Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Ubuntu e outros bichos

por jonasnuts, em 31.10.07
Antes que se ponham com tretas de fundamentalismos de sistemas operativos aviso desde já que eu sou do tipo ecuménico.

Uso, neste momento, o Mac OS, o XP e o Ubuntu, em máquinas diferentes. Usei o Vista durante uns tempos, mas aquilo atascava-me a máquina, fiz o "downgrade" para XP.

Ora, quando eu digo "fiz" quero na realidade dizer que alguém fez.

Isto porque, para espanto de muitos dos que sabem o que eu faço na vida, eu não pesco muito de informática. Não sei o que é se passa por trás do teclado (sim, já sei, por trás do teclado não se passa realmente nada, mas é uma metáfora), não sei escrever uma linha de html, e, mais grave, não quero saber.

Uso a tecnologia para ela me facilitar a vida (e facilita), não para ter de memorizar ou aprender coisas de que não preciso, de que não quero precisar.

Portanto, ele, é o pioneiro cá de casa (e não só, mas fiquemos por aqui), é ele que compra o último modelo disto, o último gadget daquilo, eu "limito-me" a ficar com o excesso, o que tem dado imenso jeito. Fico com os gadgets e fico com a experiência de utilização. Não, isto ainda está muito beta, sim, isto já dá para usar.

Mas isto tudo para dizer que do ponto de vista do utilizador comum (que sou eu), o tal do Ubuntu ainda tem de caminhar um bocado, e já agora o tão histericamente aguardado Leopard a mesma coisa. Tudo o que oiço à minha volta é que dão uma trabalheira a instalar, e que tiveram de fazer assim, e assado, e safe mode, e compatibilizações de placas gráficas, e reposição de ficheiros e outros números que não compreendo, e que me passam ao lado.

Ah e tal, mas depois de instalados funcionam muito bem, não precisam de reboots, e são lindos.

Se fosse eu a tratar dessas coisas, aqui em casa, ainda estávamos com o Windows 3.11.

Eu quero carregar num botão e que aquillo funcione tudo, sem complicações.

Autoria e outros dados (tags, etc)



14 comentários

Sem imagem de perfil

De JP a 31.10.2007 às 22:02

Para que se conste, ainda tenho um computador com o velhinho Windows 3.11 instalado.
Por vezes ligo-o para matar saudades... bem porreiro.
Um bom feriado.
Sem imagem de perfil

De BL a 01.11.2007 às 12:12

Pois, cá por casa é mesmo só Ubuntu,
se é verdade que 97% das coisas funcionam logo à primeira, os outros 3% (que incluem costumizações manhosas) são por vezes muito trabalhosos.
De qualquer forma recomendo o Ubuntu, 103%!!!

Sem imagem de perfil

De Marco a 01.11.2007 às 12:48

Acho que do ponto de vista do utilizador comum, um sistema operativo já vem instalado no computador, mas se for preciso fazê-lo, mais fácil o vejo a conseguir instalar o ubuntu que o windows.

Na minha opinião, o Ubuntu (não o linux em geral) não é mais díficil, é apenas diferente.
Imagem de perfil

De pedrocs a 02.11.2007 às 01:33

Então anda cá a casa pôr a minha placa Linksys N a funcionar no sistema diferente, no naquela... ;-)

Há dez anos que ando a tentar usar Linux, mas em dez anos, ninguém conseguiu fazer uma versão fácil de usar e que funcione em todo o lado.

Dito isto, acrescento que TODOS os sistemas operativos em uso corrente pelas massas, são uma trampa.
Sem imagem de perfil

De Edson Medina a 03.11.2007 às 13:50

"Há dez anos que ando a tentar usar Linux, mas em dez anos, ninguém conseguiu fazer uma versão fácil de usar e que funcione em todo o lado."

Troca a palavra "Linux" por "Windows" continua a fazer todo o sentido.
Imagem de perfil

De pedrocs a 07.11.2007 às 10:17

Isso tem piada, Edson e eu também acho graça. E eu também detesto o windows. Mas consigo usa-lo.

Acho que o mal nem está no sistema, mas nos principais produtores de software que não editam para Linux. E o software que existe para Linux que é suposto ser igualmente bom... simplesmente não é.
Sem imagem de perfil

De Edson Medina a 09.11.2007 às 12:20

É a velha questão do ovo e da galinha.

Os bons produtores de software só editam software se houver utilizadores suficientes, mas só tens utilizadores suficientes se houver software bom. :)

A sorte é que tem havido muita evangelização e começa a haver massa critica.

Por outro lado, a decrescente qualidade da experiencia de utilização do windows (devido ao malware, falta de inovação e afins) tambem tem ajudado o pessoal a migrar para Mac / Linux.

Há de haver um determinado ponto em que os produtores começam a produzir para todas as plataformas, e deixam de haver razões para os utilizadores ficarem no Windows (que não oferece nenhuma mais valia).

Let's wait and see.
Sem imagem de perfil

De Tiago Rodrigues a 01.11.2007 às 16:14

Um dia pega num PC, e instala um Windows XP e começa a usar, mesmo assim. Sem updates, sem antivirus, sem essas coisas todas. E faz isto com um PC bem recente, com componentes que sairam a semana passada.

Seja XP, seja Ubuntu, seja lá o que for: há sempre que instalar drivers, há sempre que fazer updates, há sempre que instalar software (e se formos por aí o Ubuntu e o Leopard ganham nesse aspecto).

Os únicos PC's fáceis são os que já vêm da loja com tudo instalado e preparado, e isto contando que compraste nalguma loja decente e que o gajo que instalou as coisas não é um incompetente (uma amiga minha comprou um portátil na fnac já com vírus e programas crackados).

E já agora, o que se está a ouvir do Leopard ouviu-se também do Vista quando este saiu. Seja hardware ou software, quando as mudanças são grandes (novos OS's, novas gerações de certos componentes de hardware) e as coisas são novas demais há sempre problemas. É sempre bom esperar umas semanas para saber quais os problemas que não foram apanhados nos testes e esperar que estes sejam corrigidos.

Sempre foi assim, sempre será.
Imagem de perfil

De pedrocs a 02.11.2007 às 01:34

Essa tua amiga caiu na velha armadilha da Fnac: é que as pessoas vão lá devolver PCs e outras merdas e eles limpam o pó e põem à venda novamente.

Fnac SUCKS.
Imagem de perfil

De entreparentes a 01.11.2007 às 20:59

Odeio quando não percebo patavina do que escreves...mas se ele te instalou um lindo ubuntu e que ainda por cima funciona bem, que é só carregar num botão...então aproveita bem e parabéns !!!
Imagem de perfil

De jonasnuts a 01.11.2007 às 21:02

Ó mãe, Ubuntu não é isso :)

Ubuntu é um sistema operativo. Aí em casa tens o Windows, aqui em casa usamos outros, que fazem mais ou menos a mesma coisa, mas melhor, mais rapidamente e sem erros.
Imagem de perfil

De pedrocs a 02.11.2007 às 01:35

Mas olha que não é um mau eufemismo...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 02.11.2007 às 09:43

Eu sei :)

A minha mãe é assim :)
Sem imagem de perfil

De Edson Medina a 03.11.2007 às 13:54

Serei eu o único gajo que instalou o Leopard pacificamente?
Funcionou-me à primeira e até agora não tive problemas. Nem sei de que falam os outros.

Mas confesso que já tenho saudades do ubuntu.

Comentar post






Arquivo