Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Giroflé e Adriano Correia de Oliveira

por jonasnuts, em 17.10.07
Quando a minha irmã nasceu, em 1971, eu tinha 3 anos. Tinha até à altura vivido no bem bom do colinho da avó e do avô, em vez de ir para o colégio. Mas por motivos vários, os meus pais optaram por espetar com as duas num colégio. Toca de escolher um colégio que fosse perto de uma das avós (a outra avó), e que também fosse mais ou menos perto de casa.

A escolha, que foi feita com base na localização geográfica da escola, recaiu sobre o Giroflé, que era (será que ainda é?) na Pascoal de Melo. Descia-se um bocadinho a rua, e estávamos em casa da minha avó.

Lembro-me que odiava e detestava o Giroflé. Habituada a ser A menina, passei a ser apenas mais uma menina, a quem os outros davam pontapés. Rapidamente aprendi a responder na mesma moeda, ou mesmo a elevar a fasquia.

E o que é que isto tem a ver com o Adriano Correia de Oliveira? Calma, já lá vamos.

O Giroflé tinha uma particularidade que os meus pais orgulhosamente descobriram apenas mais tarde. O Giroflé tinha 2 tipos de crianças. As "normais", como eu e a minha irmã, cujos pais pagavam uma mensalidade no final do mês. As outras, eram filhas de presos políticos, ou filhas de pessoas que andavam na clandestinidade, e não podiam pagar a escola.

O 25 de Abril de 1974 viveu-se, naquela escola, de maneira especial. Muitos meninos conheceram os seus pais apenas naquela altura. E andava toda a gente com um sorriso de orelha a orelha, e eu lembro-me da atmosfera.

Mas onde é que entra o Adriano Correia de Oliveira?
Não entra, mas entram os filhos, principalmente a filha. Mais velha que eu, um ou dois anos. Loira. Feminina. Linda. Chamava-se Isabel (e presumo que ainda se chame). Com a aura de ser não só uma criança lindíssima, mas a filha do Adriano Correia de Oliveira. E, naquele meio, esse facto fazia dela uma estrela cintilante. Pelo menos aos meus olhos.

Eu era maria rapaz, e gostava de ser maria rapaz, mas às vezes queria ser como aquela menina. Tinha portanto, às vezes, um bocadinho de inveja.

Tenho fotografias do recreio do Giroflé (já nessa altura eu gostava de gadgets, e sim, tinha uma máquina fotográfica), e lembro-me de apontar a câmara à Isabel, e tirar-lhe uma fotografia, à socapa. Ainda tenho essa foto. Algures.

Nunca me esqueci daquela menina.

Anos mais tarde, soube que o Adriano Correia de Oliveira tinha morrido. E lembrei-me da Isabel. E deixei de ter inveja.

Honras ao pai da Isabel, por ter cantado uma das músicas que fizeram (fazem) parte da minha infância, Menina dos olhos tristes.

E sempre que revisito esta música, lembro-me da Isabel.

Autoria e outros dados (tags, etc)



8 comentários

Sem imagem de perfil

De Susanocas a 17.10.2007 às 13:59

Que giro!!! eu tb andei no Giroflé mas já foi nos finais de 70's. Havia uma pastelaria em baixo que tinha uns suspiros enormes bem cor-de rosa. Mas o que mais me lembro foi de ir a sucapa para a sala dos 5 anos com uma amiga. Era uma sala muito grande da largura do predio. Lembro-me de ouvirmos a campanhia e de corrermos uma de cada canto e de ao meio da sala quando se virava para a porta, termos chocado uma com a outra. Eu fiquei com um galo enorme. Lembro dessa amiga chamava-se maria joão tinha uns meses a mais do que eu. Depois lá em 79 sai de lá e nunca mais a vi nem tive uma amiga como ela.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 17.10.2007 às 14:06

Mas não era eu, apesar de me chamar Maria João :)

Eu devo ter entrado no Giroflé no início de 72, e estive lá apenas 3 anos (mais coisa menos coisa).
Sem imagem de perfil

De rms a 18.10.2007 às 14:51

pois a Isabel está bem e de saúde, conheço-a há algum tempo e até tenho o contacto internético e outros, se queiseres dá uma apitadela
Imagem de perfil

De jonasnuts a 20.10.2007 às 17:32

Quando lhe falares, diz-lhe que se quiser uma ou duas fotos de quando era criança, é só vir aqui e dizer que quer. Eu procuro, digitalizo e envio :)
Sem imagem de perfil

De Mila a 28.10.2008 às 17:34

Olá Maria João,

Vi o programa da Catarina a semana passada e qdo vi a tua cara fiquei imenso tempo a pensar que me era mto familiar, pensei, pensei...do Giroflé não era e acabei por pensar: "será a mha Nica do colégio Académico?".
És a Nica? O que adoraria que fosses tu!
Beijos
Mila
Imagem de perfil

De jonasnuts a 28.10.2008 às 17:41

Não sou a Nica, sou a mana mais velha da Nica :)

Queres algum recado para a minha irmã? :)
Sem imagem de perfil

De Mila a 28.10.2008 às 17:57

Lindoooooooooooooooooooooooooooo :-)

são muito parecidas!
Fico tão feliz...Agradecia que lhe desses o meu mail para falar com ela e pôr os anos todos em dia. Pode ser?
Tb poderia enviar-te os meus contactos, posso e para onde?
Eramos das melhores amigas no colégio, infelizmente perdemos o contacto.
Tem havido almoços e jantares de antigos alunos e acredito que ela iria adorar ir.
Obrigado pla pronta resposta e aguardo anciosa o dia de falar com ela :-D
Beijos
Mila
Imagem de perfil

De jonasnuts a 28.10.2008 às 19:32

Claro.... o meu mail está no canto superior esquerdo do Blog, mas fica aqui repetido: jonas@co.sapo.pt

Comentar post






Arquivo