Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



Este disclaimer começa a tornar-se um hábito no início dos posts, mas é importante fazê-lo. Este é o meu Blog pessoal, aqui são expressas única e exclusivamente as minhas opiniões pessoas que não reflectem necessariamente (e provavelmente não reflectem de todo) as opiniões dos que me rodeiam, da empresa onde trabalho, etc.


Diz-nos o Priberam que higienizar é:
 
tornar higiénico;
aplicar a higiene a;
sanear.
E vem isto a propósito de quê?

A propósito de uma discussão que é recorrente. Acompanha-me desde que ando nestas coisas da Internet, há mais de 15 anos.

Sempre que um serviço começa a ter alguma popularidade junto dos utilizadores, e passe a alojar conteúdos de muita diversidade, levantam-se de imediato as vozes da higienização. É preciso manter o serviço completamente higiénico. Em nome da moral e dos bons costumes, é preciso assegurar que as maminhas e os rabos (e mais que haja) sejam excluídos, saneados, filtrados e censurados.

No Terràvista, o ministro mandou tirar a ficha da tomada (sic) porque o serviço não era suficientemente higiénico de acordo com os seus padrões (na realidade não era suficientemente higiénico para os padrões (?) do Tal & Qual, mas ia dar ao mesmo).

Tenho uma vaga ideia de, no tempo da outra senhora, haver uma comissão de higienização. Só passava o que era higiénico. Se formos mais longe ainda, à época da 2ª guerra mundial, também havia quem quisesse higienizar, mas levavam ainda mais longe o conceito.

E isso leva-nos a uma questão importante. Quem é que define o que é higiénico e não é? Eu já tive essa missão, em vários serviços online e, garanto, não é fácil. O que é higiénico para mim não é higiénico para a pessoa do lado.

Na minha opinião, cada um deve escolher o que quer ver. Não deve haver comissões de filtragem ou de lápis azuis a escolher o que é que os outros podem ver. Não se deve ir pela negativa, pela exclusão. Destaquem-se os conteúdos que têm qualidade, mas permitam-se todos os conteúdos (legais).  Dêem às pessoas o direito de escolherem o que querem e o que não querem ver.

Em última análise, se há menores envolvidos, devem ser os pais, os professores e os encarregados de educação a fazer esse filtro. O meu filho pode ver maminhas, não sei se o filho da vizinha poderá ver maminhas. A responsabilidade da educação dos menores pertence, em primeiro lugar, à sua família. Eu não delego as minhas responsabilidades em terceiros.

Faço parte da equipa que gere os Blogs do SAPO. Desde que lançámos esta nova plataforma, apagámos (apaguei) um blog. Era um Blog com conteúdos ilegais, que ofendiam a constituição portuguesa. Mas mesmo nesse caso, que era gritante, tive dúvidas. Acabei por apagá-lo, mas ainda hoje tenho dúvidas. Se fosse hoje voltava a fazê-lo, voltava a apagar o Blog? Não sei. Na altura (e ainda hoje) várias vozes se levantaram. Uns apoiaram, outros condenaram.

Acredito que não me cabe a mim (nem a nenhuma pessoa) o papel de seleccionar o que os outros devem poder dizer,  o que os outros devem poder ver.

Tenho sempre muitas suspeitas e reservas acerca de pessoas que apoiam a higienização.  Normalmente são pessoas que acham que sabem mais que os outros, que se acham superiores e detentores da razão. Eu acredito mais no discernimento pessoal, na liberdade de escolha e na liberdade de expressão. Foi isso que os meus pais me transmitiram, é isso que transmito ao meu filho.

Autoria e outros dados (tags, etc)



9 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Rebelo a 07.10.2007 às 17:24

Imagino que este post tenha sido provocado pelos recentes posts acerca dos conteúdos do Spao Vídeos e também das Tags do Sapo.

Para mim, mais do que higienizar, e acho que tendo lido o que eu escrevi sobre o assunto, tu deves saber, o importante é não destacar as nódoas.

Quando se fala em conteúdo gerado pelo utilizador não há forma fácil de manter um serviço limpo. Eu também acho que se deve deixar entrar todo o conteúdo (excepto casos gritantes que violem a lei), mas não devemos destacar todo.

A frente do nosso serviço deve ser o mais limpa possível de forma a não afastar à partida utilizadores. Depois, tentar deixar os caminhos para que cada um vá onde quiser, por estradas muito bem alcatroadas ou por caminhos de lama onde se pode chafurdar. Cabe ao utilizador, mas julgo que conteúdos pornográficos, de legalidade duvidosa ou que possam ser minimamente ofensivos devem-se afastar da página principal. A forma de fazer isso é ter uma selecção pela positiva.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 07.10.2007 às 22:29

Não Sérgio, este post não foi provocado pelos 4 posts (da mesma rede de blogs, que curioso) colocados nos últimos dias.

Este post tem, como digo, vários anos. É sempre a mesma coisa. É cansativo.

Concordo contigo, é importante destacar o positivo, e desvalorizar o que não é, para nós, positivo. Mas daí a começarmos a remover conteúdos, legítimos e legais, dos utilizadores, a bem da moral e dos bons costumes, vai um enorme passo.
Sem imagem de perfil

De Bruno Pedro a 07.10.2007 às 18:10

"Tenho uma vaga ideia de, no tempo da outra senhora, haver uma comissão de higienização. Só passava o que era higiénico. Se formos mais longe ainda, à época da 2ª guerra mundial, também havia quem quisesse higienizar, mas levavam ainda mais longe o conceito."

Reductio ad Hitlerum? Esperava melhor...

Podias ter pegado nos argumentos do crowd-sourcing e do social bookmarking, afinal de contas a tag cloud é um reflexo dos gostos dos utilizadores do SAPO.

Gostos bem melhores, diga-se, do que os de quem escolheu a tag cloud actual, colocada em substituição da que lá estava, vá-se lá saber porquê.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 07.10.2007 às 22:31

A tag cloud não é só um um reflexo dos gostos dos utilizadores de qualquer serviço. Manipulada, pode ser algo mais desagradável :)

Mas sim, concordo com o que dizes no último parágrafo do teu comentário.
Imagem de perfil

De pedrocs a 07.10.2007 às 22:39

Depois de ter sido expulso de um planeta por ser ateu (graças a deus!), já só acho que isto era matá-los e enrabá-los, como diz um gajo que eu conheço.

Posso dizer enrabar no teu blog, não posso?

Cambada de mariquinhas neo-cristãos com dúvidas existênciais...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 07.10.2007 às 23:00

Por essa ordem?

:)
Imagem de perfil

De pedrocs a 08.10.2007 às 18:09

Quanto à ordem, fala com o Filipe, foi ele que a designou.
Sem imagem de perfil

De JC a 08.10.2007 às 16:52

«Depois de ter sido expulso de um planeta por ser ateu (graças a deus!)»

Que raio de planeta foi esse? O Planeta Ecclesia?

Eu que sou agnóstico ainda estou mais lixado, levo porrada dos dois lados .
Imagem de perfil

De pedrocs a 08.10.2007 às 18:06

Estás "mais" lixado por ser agnóstico? Não percebo.

Comentar post






Arquivo