Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Melhor Blog Português 2007

por jonasnuts, em 19.12.07
Aqui há uns meses, no meu leitor de feeds de RSS, vejo algures, a referência a um concurso para eleger o melhor Blog Português. A organização convidou-me para fazer parte do Júri. E eu aceitei. E apesar da trabalheira que deu ver e classificar mais de 300 Blogs, voltava a repetir.

Os (muitos) Blogs que me chegaram para eu "classificar" não seriam, em alguns casos, os que eu escolheria, mas, nestas coisas, regras são regras, e era aquela a minha base de trabalho.
Eu não nomeei blogs. Eu classifiquei de acordo com a lista que chegou. Fechada.

Fiz reflectir os meus gostos pessoais que não passam, definitivamente pela plataforma onde um determinado Blog está alojado.

Abstive-me de votar em Blogs (ou pontuei muito pouco) com os quais pudesse estar remotamente ligada, o meu, evidentemente (que nem estava ali a fazer nada),  o dos Blogs do SAPO, mas também o do Celso, o do Júnior (meus colegas de trabalho), e houve até Blogs de pessoas que não conheço, mas que não pontuei por ser mais papista que o papa, porque, à mulher de César não basta sê-lo, há também que parecê-lo.

A polémica que surge agora à volta do facto de alguns jurados serem autores de Blogs vencedores, ou o facto de existirem Blogs que aparentemente deveriam ter ficado em lugares mais cimeiros, ou Blogs que pura e simplesmente não aparecem (e "deviam" aparecer), a polémica, dizia eu, é compreensível. Afinal de contas, somos portugueses, e há um prémio em jogo. Não é um prémio monetário, não é, afinal, nada de papável, mas é um prémio. E nesta coisa dos prémios, toda a gente quer. E toda a gente gosta de mandar bitaites.

Não concordo quando dizem que é preciso ir buscar pessoas que não tenham nada a ver com Blogs, ou pessoas mais afastadas. Pessoas mais afastadas da realidade dos Blogs portugueses não têm competência nem know how para avaliar blogs. Acho que o que se deve fazer para o ano, para que não fiquem dúvidas,  passa por excluir do concurso os Blogs dos jurados. Ora, isto para mim é fácil de dizer, porque este Blog, convenhamos, não é o supra sumo da farinha amparo, mas para quem tem um Blog de jeito (como era o caso dos outros membros do Júri), é capaz de ser mais difícil. Concordo com a opção da organização, de convidar pessoas com Blog, mas será muitíssimo difícil encontrar pessoas, conhecidas e reconhecidas no meio, que aceitem excluir os seus Blogs. É um equilíbrio difícil. Sei que a organização convidou para integrar o júri pessoas que não aceitaram. Tanto quanto sei, houve também pessoas que não responderam. Este júri, foi convidado, e aceitou, que foi mais do que fizeram algumas pessoas, quem sabe se não são pessoas que levantam agora as suas vozes críticas.

A solução no imediato, na minha opinião, é simples. Tornem-se públicas as votações dos jurados :) Pronto. Tirem-se as teimas. Vão lá ver quem é que votou em quem.

E os donos dos Blogs, para o ano que vem, que ajudem a divulgar a iniciativa, e coloquem um botão para que os seus visitantes possam nomeá-los. Tanta queixa que falta aí o Blog A e o Blog B e o Blog C, se falta, foi porque os leitores desses Blogs não nomearam esses Blogs. Para a próxima, não deixem passar a oportunidade.
É também uma mania portuguesa. Querer ganhar sem esforço, sem parecer que fez alguma coisa. Toda a gente quer ganhar o concurso, mas ninguém quer colocar o botão do "Vota em Mim". Querem ganhar e ter aquela atitude displicente "óh, Deus, que grande honra, eu nem sequer sabia que isto existia". Para a próxima, ajudem a divulgar, e coloquem lá o botaneco. Quanto mais gente votar, e nomear, melhor.

Na minha opinião foi isso que faltou.

Para o ano ninguém se esquece e em Outubro (foi nessa data que começou, este ano), quando a fase de nomeações se iniciar, haverá uma divulgação mais vasta. Logo, mais participações, mais nomeações.

Penso que este ano foi uma belíssima experiência, da qual se recolheu muito know how. Com a colaboração de todos, a iniciativa (que desta vez foi de um grupo reduzido de pessoas, que teve o trabalho todo) vai ser mais representativa, e vai gerar ainda mais discussões, não tenho dúvidas. E ainda bem :)


E sim, votei no Bitaites para ganhar em todas as categorias para as quais estava nomeado. É essa a minha opinião. Mantenho-a.

Autoria e outros dados (tags, etc)



6 comentários

Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 19.12.2007 às 21:31

100% de acordo.

Na altura referi que eu não nomeei porque estive hospitalizada e pouco tempo dediquei á internet.

É obvio que muitos blogs não estiveram para avaliação porque os seus leitores não o nomearam.

Eu tenho em média 300 visitas diárias no "Grilinha" e se não tiver um post novo quase diariamente as pessoas nem comentam.

Outra coisa que reparo é os leitores/frequentadores de blogs apenas se limitarem a ver o último post públicado e ignoram muita informação que está no penultimo ou no antepenúltimo que não chegaram a ler nem se deram ao trabalho de fazer scroll(não sei se é assim que se escreve).

Para reclamar ... ahhh e tal ... já sabem clicar no comentar e teclar opiniões, muitas delas, sem razão.

Pronto(s) já escrevi, que eu até escrevo, sempre que visito.

Sem imagem de perfil

De Sérgio a 20.12.2007 às 00:06

Concordo contigo e não tenho qualquer problema em deixar os meus votos públicos. Não teria também qualquer problema em não ter os meus blogs nomeados para poder votar, mas pensa que se o Bitaites não pudesse ser nomeado, este seria um concurso para eleger o melhor Blog em que O MELHOR não estaria a concurso ;)
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.12.2007 às 00:16

Ah.

Mas eu acho que o Bitaites até paga, para o ano, para excluir o Blog dele da votação, tendo em conta a catrefada de acusações com que tem sido obrigado a lidar.

Eu publicava aqui os meus votos, não fosse o respeito e a consideração que tenho pelo Rui. É uma decisão que lhe cabe a ele, e não a mim, mas é nesse sentido que vai a minha recomendação (vai, e já foi, mesmo antes de serem conhecidos os resultados) :)
Sem imagem de perfil

De Marco a 20.12.2007 às 19:09

Pago sim senhor. Até porque começo a perder a paciência com tantos ressabiados, mesquinhos e justiceiros da esquizosfera a cagar sentenças e lições de moral.
E perder a paciência é quase tão mau como perder a carteira.

A sério. Já cansa. Até me faço ao lugar de júri, se isso significar que o meu blogue fica de fora para o ano. Até dou uma beijoca ao Rui Costa.

A propósito: beijinhos, Jonas. Obrigado pelo apoio.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.12.2007 às 22:18

ehehe tu não precisas de apoio.

Precisas de apoia, para arremessares :)

Seja como for, só mesmo quem não quiser ver, é que não vê. E nesta altura do campeonato, acho que quanto menos achas se mandarem para a fogueira, melhor. Deixá-los acalmarem-se.
Sem imagem de perfil

De Crisálida a 21.12.2007 às 15:22

Eu conheci o bitaites aqui pelo seu blog. Assim que vi, não tive dúvidas, achei o melhor que já tinha visto, e até deixei um comentário dizendo isso. Eu não entendo nada dessas coisas de julgamento de blogs, visto estar na blogosfera há uns dois meses e pouco, no entanto, mesmo para mim que sou leiga, ficou meio óbvio o tanto que aquele blog é excelente. Tudo nele se supera.
Quanto aos jurados. Também acho que a melhor solução é proibir os jurados de participarem dos concursos. Aliás, é o que sempre se vê nos concursos. E aí a pessoa escolhe, se for convidada para o juri, se ela prefere votar ou receber votos.

Comentar post






Arquivo