Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Concurso do Melhor Blog Português

por jonasnuts, em 12.12.07
É uma iniciativa da comunidade, este concurso. O SAPO apoiou com divulgação, e a organização convidou-me para integrar o Júri. Aceitei, com muito gosto.
Assim, na sequência de tudo isto, recebi na semana passada a short list que saiu da fase de nomeação. Lembro-me de ter pensado "porra, são mais que as mães".

Defini uma metodologia. Voto categoria a categoria. Pego nos urls e abro-os todos, por ordem alfabética nas tabs do Firefox. E depois transporto as tabs mais para a frente ou mais para trás, consoante a pontuação é maior ou menor.

Ser um Blog alojado no SAPO não dá direito a valorização, sempre defendi (e defendo) que não é a plataforma que faz o Blog.

Ontem à noite terminei a categoria Desporto. Isto não pode ser tudo feito ao mesmo tempo, porque o pensamento inicial de "porra, são mais que as mães", agudizou-se à medida que fui começando a trabalhar.

Hoje, na minha tarefa matinal de consulta ao leitor de feeds dou com um post sobre OpenID no Zone 41, e fui ler (eu passo os olhos pelo post no leitor de feeds, e se me interessar leio-o no Blog). Li o post, e no fim vejo o meu nome.  Que raio está a fazer o meu nome num post sobre OpenID? E depois ele dizia que tinha sido nomeado para a categora de melhor Blog Geek juntamente com outros, e referia o meu.

Acreditem ou não...... e uma vez que ainda não tinha chegado à categoria Geek, não fazia ideia de que estava nomeada.

Como não sou juíza em causa própria, vou dar 0 pontos ao meu Blog. À semelhança do que já fiz com o Blog Oficial dos Blogs do SAPO, que está nomeado na categoria Melhor Blog empresarial/corporativo. É um Blog onde participo, levou 0 pontos. Apesar de eu achar que o Blog dos Blogs até tem potencial para ganhar, prefiro que não ganhe. Só para não se levantarem logo as vozes do costume, a dizer que há marosca e coisa e tal.

Autoria e outros dados (tags, etc)



9 comentários

Sem imagem de perfil

De dextro a 12.12.2007 às 11:20

Tás tal como eu, também fiquei a dizer que "são mais que as mães" quando vi a lista e também fiquei espantado por ver blogs nomeados de membros do juri (apesar de saber que as pessoas escolhidas devem fazer o mesmo que tu :) ).

Agora deixa lá ir ver mais uma categoriazita que isto demora e já só tenho uns dias :$
Imagem de perfil

De pedrocs a 12.12.2007 às 12:04

É dantesco... não sei se vou conseguir percorrer a lista toda. Também acabei há pouco tempo o Desporto e a scrollbar ainda nem vai a meio.
Imagem de perfil

De Koshdukai a 12.12.2007 às 12:19

É interessante a opção tomada de não excluir membros do júri de participarem, como habitualmente é feito noutras lides.

Por um lado é bom, pois esta opção (consciente? acidental?) permite a não exclusão artificial de Blogs com mérito de serem avaliados em pé de igualdade (pelo menos em teoria) com todos os outros.


...por outro, é... estranho, esquisito e... talvez, indiciador da (mesmo assim, ainda) pequenês do universo .pt em termos de blogs, já que os "notáveis" suficientemente especialistas (e disponíveis?) para "botar discurso" ou avaliar, são eles próprios bloggers, com blogs (mais uma vez) "notáveis" e conhecidos o suficiente para surgirem como naturais escolhas para júri.

Lá está... é... estranho. É como ver o Markl no Júri da OT ao mesmo tempo que tenta a sua sorte como cantor na escola ;)

Enfim, estranho, mas... acredito que inevitável (pelo menos para já).

Ok, então... boa sorte com as avaliações (sempre uma tarefa difícil e por vezes ingrata) e boa sorte com a participação do teu blog, que bem merece estar nomeado :)
Sem imagem de perfil

De Rui Costa a 12.12.2007 às 14:10

É verdade, um painel de júris que avaliem a blogosfera portuguesa (mas não só) inclui inevitavelmente notáveis dessa mesma esfera.

Esclareço apenas que o painel estava mais ou menos definido desde a segunda semana de concurso (Outubro), altura em que ainda não havia evidências de que o blog do júri "a" ou "b" seria um dos nomeados. Existia, como é natural, uma forte possibilidade de isso acontecer pelas razões que o Koshdukai já referiu.

O assunto foi discutido e eu sou efectivamente a pessoa a quem se poderá apontar o dedo por tentar convencer a maior parte dos elementos do júri de que não havia qualquer tipo de problema neste processo.

Continuo a achar que não existe um verdadeiro problema pelo seguinte: 1) o peso do voto de cada júri é muito reduzido 2) o júri "a" não conhece o voto do júri "b" e como tal não há cá palmadinhas nas costas 3) Não há prémios nem vales de compras em jogo 4) As pessoas escolhidas não são propriamente conhecidas por serem fantoches de ninguém.

Quanto ao Markl tentar a sorte como cantor, graças a um força superior, creio que não virá a acontecer :)

Abraço.
Imagem de perfil

De Mamã Gansa a 12.12.2007 às 19:55

Olá Joana,só para dizer que gosto do teu blog.Geek ou não.Está na lista dos blogs que tenho guardado nos favoritos. é um blog honesto onde escreves as tuas opiniões e convicções e por isso talvez por isso tenah sido nomeado.beijinhos e Parabéns.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 12.12.2007 às 20:14

Olá Mamã Gansa.

Mas o meu Blog é precisamente isso, um sítio onde extravaso as minhas opiniões e onde, às vezes, destilo o meu mau-feitio.

Ora, Geek é um termo que se aplica aos engenhocas, apreciadores de tecnologias, técnicos (seja de ordem teórica seja de ordem prática), gadget lovers, e afins, se falem especificamente dessas coisas. Todos os outros nomeados nesta categoria preenchem mais ou menos os requisitos, uns de uma forma mais consistente que outra.

Na minha opinião, um Blog que fale de Crocs não pode ser um Blog geek :)

E além disso, por cima disso tudo, conheço Blogs Geeks, verdadeiramente Geeks, que mereciam estar ali, em vez do meu :)
Sem imagem de perfil

De Pedro Aniceto a 14.12.2007 às 01:57

Pois eu cá confesso que tive ali muitas surpresas, umas boas e outras nem por isso. E sim, quando vi este blog na lista dos Geeks pensei "Agora é que a arranjaram bonita!"
Imagem de perfil

De jonasnuts a 14.12.2007 às 10:09

Por acaso, com este Blog não acho que seja preocupante, porque, convenhamos, não tem nada que justifique ficar bem classificado naquela categoria.

A mim "chateou-me" a nomeação do Blog Oficial dos Blogs (http://blogs.blogs.sapo.pt) na categoria Empresarial/Corporativo, porque, nesse caso, até acho que o Blog em causa teria algum potencial. É um Blog de que me orgulho muito. Dei-lhe zero, obviamente, e não quero que ganhe ou sequer fique bem classificado, mas apenas porque estou no Júri, para não virem os palermas do costume dizer que houve marosca.

Desse eu tenho pena, deste, nem pouco mais ou menos :)
Sem imagem de perfil

De Manuel Reis a 15.12.2007 às 18:55

Por acaso apanhei alguns sustos com os prémios (incluindo a categoria de entretenimento, onde o blog onde eu colaboro estava inscrito), mas ponto, "a vida é uma caixinha de chocolates".

Para o ano há mais!

Comentar post






Arquivo