Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Blog activo

por jonasnuts, em 04.01.08
Não sei o que é um Blog activo, a verdade é essa.
Quer dizer, saber, até sei, porque tenho a minha opinião. Mas isto de opiniões sobre Blogs é coisa que abunda. Não é portanto consensual a definição de um Blog activo.
Habitualmente a fórmula utilizada para as estatísticas é a seguinte, considera-se activo um Blog que tenha pelo menos um post nos últimos 90 dias. Há quem leve a coisa ainda mais aprofundadamente e meça a actividade a 30, a 60 e a 90 dias.

Ora eu não concordo com esta definição, não tenho outro remédio senão utilizá-la, quando apresento os dados estatísticos dos Blogs, mas não concordo (e sou chata, faço sempre um pré-discurso a dizer que não concordo com aquele quadro).

Na Blogosfera (palavra que continuo a detestar mas que uso à falta de outra melhor), na Blogosfera, dizia eu, a coisa não funciona só num sentido. Não há alguém a escrever e alguém a ler. Não há um produtor e um consumidor. Há os comentários. Mesmo os Blogs que não permitem comentários podem ser comentados, noutro Blog, com link para o original. O Maradona não permite comentários no seu Blog e eu conheço poucos Blogs mais comentados. A Controversa Maresia não permite comentários no Blog, mas comenta-se na mesma. Também para isso servem os links. E mesmo quem não comenta, visita, consome os conteúdos (conteúdos, palavra que começo a detestar com a mesma intensidade com que detesto Blogosfera).


Porque é que isto é importante? Porque, pelo menos para quem faz a gestão de uma plataforma de Blogs, a ocupação do espaço tem de ser gerida. Os administradores de sistemas gostam de ter as coisas arrumadinhas. O produto também. Qualquer coisa que não mexa durante um determinado período de tempo é candidato à remoção.

Eu tenho uma visão completamente diferente.
Faço a gestão da plataforma, mas não dos conteúdos. Os conteúdos não são meus e, portanto, não tenho o direito (muito menos o dever) de os apagar.

Para mim, um Blog activo, pode ser um Blog que é actualizado com frequência. Pode ser um Blog cujo dono não o actualiza, mas que usa para comentar noutros Blogs, deixando o endereço. Pode ser um Blog cujo dono já nem se lembre que existe, mas que continua a receber visitas e mesmo a ser comentado.

Na minha opinião, à excepção dos Blogs que violem a Lei, nenhum Blog deve ser terminado por terceiros. A única pessoa que pode eliminar um Blog é o seu autor.

A julgar pela opinião mais frequentemente aceite, há variadíssimos candidatos a Blogs inactivos (e portanto, passíveis de ser removidos), mas deixo apenas um exemplo, que pelo seu esplendor é suficientemente significativo para servir de porta-voz de todos os outros.

O meu pipi

Não é actualizado há mais de 4 anos. Não sei se continua a receber visitas, presumo que sim, pelo menos a minha, que passo lá, esperançada, de vez em quando, e releio alguns posts com prazer (não é desse prazer, é do outro). É um blog inactivo? Não me parece. É um candidato à remoção? Heresia das heresias.

Por isso, quando me perguntam quantos Blogs activos há nos Blogs do SAPO, eu respondo com o número real de Blogs que foram actualizados nos últimos 90, 60 ou 30 dias, mas deixo sempre no ar a pergunta, à espera que mentes mais esclarecidas me possam iluminar:

O que é um Blog activo?

Anyone?

Autoria e outros dados (tags, etc)



36 comentários

Imagem de perfil

De Rui Alves a 04.01.2008 às 23:57

Os meus blogs são exemplo disso...
Talvez até use mais a conta de blogs para comentar (às vezes até com comentários em que depois fico a olhar para eles e a penso "Por que raio e que fui escrever isto?",
E ca estou eu outra vez com um desses comentarios, mesmo depois de prometer a mim mesmo que nao ia chatear mais ninguem com comentarios inoportunos....)

Imagem de perfil

De jonasnuts a 04.01.2008 às 23:58

Pela parte que me toca..... não fico chateada, pelo contrário :)
Imagem de perfil

De Rui Alves a 05.01.2008 às 00:02

Ainda bem.... e obrigado por me aturar....
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 00:04

Não sei muito bem quem é que atura quem :)
Imagem de perfil

De Rui Alves a 05.01.2008 às 00:08

eu a si é que nao é de certeza....
venho cá por gosto
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 00:13

Precisamente. Gosta de me aturar, e eu gosto de retribuir :)
Aturamo-nos mutuamente, portanto :)
Imagem de perfil

De Rui Alves a 05.01.2008 às 00:16

:D ... exactamente!
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 00:23

Bom fim-de-semana.

Embora haja coisas bem mais agradáveis do que aturar-me, também há algumas coisas ligeiramente piores :)
Imagem de perfil

De Rui Alves a 05.01.2008 às 00:27

Há coisas MUITO piores!

Qualquer dia chateio-a outra vez, pode ser? (não é necessário responder à pergunta...)

Bom fim-de-semana para si tambem!
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 00:30

Combinado. Mas sempre nos podíamos tratar por tu, que este estaminé é de poucas formalidades :)
Imagem de perfil

De Rui Alves a 05.01.2008 às 00:39

ok... mas é um bocado esquisito para mim estar a tratar por tu uma pessoa um pouco mais velha que eu e que eu nem conheço pessoalmente.
Mas fica combinado...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 00:41

Vá lá..... quando me tratam na terceira pessoa, ou por senhora, olho sempre por trás do ombro, à procura da minha mãe :)

Eu sou a mais velha, da equipa dos Blogs (e sou a que fala mais "francês"), e toda a gente me trata por tu :)
Imagem de perfil

De Rui Alves a 05.01.2008 às 00:47

Bem, mas suponho que todos na equipa de Blogs sao adultos...
Bem, entao fica combinado... trato-te sempre por tu...
:D
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 00:52

Todos.
Menos eu :)
Imagem de perfil

De Rui Alves a 05.01.2008 às 00:56

Dessa resposta nao estava a espera... :)

mas então tu és o quê, afinal? :D
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 00:57

Cruzes. Tanta coisa.
Mas não tenho o juízo todo (e faço por não ter).
Sou, na equipa, a que mais imbecilidades diz, e a mais brincalhona :)
Imagem de perfil

De Rui Alves a 05.01.2008 às 01:06

hmm... ja suspeitava... :D
bem, mas agora tenho que adiar a nossa conversa....

(Os comentários de 'Bom fim-de-semana' ja vão longe!!!!)

Agora tenho que ir 'nanar' para amanha acordar tarde... :D

Boa noite e bom fim-de-semana...
Imagem de perfil

De Rui Alves a 27.06.2009 às 02:51

O.O
God... O que eu vim encontrar aqui. Eu era um grande troll!

E isto de reler os teus posts antigos sabe bem. :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 27.06.2009 às 11:35

Fpoi uma conversa e peras :
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 05.01.2008 às 05:23

Chat-blog! :-)
Pois eu também gosto de te aturar todo dia! hehehe

Eu penso que um blog inativo é aquele que foi criado, passou meeeeeses e jamais foi utilizado. Há alguns aqui no sapo. À propósito, quando criei o meu, eu queria que o endereço fosse somente crisalida, e não amadacrisalida, mas já havia um blog que jamais viu a cor de um post, e que utiliza esse nome... Fazer o que? :-(
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 10:44

Fazer o quê? O óbvio :)
Falar connosco.
Podemos tratar disso :)
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 05.01.2008 às 18:24

Ah é? Infelizmente eu não conhecia a disponibilidade e atenção de vcs na época que fiz o blog. Demorou um tempo para eu me familiarizar com esse "detalhe". :-)

E o que poderia ser feito depois de tanto tempo?
E você acha que valeria à pena, depois de meses usando amadacrisalida? Já tenho leitores fixos que não são os amigos dos blogs e nem deixam comentários, mas que ainda assim visitam o blog diariamente, já houveram dois destaques dessa url, já está em muitos sites de busca (de onde vêm a maioria dos visitantes), e em algumas palavras e expressões que o blog trata diretamente, está na primeira página da busca. Será que valeria à pena à essa altura? É uma pergunta honesta... Como não sei o que pode ser feito, não sei se valeria à pena. Se valer, eu gostaria sim. :-)

Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 18:40

Pode ficar com os dois endereços. Passamos todos os posts e comentários para o novo endereço, e nesse endereço você deixa um post a encaminhar para o sítio novo.

Se vale a pena ou não, não sei, a decisão é sua :)
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 05.01.2008 às 19:58

O outro endereço no mesmo e-mails de login? Se for, então eu quero sim!!! se eu puder ter os dois, posso arrumar o outro (hummm... posso até fazer um template de "transferência"...rs) de forma que ele não entre mais nas buscas e quem entrar no blog, independente do post que entre, verá o endereço do post que procura!

Eu quero!!!
É o nome que eu seeeempre quis para o Crisálida! Nunca gostei daquele "amada" no meio, sempre me incomodou, mas como eu achava que não tinha jeito! :-))
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 07.01.2008 às 15:29

Jonasnuts, para fazer isso, o que eu preciso fazer? Tenho que te passar alguma informação?

Beijos
Sem imagem de perfil

De gajo dos abraçps a 05.01.2008 às 01:54

«O meu pipi

Não é actualizado há mais de 4 anos»

Isto assim, fora do contexto, até te fica mal :-P

Quanto ao tema do post. acho que tem também a ver com o conceito de blog: a ideia seria um registo regular de actividades; mas a facilidade de publicação que permitem fez com que hoje sirvam para tudo, estudos, livros, ensaios... salas de chat como os comentários a este post :-D
Imagem de perfil

De pedrocs a 05.01.2008 às 10:31

Tenho blogs que não actualizo há anos e nada me irritaria mais se os serviços decidissem apagá-los só porque lhes dá jeito.

Eu costumava ter um sitezinho alojado num daqueles serviços gratuitos que agora já nem me lembro qual era, o Tripod, para aí.

E um dia fui lá e tinham apagado o sitezinho só porque eu não ia lá mexer há anos. Isso para mim é simplesmente um mau serviço.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 10:45

Precisamente :)
Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 05.01.2008 às 11:33

O Meu Pipi é um blog inactivo.

Não devia ser removido,mas é inactivo.


Para mim uma(s) pessoa(s) que não tenha nada a dizer em um mês considero-a inactivo e removo o feed do meu leitor RSS.


Rui
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 11:37

How predictable :)
Imagem de perfil

De AnaD a 05.01.2008 às 14:30

ó diabo ... que raio mais uma coisa para me preocupar ... não no meu blog do sapo que esse tá muito activo, mas no da concorrencia, afinal criei-o para poder comentar nos blogs blogspot, e também serve como placa de reencaminhamento ... iria ficar muito chateada se me apagasse aquilo!

A meu ver um blog inactivo é aquele que foi criado mas que nem um post tem. Para além que o que está inactivo hoje pode passar activo amanhã...

Pelo sim pelo não vou republicar o meu post lá na outra blogosfera, assim fico sem me preocupar durante mais 90 dias :)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 05.01.2008 às 14:35

O Blogspot não tem, tanto quanto sei, o costume de apagar Blogs por inactividade. Aliás, se tivesse essa política muitos blogs para além do que eu refiro no post já teriam sido apagados, como o Gato fedorento, por exemplo :)

Acho que é seguro não publicar, mas pelo sim pelo não, eu também vou deixando um post no que lá tenho, de vez em quando :)
Imagem de perfil

De pechanense a 05.01.2008 às 22:26

...cá para mim estão a querer atingir algum recorde de comentários :-)

Quanto ao post. Um blog pode não ter posts novos há mais de 90 dias, mas eu não o considero inactivo... enquanto receber visitas está activo, mas mesmo que recebesse visitas apagar é que nunca. Ainda bem que os blogs do SAPO não usa "borrachas"!

Um abraço!
Imagem de perfil

De Koshdukai a 07.01.2008 às 12:01

1º) pensava que isto era o blogs.sapo.pt e não o blogsactivos.sapo.pt (ora é mania, começou com os Bifidus, agora é os Blogs...)

2º) um bLog, pela sua própria definição (ou pela definição que eu tenho do dito cujo) é nada mais nada menos que um Web Log, logo, um Log... um LOG, que pela sua natureza, a qualquer momento pode deixar de ser actualizado sem que isso desvalorize tudo o que contém até à data. Como Log, ou em português, como diário/jornal que é, o destino inevitável dele será mesmo o deixar de ser actualizado, nem que seja por morte do autor... certo ?

Ora, dito isto, e se por força é mesmo necessário medir a "actividade" dum bLog, então na fórmula terão que ter (talvez em partes iguais) tanto a quantidade e frequencia dos posts como (naturalmente) dos comentários, bem como das visitas/consultas.

Sei que estou a dizer o óbvio (pelo menos espero que isto seja considerado óbvio) mas aprendi com os anos que até o óbvio tem que ser dito (por mais que deteste o sentimento de redundância que me causa).

Para terminar, gostaria de sugerir... ou melhor, perguntar, porque razão não tem a própria sapo.pt ("a" de "A Empresa" ou "A Organização") ou no minimo o blogs.sapo.pt ("o" de "O site" ou "O serviço") uma estatística simples de visitas (talvez com 2 parcelas: utilizadores SAPO + Anónimos) ?

Não era necessário nada tão sofisticado como o Google Statistics (sofisticado mas frágil, pois pode ser barrado com script-blockers). Um contador server-side sempre servia de contra-teste em relação às estatísticas conseguidas com serviços terceiros desse tipo (como o mencionado Google Statistics e outros).
Sem imagem de perfil

De Ric. a 13.01.2008 às 23:00

percebo a vossa necessidade, de que falas, de terem de gerir esse espaço, muito embora ache uma pena terem de extinguir alguns blogues. Isto até porque há vários casos de sites e blogues que andavam por aí adormecidos e, de súbito, tornam-se pólos de atenção e agregadores de visitas e comentários sem fim.

creio que há vários critérios que vos podem guiar nesta pesquisa de quais colocar em quarentena e, depois, apagar. eu pessoalmente nunca apagaria (acho até perigoso para o Sapo, alguém saber que um dia pode vir a ter o seu blogue apagado - da próxima vez que for registar um novo, pensa 3 vezes ou 4 antes de o abrir aí).

actividade dos comentários, das visitas, dosp osts, etc, acho tudo indicadores válidosp ra medirem isso. Mas já agora, uma pergunta, sobre algo que me despertou a curiosidade: porque é que não conseguem saber as visitas dos vossos próprios blogues??
(isto por causa da tua frase "Não é actualizado há mais de 4 anos. Não sei se continua a receber visitas, presumo que sim, ")

R.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 14.01.2008 às 00:39

Nós conseguimos saber as visitas dos nossos próprios blogs :)

Se eu quiser saber, sei. Não é o tipo de informação que eu precise :)

Nós não apagamos blogs :)

Comentar post






Arquivo