Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Arquivo



SAPO Codebits

por jonasnuts, em 25.09.07
SAPO Codebits


É complicado, para mim, escrever este post. Por um lado estou ligada à organização do evento, por outro tenho uma opinião pessoal que não pode ser confundida com a opinião da organização.

É a história dos chapelinhos, que ultimamente é tão frequente. Às vezes começo uma conversa com "eu, na qualidade de responsável pelos Blogs do SAPO estou a convidar-te a ti, na qualidade de autor de um Blog para....". Tenho, com frequência, de contextualizar as pessoas no que diz respeito ao chapelinho que estou a usar.

Então, neste momento, o meu chapelinho é o de dona deste Blog (olhem para a Tag principal), com uma opinião pessoal. Esta opinião pessoal não reflecte, obrigatoriamente, a opinião da organização do SAPO Codebits ou do SAPO.

Ouve-se, com frequência (e com razão) que se faz pouca coisa em Portugal na área das novas tecnologias, que se organizam poucas conferências, que uma pessoa para participar em eventos desta área tem sempre de ir para fora. É verdade, eu própria já disse aqui, por outras razões, que nós estamos "na periferia da informação, na trafaria dos happenings".

O problema é que quando alguém faz alguma coisa, ou tem alguma iniciativa, chegam logo as vozes do contra. O Pecus queixa-se exactamente da mesma coisa quando se meteu a organizar a Shift, eu vi isso com o Barcamp e agora vejo que há algumas vozes críticas em relação ao Codebits.

Não me interpretem mal, eu acho que as críticas são uma óptima forma de melhorar o nosso trabalho, eu gosto de críticas mas, e o mas aqui é o que conta, depende das críticas. Se são críticas pouco construtivas e/ou invejosas, não valem nada.

A crítica que tenho visto com mais frequência, é a da data, a meio da semana, já no que diz respeito ao Barcamp, as mesmas pessoas criticavam o facto de ser num fim-de-semana.

Houve quem tivesse confundido o SAPO Codebits com uma Campus Party, o que significa que não percebem nada destas coisas, são meros apreciadores de gadgets, mais do que reais  geeks.

E por fim, houve quem tivesse dito que estávamos a copiar o Yahoo! Hackday.
Duh? O Celso foi o primeiro a creditar o Yahoo! Hackday.

Em que ficamos, meninos?

Vocês não têm idade para serem velhos do restelo. Critiquem, mas construtivamente. Senão, deixem-se ficar quietinhos na trafaria, e deixem passar quem não está interessado em manter-se nos subúrbios.

Autoria e outros dados (tags, etc)



16 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Cavaco a 25.09.2007 às 13:25

A única critica plausível para mim é o facto do evento ser durante a semana. Além de possivelmente nessa altura a malta universitária estar carregada de trabalhos, concentra-se ainda a probabilidade de coincidir com os generalizados "testes ou "mini-testes".

Se o interesse é cativar a malta a ir lá ainda que por um processo de autocracia na selecção, criem condições que minimizem outras perdas, o incentivo é o evento em si, mas que está mal ser durante a semana, está.

Imagem de perfil

De jonasnuts a 25.09.2007 às 13:33

Não conheço nenhuma altura do ano em que a malta universitária não esteja carregada de trabalho, com testes, exames, trabalhos e afins.

O evento é, na minha opinião pessoal, reforço, uma oportunidade fantástica para qualquer aluno de qualquer curso de engenharia informática. Convenhamos, o que é que raio está a aprender no curso? O top of the pops do que se faz e usa, empresarialmente, no mercado de trabalho?
Ou está a aprender a história da programação, ou uma linguagem obsoleta qualquer, que nunca mais irá usar depois de terminar o semestre?

3 dias não me parecem um investimento demasiado grande.
Sem imagem de perfil

De Pedro Cavaco a 25.09.2007 às 14:19

Bem existir há, no fim de Julho inicio de Agosto, ou mesmo no inicio de Setembro.

Não ponho em causa que o evento seja um reforço a qualquer estudante ou uma grande oportunidade, acredito que venha a ser, quem poder deve ir, algo vai aprender com certeza.

Ainda bem que pões a questão das linguagens de programação, porque nesse aspecto e seriamente, o evento poderia ser uma "lufada de ar fresco" aos tipos de LP que ainda insistem em ser leccionadas, isto claro pressupunha a presença do(s) corpo(s) docente(s), que as decide(m).

Quanto à questão dos 3 dias ser um investimento grande ou não, é totalmente relativo, principalmente quando estão ou em causa avaliações de cadeiras ou projectos.
Além do mais e ultrapassando somente o alvo universitário, é pior pedir 3 dias de férias do que 1.

Não vejo razão, a não ser que exista alguma de logística, para que o evento não apanhe os 2 dias de fim de semana.

Mas lá está, são pontos de vista.
Imagem de perfil

De pedrocs a 25.09.2007 às 17:37

Fim de Julho e início de Agosto? E depois tens o evento vazio porque está toda a gente na praia.

As coisas têm que ser organizadas nalguma altura e parece-me que durante a semana é o ideal, porque o fim de semana é, tipicamente, tempo pessoal e mais difícil de "largar" do que uns dias da semana.

E também não acho que seja preciso pedir dias de férias a ninguém. Pelo contrário: as empresas é que deviam empurrar os seus funcionários para eventos deste género.

Sinto um certo enjoo em pensar que vivemos num país em que uma pessoa tem que meter férias para ir para um evento onde pode aprender algo que, no fim de contas, só pode ser bom para o empregador. Continuamos num país em que ir a uma formação é visto apenas como uma oportunidade de "ir passear".
Sem imagem de perfil

De Pedro Cavaco a 25.09.2007 às 19:17

Tens muitos eventos durante o Verão que nunca ficaram vazios, só por ser Verão, a antiga MCP por exemplo... além disso Setembro também é mês.

Tens razão quando dizes que deviam ser as próprias empresas a incentivar os seus funcionários para eventos destes, mas isso não acontece, além do mais a malta vive é do real e não das boas intenções.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.09.2007 às 00:50

Não concordo.

A malta que vive no real, no SAPO, tem tido essa oportunidade. Sempre que há uma conferência a que um colaborador queira ir, se não for patrocinado pelo SAPO, vai na mesma, e não perde dias de férias. Os dias são dados pela empresa.
Sem imagem de perfil

De Yah a 26.09.2007 às 10:10

"E também não acho que seja preciso pedir dias de férias a ninguém. Pelo contrário: as empresas é que deviam empurrar os seus funcionários para eventos deste género."

Ah ah ah... a sério, dá-te por contente por trabalhares onde trabalhas. Percebe-se que não conheces o resto da realidade.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 26.09.2007 às 10:27

Então eu reformulo:

"E também não acho que devesse ser preciso pedir dias de férias a ninguém. Pelo contrário: as empresas é que deviam empurrar os seus funcionários para eventos deste género."

Está melhor assim?

Eu conheço o resto da realidade, e é idiota que algumas empresas, que operam num área que se inova a cada segundo, continuem a gerir os recursos humanos como se estes fossem o inimigo .
Imagem de perfil

De pedrocs a 26.09.2007 às 13:24

Sim, é isso. Não é, mas devia ser.

E é pena que as pessoas prefiram chamar-me idiota por pensar assim do que ir trabalhar no dia seguinte e mandar a proposta para cima da mesa.

Deixem-se estar que estão bem. Mudar para quê?
Sem imagem de perfil

De Nuno Ferro a 25.09.2007 às 14:27

Eu sendo estudante de Eng. Multimédia inscrevi-me logo no primeiro dia...não vão ser 3 dias que me vão fazer deixar cadeiras para trás ;)

as desculpas de ser ao fim de semana/semana fazem me lembrar a historia:
"logo vamos aos copos?" - joao
"não sei quem vai?" - pedro
"vai o alex, o gabriel e o leonardo" - joao
"epá afinal nao vai dar, ja tenho coisas combinadas..." -pedro
Sem imagem de perfil

De Phil a 25.09.2007 às 14:52

Definitivamente o único senão é mesmo a escolha dos dias...mas nessa questão sou tento ser o mais coerente possível...dias de semana, a partir do final da tarde/ noite ou fins de semana, a partir do final de tarde de sexta feira... não nos podemos esquecer que estes eventos não pode ser só a pensar nos universitários...se cá quem possa deixar as chamadas cadeiras para trás, eu tenho a cadeira do trabalho sempre à minha espera...

De qualquer forma, agrada-me ver os esforço do pessoal em organizar estes eventos e ao aumentar a participação do pessoal techky. Mesmo que não seja da nossa área de preferência, parece-me que o apoio tem que ser dado.
Sem imagem de perfil

De Nuno Ferro a 25.09.2007 às 15:32

tb eu, por isso vou meter 3 dias ou de ferias ou de folga :)
Imagem de perfil

De pedrocs a 25.09.2007 às 17:39

Penso que um dos problemas de quem critica é que não sabem fazer a ponta de um chavelho.

E como não sabem, não vão e como não vão... criticam.
Sem imagem de perfil

De Sérgio a 27.09.2007 às 22:50

Eu fui um dos que criticou o facto do Codebits ser a meio da Semana e garanto-te que nunca me ouviste dizer que o Barcamp devia ser a meio da Semana.

Penso que se o evento é maioritariamente interessante para o tecido empresarial e as empresas querem que os seus funcionários vão a um evento, deve ser a meio da semana. Se o target são as pessoas on their own, então deve-se apontar para o fim de semana.

Eu não posso ir se não tirar férias e não sei se me aprovam férias para esses dias. De qualquer forma também já não quero ir. Não quero comprar um portátil só para o evento. :P
Imagem de perfil

De jonasnuts a 28.09.2007 às 00:24

Não tens portátil?

Acho que não conheço ninguém que não tenha um portátil.
:)

Pronto, conheço-te a ti :)
Sem imagem de perfil

De Sérgio Rebelo a 29.09.2007 às 18:43

Eu sempre disse que não sou um puro geek :) Ou se calhar por nem ter portátil ainda sou mais geek. Nem sei.

Comentar post






Arquivo