprios, cumplicidades, onde toda a gente já sabe o que esperar dos restantes, quais as suas fragilidades e quais as suas forças, o seu forte e o seu fraco, integrar uma pessoa nova numa equipa já rodada não é tarefa fácil. O Pedro foi a sorte grande (quando houver blog para linkar, avisa). Encaixou que nem uma luva. Estamos a tentar a sorte grande outra vez, passado menos de um ano.
Por isso, quando há um candidato a entrevistar, é toda a equipa que faz a entrevista, toda a equipa participa, uns mais conversadores que outros, porque também é assim que somos quando não estamos a entrevistar pessoas.

Da experiência que temos, até agora (e o Pedro pode falar disto dos dois lados da barricada, também ele foi entrevistado pela equipa toda), é muito positivo. Para nós. Para o candidato, pelo menos para aqueles que temos entrevistado até agora, a experiência não parece ser tão pacífica. O ambiente é super informal, não é inquisitório, trata-se apenas de uma conversa onde, mais importante do que descobrir competências ou habilidades, é sobretudo importante ver a forma como o candidato reage e lida com perguntas diferentes, feitas por pessoas diferentes. É sempre uma galhofa e o ambiente é bem disposto, mas o nervosismo dos candidatos tem sido evidente. Será que preferem um ambiente mais formal e cinzento? Com uma mera repetição verbal do que já vem escrito no CV?
Temos pena. Não somos nem formais nem cinzentos. Somos bem-dispostos.

E só estamos à procura da sorte grande, outra vez.

Autoria e outros dados (tags, etc)



9 comentários

Sem imagem de perfil

De Crisálida a 15.01.2008 às 03:30

Estou tão curiosa para ver logo o novo membro na ativa! Principalmente pelas exigências que vcs fizeram naquele post, já vi que ele vai entender todas as minhas dúvidas! Coitado... Já tenho pena antecipada! :-)

Eu também acho o Pedro a sorte grande! Será que teve alguém que fez mais perguntas ao Pedro do que eu? :-))))

Se um dia alguém demitir o Pedro, eu faço um abaixo assinado nos blogs e mando para o Presidente do Sapo.pt, pedindo a volta dele! :-)))
Sem imagem de perfil

De JoaoSimoes a 15.01.2008 às 15:29

Defina Webmaster?
Vais ter que me responder a esta jonas....
Imagem de perfil

De jonasnuts a 15.01.2008 às 18:11

Qual é a definição de webmaster?

Eu acho que os webmasters são como os hackers. Os que dizem que são, não sao :)
Sem imagem de perfil

De Pedro Gomes a 15.01.2008 às 16:04

Acredito que deve ser uma experiência única, infelizmente.

Foi uma pena aquele pequeno pormenor, caso contrário teria sido um dos contemplados a estar aí para desfrutar desse momento.

Enfim, quem sabe qualquer dia.

Cumprimentos,
Pedro.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 15.01.2008 às 16:16

Depois de termos falado, contactei com todos os outros, de forma a deixar claro esse detalhe. Não me tinha passado pela cabeça que fosse um factor importante ou decisivo.

Nada como conhecer outras perspectivas :)
Sem imagem de perfil

De Ruben Alves a 16.01.2008 às 17:42

Deve ser sem dúvida uma forma diferente de realizar entrevistas de trabalho :P. Como penso, é um pouco a-la-google style. Intimidadora por ser desconcertante, mas muito agradável pela equipa, sentido de humor, forma de comunicação e simpatia. Parecem todos serem uma excelente equipa.
Desejo boa sorte a quem entrar, mas mantenho-me certo do que será uma excelente experiência de vida trabalhar num ambiente e num meio no qual trabalham.

Obrigado Jonasnuts :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 16.01.2008 às 17:48

Não faço ideia como são as entrevistas do Google, porque nunca fui a nenhuma. Não faz parte dos meus objectivos descobrir quais são os métodos de entrevistar, do Google :)




Imagem de perfil

De Isa a 16.01.2008 às 19:36

Pois...o pior agora vai ser a partir de segunda, que vou sair ali do pé...acaba-se a galhofa lol, vou deixar de poder gozar com o pedro (o do lado, não o da frente he he), e de rir com as bocas que mandas à malta e de saber as fofocas todas da blogosferica..enfim, the show must go on :)

IMO é a melhor equipa he he
Imagem de perfil

De jonasnuts a 16.01.2008 às 19:57

Já?

Bolas, foi curto o tempo de desmame :/

Mas, garantidamente, vais poder sempre gozar com o Pedro, nem que tenhamos de marcar data e hora exclusivamente para o efeito.

As bocas, essas terão de esperar que eu passe pelo teu novo poiso, sim, que eu para mandar bocas, vou a qualquer lado :)

Comentar post






Arquivo