Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Rankings, autoridades, visitas e tops

Jonasnuts, 06.01.08
Sempre me fez confusão a importância que se dá aos números. Não é de agora, já na instrução primária (antigamente era assim que se chamava ao 1º ciclo), dizia eu que já na instrução primária me fazia confusão a importância que se dava aos números. Não temos uma relação fácil, é verdade, e tende a piorar, porque encontro no mundo que me rodeia uma sensibilidade cada vez maior às questões dos números.

Eles disfarçam, e dizem que os números "valem o que valem" mas fazem-se e desfazem-se para terem cada vez mais números.

Vem isto a propósito duma discussão que andou aí pela geekosfera (e não só), sobre os rankings, e sobre os melhores Blogs (basendo-se a lista dos melhores no ranking do Technorati), e etc.

A autoridade do Technorati é baseada em números de links. Sim senhor, se alguém faz um link para um site, está a atribuir-lhe alguma autoridade, mas é uma autoridade exclusivamente numérica. Não é uma autoridade qualitativa. Mas o ranking do Technorati parece estar muito na moda, e já se fazem tops com base neste parâmetro.

Bem sei que para o Google Adsense, e para aparecer nos tops, a qualidade não é um dos factores mais importantes. Afinal de contas até há uns scripts que se põem a correr no Blog que fazem as vezes de visitas. E isso faz com que apareçam nos Tops e, já se sabe, os Tops são um íman de visitas, e é uma espécie de pescadinha de rabo na boca.

Não são muitos os Blogs portugueses que podem dizer que estão nos Tops e nos Technoratis da vida sem maroscas, sem cross linking, sem alfinetes de peito virtuais, sem scripts.

Noutro dia perguntei a dois autores de dois conhecidos e populares Blogs se eles quereriam ocupar os lugares cimeiros de vários tops. Usando SEO de guerrilha (que é como eu chamo ao SEO fajuto) seria fácil e rápido, chegar lá acima. A resposta não me surpreendeu muito, e foi idêntica em ambos os casos, e  apenas confirmou o que eu já pensava destes dois autores. Não, muito obrigado, não ligo muito a tops, e prefiro que seja aquilo que escrevo a levar as pessoas ao meu Blog, e não uma técnicas maradas de inflacionar artificialmente o número de visitas.

4 comentários

Comentar post